Imagem predominantemente azul com o título "O que é observabilidade de dados?" à esquerda e à direita um homem sentado em uma cadeira observando uma tela de uma computador com gráficos

Saber o que está acontecendo dentro da sua rede nem sempre é uma tarefa fácil, especialmente quando o conteúdo presente é complexo e extenso. Até porque a observabilidade de dados (data observability) vai muito além de um simples monitoramento.

Entender as informações, para o que elas servem, para onde elas vão e por quê elas estão ali é uma grande responsabilidade para evitar problemas futuros. Foi por conta disso que foi criada a observabilidade de dados: um meio de coletar, analisar e monitorar os dados dentro de uma rede.

Oxford define observabilidade como “observar e verificar algo durante um período para ver como ele se desenvolve, para que você possa fazer as alterações necessárias”. Dessa maneira, a observabilidade tem como objetivo possuir uma visão abrangente e aprofundada do que existe dentro da rede de dados para que, dessa maneira, consiga-se corrigir e prevenir possíveis falhas e erros.

Quer entender melhor a diferença entre monitoramento e observabilidade, sua importância e como implementá-la? Continue lendo este artigo!

Qual a diferença entre monitoramento e observabilidade? 

Para muitos observabilidade e monitoramento pode ser a mesma coisa, porém não é. A observabilidade vai muito além do monitoramento, e por isso, pode-se dizer que ela é mais completa e abrangente.

O que é monitoramento?  

O monitoramento dos dados nada mais é que o acompanhamento contínuo de informações que um sistema fornece, ou seja, podemos dizer que ele é um olhar constante do que está acontecendo no seu sistema. Por conta disso, dizemos que o monitoramento informa “onde” e “quando” as coisas aconteceram dentro da rede. Ele é mais apropriado para ambientes mais simples já que ele cuida da parte superficial dos dados.

O monitoramento não identifica novidades nos comportamentos da rede. Neste caso, ele foca em comportamento que já são conhecidos pelo sistema. Por isso, é necessário um escaneamento do sistema mais profundo para que, dessa maneira, possa-se entender intensamente como que o sistema se comporta.

E o que é observabilidade?  

Já a observabilidade é uma espécie de monitoramento mais profundo e detalhado, ou seja, é um monitoramento inteligente do estado interno do sistema. A observabilidade irá te dar os dados do “como” e “porque” o sistema está se comportando de determinada maneira.

Ela tem como objetivo não apenas corrigir erros mas também, diferentemente do monitoramento, prevenir que determinadas falhas ocorram, fazendo com que assim, garante uma experiência boa para o usuário final.

Qual a importância da observabilidade de dados?  

É de extrema importância saber o que está acontecendo dentro da sua rede, até porque quando algo é desconhecido é possível que qualquer cenário aconteça. Por esse motivo, a observabilidade de dados tem um papel tão importante dentro do mundo da TI. Sendo assim, vamos citar aqui alguns dos pontos mais importantes do porquê a observabilidade de dados é tão  relevante para você aplicá-la na sua empresa.

Ajuda na tomada de decisões  

Imagine que você tem um cenário em suas mãos: você tem apenas uma informação do que está acontecendo no seu sistema e precisa tomar uma decisão do que fazer com ela.

Aparentemente será fácil tomar essa decisão baseada naquela informação. Mas e se você tomar uma atitude e futuramente descobrir que ela não foi a mais adequada para aquela situação pois haviam informações que você desconhecia?

Quando algo é desconhecido, a tomada de decisão feita pode não ser a melhor para aquele cenário específico. Por esse motivo, é necessário saber o que está acontecendo profundamente no seu sistema para que a decisão seja a mais adequada e assertiva.

Proporciona uma rápida resolução de problemas 

Como dito anteriormente, quando as informações da sua rede são conhecidas, a resolução dos problemas torna-se muito mais rápida. Isso porque ao ter o quadro geral da situação com todos os detalhes, a resolução além de ser mais assertiva também é mais rápida.

Ajuda com a melhoria contínua 

A observabilidade não se limita apenas às aplicações, mas também abrange a experiência do usuário final. Ao resolver incidentes de forma rápida ou até mesmo prever problemas antes que eles ocorram, o usuário ganha mais confiança e se sente mais seguro, resultando em maior satisfação e melhorando a experiência do cliente.

Faz uma melhoria na gestão, qualidade e integridade dos dados 

Ao se ter todas as informações sobre todos os dados presentes no seus sistemas, a gestão deles torna-se muito mais fácil, sem contar que a qualidade dessa gestão e até mesmo dos próprios dados é diferenciada. A qualidade melhora, porque se tem controle e visibilidade da estrutura como um todo, além dos mínimos detalhes que a observabilidade propicia.

Como implementar a observabilidade de dados? 

Aqui seguem alguns passos que podem te ajudar a implementar a observabilidade de dados no seu ambiente. Veja eles a seguir:

Defina objetivos e metas 

Antes de qualquer coisa, é necessário entender o porquê você quer implementar uma observabilidade de dados em seu sistema. Se isso ainda não for bem definido, então é fundamental pensar e repensar em como fazê-lo. Determine o que você deseja alcançar com a observabilidade de dados, como melhorar a qualidade dos dados, detectar incidentes mais rapidamente, ou garantir a conformidade com regulamentos.

Implemente Tracing Distribuído 

Utilize ferramentas de tracing distribuído para rastrear o fluxo de dados através de diferentes serviços e identificar pontos de falha ou gargalos.

Caso você não saiba o que é tracing e os outros 2 pilares da observabilidade você pode ler aqui.

Use ferramentas  de observabilidade

Algumas empresas podem ter desafios ao implantar a observabilidade, principalmente se a organização for muito grande e tiver uma infraestrutura complexa.

Ainda bem que existem ferramentas que podem te ajudar de maneira muito fácil. O Analytics Plus, por exemplo, faz análises avançadas, permitindo uma visão holística de suas operações de TI. Já o OpManager Plus é uma combinação de diversas aplicações da ManageEngine e é uma ferramenta de observabilidade full-stack, ajudando a diminuir as complexidades do mundo da TI e garantindo que seu ambiente seja monitorado de forma eficiente. Você consegue testar estas e todas as outras ferramentas da ManageEngine gratuitamente por 30 dias!