Um olho com um ponto vermelho dentro e luzes azuis com símbolos de telas espalhados.

A tecnologia veio para nos ajudar e tornar diversos afazeres e processos mais fáceis. Porém, ela não é isenta de erros e como dependemos de diversos sistemas e megaestruturas advindas dela, foi necessário criar uma maneira em que conseguíssemos acompanhar e solucionar falhas. É neste sentido que temos a observabilidade e monitoramento, que ajudam a diminuir os riscos dentro da sua infraestrutura de TI.

É comum que aconteça a confusão entre os dois termos, visto que suas funções são muito semelhantes e usadas em conjunto. Neste texto, te explicaremos qual a importância de cada um. Continue lendo para tirar suas dúvidas!

O que é monitoramento?   

O monitoramento é uma atividade que te ajuda a acompanhar o status da sua infraestrutura por meio de um software. Ele surgiu como uma forma de resolver falhas e incidentes que aconteçam em seus sistemas. Através da análise de padrões, é possível criar alertas e corrigir erros. Porém, ele é muito mais reativo do que preventivo.

Quando um erro surge, uma ferramenta de  monitoramento irá te alertar para que ele seja corrigido rapidamente. Apesar disso, monitorar sistemas e redes não necessariamente te dará uma visão geral do sistema e como as falhas podem encadear várias outras e afetar todo o conjunto.

Já a observabilidade é um passo além do monitoramento. Como o próprio nome diz, a palavra vem de ‘observar’, ou seja,  ela analisa, monitora e entende os sistemas usados dentro de sua empresa, dando uma visão geral e profunda sobre as aplicações, procurando entender o porquê das falhas e mostrando a melhor forma de manter o sistema funcionando, incluindo quais medidas devem ser usadas em casos que se precise de uma reação antes que se tornem críticos e prever possíveis falhas futuras.

O que é a observabilidade?

A observabilidade tem o propósito não só de corrigir erros, mas de ser uma forma de prevenção, encontrando falhas de maneira rápida e evitando maiores transtornos e, assim, garantindo uma boa experiência para o usuário final.

A observabilidade surgiu da Teoria do Controle, que é uma medida que descreve o quão bem estão os estados de um sistema através de suas saídas externas (external outputs). Assim, ela diagnostica problemas dentro de sua infraestrutura com informações mais precisas.

O grande diferencial da observabilidade é que ela não mostra só o erro, mas porque ele aconteceu. Através de seus pilares, ela oferece uma solução para o problema na raiz, prevenindo que o erro aconteça novamente.

Os 3 pilares da observabilidade

Através dos pilares da observabilidade, é possível entender as causas do que está acontecendo para que não se repita. Eles trazem uma visão sobre o estado da aplicação aprofundado, identificando e rastreando novos padrões.

Métricas

Métricas são os dados do sistema que podemos medir e quantificar.  Pode ser desde a temperatura da CPU, memória, tempo de respostas ou como os recursos estão sendo usados.

Logs

Os logs são os registros do que acontece dentro do seu sistema. É através deles que podemos ter acesso às métricas, pois registram solicitações dos usuários, erros e falhas.

Ter um controle e gerenciamento de logs pode se tornar complicado devido ao alto volume de dados. A ManageEngine possui a solução ideal para você gerenciar seus logs sem complicações. Conheça o Log360 da ManageEngine e automatize o seu gerenciamento de logs para manter sua rede em segurança.

Tracing

Tracing é o rastreamento de solicitações dentro de seu sistema, desde de seu início até o caminho final. Ao usar o tracing e refazer os caminhos da demanda, é possível chegar até o momento do erro e entender como resolver o problema.

Benefícios da observabilidade

A observabilidade faz o envio de alertas de possíveis problemas e falhas. Como um sistema de investigação, ela minimiza os impactos em casos de falha dentro da sua infraestrutura.

Entre os benefícios que implantar a observabilidade traz, estão:

Segurança

Se os seus sistemas estão sendo observados a todo o momento, em tempo real, você tem a segurança de que se houver falhas, será alertado rapidamente, e portanto, conseguirá corrigir os erros sem maiores danos.

Produtividade

Se os seus funcionários não precisam ficar procurando a fonte dos erros ou até esperar que eles ocorram para ser resolvido, a produtividade aumenta.

A implantação da observabilidade torna os processos mais rápidos e menos repetitivos. Assim, seus colaboradores poderão focar no que realmente é necessário.

Melhor experiência

A observabilidade não acompanha somente as aplicações, mas também a experiência do usuário final. Com a resolução de incidentes de forma rápida ou até mesmo a previsão antes que eles aconteçam faz com que o usuário tenha mais confiança e se sinta mais seguro, trazendo mais satisfação ao cliente e elevando a sua experiência.

Previsibilidade

A observabilidade observa o comportamento dos sistemas constantemente, portanto, consegue prever possíveis falhas antes que elas ocorram a partir relatórios e de informações importantes que passaram por análise.

Menos gastos 

Corrigir um problema depois que ele aconteceu e que já prejudicou outras partes do sistema é um gasto que pode ser evitado. Além da perda de tempo e recursos para trazer uma solução para o incidente, seus funcionários poderiam estar focando em algo mais importante.

Portanto, investir na observabilidade trará mais tempo, eficiência, produtividade e redução de custos desnecessários.

IA e a observabilidade: entenda a relação

A inteligência artificial, mais conhecida como IA, é um campo da ciência e tecnologia que foca no desenvolvimento de máquinas para executar tarefas que necessitam da inteligência humana com autonomia. Neste processo, as máquinas analisam dados, encontram padrões e aprendam com eles, sabendo quando é necessário enviar um alerta ou não de acordo com as atividades que acontecem dentro daquele sistema.

AIOps é o termo usada para a inteligência artificial para operações de TI, sendo o modo como dados e informações são gerenciados dentro do seu ambiente.

No caso da observabilidade, a IA é usada para melhorar a aplicação em sua estrutura. Isso acontece quando ela é treinada para encontrar falhas, tendências e padrões de dados que podem afetar o seu desempenho., detectando problemas de forma mais rápida e com mais precisão. Além disso, ela pode encontrar correlações dentro de seu sistema, o que ajuda a identificar problemas que não seriam encontrados de outra forma.

As ferramentas usadas para observabilidade e monitoramento da ManageEngine possuem IA para que elas possuam o maior desempenho possível para tornar a sua estrutura de TI segura.

Aplicando a observabilidade

Agora você entende que o monitoramento e observabilidade não são a mesma coisa, mas andam de mãos dadas. Podemos dizer que o monitoramento é uma das formas de aplicar a observabilidade. O monitoramento é um ótimo indicador de desempenho e como um aliado fará uma grande diferença em sua empresa.

A observabilidade acompanha o desempenho de suas aplicações, tanto em produtividade quanto seus incidentes e falhas, precavendo o seu sistema. E apesar do monitoramento ser mais reativo e focado, não quer dizer que você não deva investir nele, pois faz parte de um conjunto para maior proteção de seus dados, completando a observabilidade para mais confiabilidade nos sistemas.

Com tantos sistemas e possibilidades disponíveis, sua empresa deve ter uma solução de monitoramento e observabilidade para que tenha o melhor desempenho em seu funcionamento.

A ManageEngine possui soluções ideais para o monitoramento de sistemas e para implantar a observabilidade em sua estrutura. O Site24x7 é uma ferramenta em cloud que traz uma interface descomplicada e completa com diversos recursos disponíveis, fazendo o monitoramento de websites, servidores, nuvem, rede, aplicações e do usuário.

O OpManager Plus é um gerenciamento para operações de TI unificado on-premise que elimina a necessidade de várias ferramentas para o monitoramento de sua infraestrutura, possuindo uma visibilidade camada por camada para um gerenciamento eficaz. Já o Applications Manager  é um monitoramento focado para o gerenciamento de aplicações dentro de seu sistema.

Agora é só escolher a melhor solução para a sua organização!