Mevonnie Ferguson, mãe de dois filhos, foi vítima de um golpe um tanto curioso. Como relata a Wired , ela recentemente perdeu $ 1.267 depois de comprar uma passagem de uma suposta agência de viagens para uma viagem de Londres a Kingston. Tudo estava em ordem até o momento em que verificou a reserva usando seu número de confirmação e sobrenome. No entanto, a reserva desapareceu sem deixar vestígios alguns dias antes da viagem.

Este problema não é exclusivo das companhias aéreas britânicas. É apenas uma vulnerabilidade antiga no sistema de reservas que os cibercriminosos souberam explorar.

Como funciona o golpe?   

Deve-se notar que uma reserva confirmada e uma com um bilhete não são a mesma coisa. Os golpistas aproveitam a falta de conhecimento dessa diferença para fazer os golpes.

Por correio, redes sociais ou um site, o criminoso seduz potenciais clientes com passagens aéreas baratas. De posse dos dados da vítima, ele compra a reserva — mas não a passagem — por meio da agência.

O próximo passo é repassar essa retenção para a vítima como se fosse uma passagem legítima. Dessa forma, ao consultar a reserva no site oficial da companhia aérea, a vítima verá que a reserva está no sistema. Porém, duas semanas são suficientes para que a retenção desapareça e o criminoso fuja com o dinheiro.

Para que serve uma reserva retida?  

A maioria das companhias aéreas não permite que os passageiros mantenham uma reserva por muito tempo. A Qatar Airways permite que eles o façam por apenas 72 horas e por uma taxa mínima. Isso significa que você receberá um número de registro de nome de passageiro (PNR) válido. No entanto, a reserva não será “emitida” até que o bilhete inteiro seja pago.

Por outro lado, as agências de viagens são muito mais flexíveis. É por isso que elas continuam sendo a primeira opção de muitos viajantes. Várias empresas geralmente anunciam reservas de baixo custo como “itinerários de voo para solicitação de visto”, também conhecidos como “passagens de amostra”. Em geral, elas são válidas por duas semanas, o que é tempo mais do que suficiente para um golpista se safar.

Isso não quer dizer que as retenções de reserva não sejam úteis. Ao solicitar um visto, os viajantes podem optar por pagar uma taxa mínima em vez da passagem inteira. No caso hipotético de seu visto ser rejeitado, a perda financeira será mínima. É mais fácil do que discutir com a companhia aérea para obter um reembolso.

O que fazer para evitar o golpe?  

Deve-se observar que essa não é a primeira vez que os criminosos cibernéticos se aproveitam dos viajantes. Nem será a última. Como comprar uma passagem é, por si só, um salto de fé e a situação econômica atual faz com que muitos viajantes procurem as ofertas mais baratas, os golpistas veem a alta temporada como uma oportunidade imperdível.

Obviamente, a solução mais fácil para esse golpe específico é comprar passagens aéreas diretamente da companhia aérea. Ou isso ou fazer isso por meio de uma agência de viagens de boa reputação. Como diz o ditado, “se é bom demais para ser verdade, provavelmente não é”. Caso ainda queira tentar a sorte, pelo menos verifique com a companhia aérea se a reserva confirmada vem com uma passagem real.

Artigo original: Los cibercriminales pueden utilizar las reservas de sus vuelos para estafarlo