ITOM: Tendências e desafios em 2023

Portugues | July 19, 2023 | 3 min read

2023 está sendo um ano desafiador para muitos departamentos de TI. Com orçamentos apertados, os CEOs pedem que as equipes façam mais com menos tendo em vista a fase recessão que tivemos e a desaceleração econômica. As equipes de operações e gerenciamento de TI (ITOM) não apenas mantém o sistema  e operações em funcionamento, mas fazem isso da forma mais eficiente possível.

Mesmo com recursos limitados, poucas empresas optam por simplesmente manter as mesmas operações, pois há um impulso constante para produzir novos serviços. Considerando os obstáculos, há algumas tendências de desenvolvimento importantes que podem servir de grande ajuda para as operações e o gerenciamento de TI.

A adoção da engenharia de plataforma  está crescendo

O que é a engenharia de plataforma? A engenharia de plataforma é um ramo do DevOps no qual uma equipe de plataforma cria e gerencia infraestrutura, serviços e aplicações de forma reproduzível.

Por que as pessoas estão interessadas agora? Com uma equipe de TI limitada, a necessidade de plataformas comuns que possam ser facilmente usadas por aplicações e equipes de operações é essencial. A engenharia de plataforma foi reconhecida pela primeira vez como uma alta prioridade pelas empresas em 2021, quando o cargo de engenheiro de plataforma encabeçou a lista de empregos relacionados a DevOps mais bem pagos.

O aumento das equipes de engenharia de plataforma está acelerando a adoção da nuvem. E essa é uma necessidade que só aumentou e continuará sendo uma grande prioridade ao longo do ano.

Quem se beneficia? A engenharia da plataforma ajudará tanto as equipes de desenvolvimento de aplicações quanto os clientes comerciais que desejam serviços simples.

A engenharia de plataforma aproximará a TI e os desenvolvedores, tanto como uma nova estrutura para colaboração quanto como ferramentas atualizadas.

A engenharia especializada de plataformas deve resultar em portais de desenvolvedor de autoatendimento sem atrito, permitindo que os desenvolvedores gastem menos tempo em tarefas de infraestrutura e mais tempo no design de aplicações, resultando em maior valor para seus negócios.

Como utilizar? Há várias tecnologias, como as ferramentas de infraestrutura como código (IaC) e as ferramentas de codificação do GitHub e do Gitlab que podem ajudar nas iniciativas de engenharia de plataforma.

Mais automação 

O que faz a automação? A automação elimina a necessidade de intervenção humana repetitiva para realizar operações de TI rotineiras.

Por que há tanto interesse nisso? Porque isso pode ajudar funcionários de todos os tipos, incluindo aqueles que trabalham com operações de TI e equipes de desenvolvimento. Com os acontecimentos dos anos anteriores ficou evidente a necessidade de mais automação.

Quem se beneficia? A automação está ajudando organizações de todos os tamanhos a se tornarem mais produtivas e também pode ajudar a reter funcionários qualificados, uma vez que alguns especialistas alegam que seja mais difícil manter pessoas qualificadas do que contratar novos funcionários.

Funcionários qualificados recebem valor e satisfação de seu trabalho. Logo, as empresas precisam eliminar processos tediosos usando recursos como automação e tomada de decisões assistida por IA, o que se torna importante para manter e até aumentar a produtividade com uma força de trabalho reduzida.

Como conseguir isso? A automação é viabilizada de várias maneiras por diferentes ferramentas de TI, com plataformas de ITOps maiores incorporando cada vez mais recursos de automação integrados. Outra abordagem para as empresas aproveitarem a automação é por meio dos recursos de AIOps que utilizam a inteligência artificial para melhorar as operações.

ITOM: o que é?

O que é exatamente? O ITOM (Gerenciamento de Operações de TI) se concentra nas operações cotidianas da infraestrutura de TI. É comum que ao falarmos de ITOM, lembrar do ITSM (Gerenciamento de Serviços de TI) porque tradicionalmente, ambos são separados. Porém, a junção do ITSM e do ITOM estabelece um novo tipo de plataforma unificada e é uma tendência significativa que continuará nos próximos anos.

E por que o interesse nisso agora? Com a atual situação econômica exigindo que as empresas trabalhem mais com menos recursos, as empresas estão se esforçando para integrar habilidades para aumentar a eficiência.

Quem ganha com isso? A combinação de ITOM e ITSM ajuda as empresas que desejam gerenciar suas operações e serviços com menos plataformas tecnológicas diferentes.

O OpManager Plus é a ferramenta ITOM que sua empresa precisa! 

Se estiver buscando soluções de ITOM eficazes para a sua empresa, conheça o OpManager Plus da ManageEngine! Nossa solução completa de gerenciamento de operações de TI é equipado com ferramentas robustas de monitoramento para garantir que a infraestrutura da sua organização esteja funcionando de forma ideal.

Você pode obter mais informações sobre o OpManager Plus em nosso site. Além disso, se você quiser ver como a nossa solução funciona, você pode fazer o download da versão teste por 30 dias.

Tradução: Flávia Augusto da Silva

Artigo original: ITOM : Les tendances et défis émergents en 2023