As expectativas do cliente não são mais o que costumavam ser. As tendências tecnológicas emergentes elevaram a experiência do usuário, trazendo a personalização e a automação para o primeiro plano. Com esses avanços, as empresas aumentaram em dez vezes as expectativas de seus clientes. Para atender às crescentes expectativas, a única solução é a IA.
Embora estejamos apenas arranhando a superfície, aqui estão algumas maneiras pelas quais a IA pode ajudar a melhorar o engajamento.
1. Automatização do atendimento ao cliente
De acordo com um relatório da Salesforce, 94% dos consumidores dizem que uma experiência positiva de atendimento ao cliente os encoraja a continuar comprando da mesma marca. A Apple, a empresa de um trilhão de dólares, revolucionou o atendimento ao cliente com seu eficaz atendimento pessoal e virtual. Mas você não precisa ser uma empresa de um trilhão de dólares para oferecer um excelente serviço. Com a IA, você pode fornecer atendimento em tempo real e experiência personalizada com pouco ou nenhum custo.
O que os clientes querem é suporte ao cliente 24 horas por dia, 7 dias por semana, em tempo real. Com o desenvolvimento de assistentes de voz e chatbots de IA, uma parte significativa do atendimento foi assumida pela IA. Os agentes de suporte podem se livrar de chamadas de reclamação longas e cansativas e encaminhar consultas simples ou repetitivas para canais de suporte habilitados para IA.
Isso permite que as marcas criem uma central de atendimento ao cliente onipresente e ajudem a aliviar os pontos problemáticos dos agentes de suporte. Além disso, a capacidade da IA de conversar em vários idiomas permite que os clientes resolvam problemas em seu idioma nativo, adicionando um toque de personalização à troca. De acordo com a Forbes, até 2025, cerca de 95% das interações com clientes serão apoiados pela tecnologia de IA.
2. Oferecimento de recomendações personalizadas
Ninguém quer ver um anúncio de um produto que é irrelevante para eles. Algoritmos baseados em IA ajudam a evitar isso.
Com o aprendizado de máquina, as empresas podem oferecer recomendações personalizadas usando o histórico de compras, consultas de pesquisa e padrões de navegação dos clientes. Os ‘produtos similares que você comprou’ e ‘complementos’ que você vê em sites de comércio eletrônico são todos obras da IA.
Esses recursos selecionados são o que torna as compras online tão atraentes quanto são. O sucesso da Amazon como varejista online se deve, em parte, ao seu algoritmo de recomendação baseado em ML. As empresas devem capitalizar as recomendações para oferecer uma experiência personalizada que encante os usuários e gere lucros.
3. Geração conteúdo envolvente
Escrever conteúdo é demorado, mas com IA nunca foi tão fácil. Com os prompts certos, a IA pode gerar conteúdo envolvente, longo e curto, adequado à sua marca em segundos. Por exemplo, Jasper, anteriormente Jarvis, pode redigir postagens de blog, relatórios e até emails. Jasper lê e escreve em mais de 29 idiomas e pode criar conteúdo SEO original que aumentará o tráfego do seu site.
Os recursos da IA generativa na criação de conteúdo provaram ser muito mais eficientes do que suas contrapartes humanas. Portanto, é sensato aproveitar essa tecnologia para criar conteúdo envolvente e criativo e tirar um pouco do peso de seus redatores.
4. Segmentação do público certo
Envolver-se com o público errado não trará resultados. Para ajudá-lo a atingir o público certo, a IA emprega análises de comportamento do usuário.
Por exemplo, a Zomato, empresa de entrega de alimentos, usa IA para identificar seu público-alvo e envia notificações push peculiares e personalizadas com base em pedidos anteriores e localização atual. Embora corra o risco de ser irritante, essas notificações por push direcionadas mantêm o aplicativo relevante e geram mais pedidos. Devido ao seu sucesso, outras empresas também seguiram o exemplo.
No clima atual, não se trata de bombardear os usuários com emails e mensagens incessantes, mas de atingir o público certo com a mensagem certa, e a IA ajuda as empresas a fazer exatamente isso.
Cada interação com o cliente é fundamental para a fidelidade à marca. Quanto mais você se envolver positivamente com seus clientes, mais leais eles serão. De acordo com a Accenture , a IA aumentará a produtividade do trabalho em até 40% até 2035. Isso diz muito sobre como a IA pode elevar as operações de negócios se usada da maneira certa. Incorporar IA não é mais uma opção – é uma necessidade. E o uso da IA em sua estratégia de engajamento do cliente elevará a experiência e reduzirá a rotatividade de consumidores, tudo sem um grande investimento.
Traduzido do nosso site global.