O tempo de inatividade é um pesadelo, e todo administrador de rede ou aplicação deseja evitá-lo da maneira que puder. Quanto maior o tempo de inatividade, maior o potencial de perda de receita e danos à reputação da organização.

As aplicações críticas hospedadas na Internet são sempre atendidas pelo site principal e, em caso de interrupção, o tráfego é redirecionado para o site de backup anunciando os prefixos IP do site principal no Border Gateway Protocol (BGP) ou é necessário fazer alterações de registro DNS manualmente. O anúncio do BGP envolve o tempo de convergência e uma espera de mudança de registro DNS para expiração do Time to Live (TTL). Por um breve período, a aplicação ficará inacessível aos usuários finais.

O failover de DNS ajuda os administradores a reduzir drasticamente esse tempo de inatividade executando uma configuração de failover de registro DNS simples em seu provedor de hospedagem.

Failover de DNS

O failover de DNS é um processo automatizado que ajuda os usuários a especificar vários registros para um domínio e monitorar esses registros de locais diferentes. No caso de falha de registro, um monitor associado ao registro detecta a falha e garante que wlw seja removido da equação. A resposta DNS é servida apenas para registros disponíveis.

Os administradores devem garantir, ao configurar o failover de DNS, que o TTL para todas as gravações seja igual e muito baixo. Isso garante que o tempo de inatividade seja mínimo e que nenhuma intervenção manual seja necessária.

Por exemplo, o domínio www.manageengine.com tem vários registros e, quando a pesquisa de DNS é realizada no site, eles  são atendidos de maneira alternada. Quando um registro falha, o DNS continua atendendo ao registro com falha e os usuários podem não conseguir se conectar.

Se o domínio www.manageengine.com estiver configurado para failover e todos os registros forem monitorados, a falha será detectada e apenas os registros disponíveis serão atendidos até que aquele com falha seja restaurado.

Figura 1:

A Figura 1 mostra a pesquisa de DNS quando todos os registros de recursos são monitorados e todos os registros podem ser acessados durante a pesquisa. Se o monitor associado ao registro 127.0.0.1 detectar que o IP não está acessível, a resposta do DNS será exibida conforme mostrado na Figura 2.

Figura 2:

Failover de DNS com CloudDNS

O ManageEngine CloudDNS suporta failover de DNS para vários tipos de registro, como A, AAAA, ALIAS e CNAME. Ele também oferece suporte a várias estratégias de failover, como ativo-ativo e backup ativo. CloudDNS tem mais de 100 locais de monitoramento disponíveis em todo o mundo para monitorar registros de recursos DNS.

Inscreva-se para uma avaliação gratuita de 30 dias do ManageEngine CloudDNS e experimente várias estratégias de failover. Você também pode agendar uma demonstração gratuita e personalizada com um de nossos especialistas em soluções para aprender dicas valiosas e receber respostas para suas perguntas sobre o produto.