Empresas ao redor mundo estão se transformando para aumentar o valor que entregam e atender melhor às exigências do mercado. Seu primeiro passo para esse processo é a digitalização, que pode ser alcançada com a ajuda de tecnologias digitais que ajudam a automatizar processos manuais. Isso facilita a resolução de problemas, as operações do sistema, o gerenciamento do fluxo de trabalho e a progressão da cultura.
A implementação bem-sucedida da transformação digital requer uma variedade de recursos, incluindo ferramentas de colaboração e comunicação, software de gerenciamento de projetos, ferramentas de contabilidade digital, plataformas CMS, ferramentas de CRM e RH e armazenamento em nuvem.
Esses recursos estão prontamente disponíveis no mercado e podem ser comprados e implementados sem problemas. Mas ferramentas prontas para uso também têm suas desvantagens, que incluem limitações de funções e recursos para lidar com casos de uso exclusivos, bem como restrições ao dimensionamento e à implantação dos aplicativos.
Por outro lado, construir inúmeras ferramentas a partir do zero e mantê-las é difícil para as equipes de TI e operadores de negócios, porque requer vários recursos, conhecimento de codificação proficiente e muito tempo. Embora seja um processo complexo, também é essencial para que as empresas funcionem bem em nosso mundo altamente conectado.
Como resultado, para simplificar e facilitar o processo para essas equipes, novas técnicas e soluções surgiram. E se os usuários com pouco ou baixo conhecimento de codificação puderem criar, colaborar e manter vários softwares para suas organizações sem esses obstáculos? É aí que a melhor abordagem facilitada low-code entra em cena.
O que é low-code?
Low-code é uma abordagem ágil para a construção de soluções de software através de codificação mínima, onde os usuários podem projetar, desenvolver, integrar e manter aplicativos com ferramentas de desenvolvimento visual. É uma alternativa aos meios tradicionais de criar aplicativos que ajudam os usuários a se tornarem mais produtivos e inovadores.
Como as plataformas low-code beneficiam o desenvolvimento de aplicativos?
As plataformas low-code tornam mais fácil para os usuários se concentrarem na solução do problema, em vez de em sua implementação. Por exemplo, usar escadas rolantes para viajar entre os andares é mais rápido e requer menos esforço físico do que usar escadas comuns para percorrer a mesma distância.
Enquanto isso, o mecanismo por trás das escadas rolantes não é algo com o qual os usuários precisam se preocupar, desde que os ajude a chegar ao seu destino. Dessa forma, podemos associar essa mesma situação com as plataformas low-code, que permitem que os usuários criem facilmente aplicativos usando ferramentas de desenvolvimento visual, ignorando os aspectos técnicos do desenvolvimento de aplicativos.
Vejamos alguns dos principais benefícios de escolher plataformas low-code para o desenvolvimento de aplicativos de software:
1. Construção rápida de aplicativos:
Os construtores de interface do usuário drag-and-drop em plataformas low-code permitem que desenvolvedores e não desenvolvedores criem e implantem aplicativos rapidamente, pois não requer codificação manual.
Essa abordagem leva a um ciclo de desenvolvimento de aplicativos mais curto em comparação com os métodos tradicionais, o que, por sua vez, permite que as organizações automatizem processos mais rapidamente. A interface visual também se estende ao nível lógico e permite a criação de fluxos de trabalho complexos sem a necessidade de escrever linhas extensas de código, o que também pode economizar uma quantidade significativa de tempo e recursos. As plataformas low-code também permitem prototipagem, teste e iteração mais rápidos, o que permite que as organizações validem ideias rapidamente e tragam novos produtos e serviços para o mercado com mais eficiência.
2. Custo-eficiente:
As plataformas low-code são econômicas e fáceis de manter porque eliminam a necessidade de desenvolvimento caro e reduzem as despesas gerais de TI. Elas fornecem um balcão único para todas as necessidades do processo de digitalização, permitindo que os usuários criem e integrem várias aplicações necessárias para a operação eficiente de uma organização. Além disso, as plataformas low-code proporcionam um desenvolvimento e implantação mais rápidos de aplicativos, o que pode resultar em um maior retorno sobre o investimento para as empresas. Com o low-code, as organizações podem reduzir os custos de desenvolvimento e minimizar o risco de falha do projeto, além de permitir que usuários não técnicos participem da transformação digital.
3. Alta produtividade:
As plataformas low-code permitem que usuários técnicos e não técnicos criem aplicações de forma rápida e fácil, sem a necessidade de amplo conhecimento de codificação. Isso pode economizar tempo e recursos, resultando em aumentos de produtividade e liberando os funcionários para se concentrarem em problemas mais complexos e estratégicos. Sendo uma plataforma fácil de usar, reduz o motivo para os funcionários procurarem meios não autorizados de criação de aplicações e, assim, elimina o shadow IT. As plataformas low-code também oferecem melhores recursos de segurança e governança para um desenvolvimento seguro.
4. Menos dependência:
As plataformas low-code preenchem a lacuna entre as equipes de TI e de negócios, capacitando os usuários de negócios e os citizen developers (profissional não técnico que pode criar aplicações) em criações colaborando com as equipes de TI. Essa abordagem permite que as organizações respondam mais rapidamente às necessidades de negócios em constante mudança e também pode ajudar a promover uma cultura de inovação e colaboração. O Gartner afirma que, até 2024, a maioria dos produtos e serviços de tecnologia será construída por profissionais fora da TI, o que destaca a crescente importância dos citizen developers e a diminuição da dependência das equipes de TI.
5. Colaboração harmoniosa:
Plataformas de low-code permitem aos usuários acelerar a inovação de qualquer lugar e a qualquer momento. Com a ajuda dos controles de gerenciamento de usuários disponíveis nestas plataformas, as organizações podem melhorar a comunicação e a coordenação entre desenvolvedores, usuários comerciais e equipes de TI, para uma melhor eficiência. É um cenário em que estas plataformas permitem aos usuários empresariais criar e testar seus próprios protótipos de aplicações, que podem então ser revisados e refinados pelos desenvolvedores.
Conclusão
As plataformas low-code podem servir como um produto de ponta e uma solução completa para aliviar a carga do desenvolvedor, atender aos requisitos de digitalização sob medida e simplificar os processos comerciais.
Elas são benéficas para a transformação digital, pois permitem maior produtividade, redução de custos, melhor colaboração e maior acessibilidade. Também simplificam o processo de construção e manutenção de ferramentas de software para equipes de TI e operadores de negócios, eliminando a necessidade de amplo conhecimento e recursos de codificação.
Agora que você entende os benefícios do low-code, está pronto para começar sua jornada de transformação digital? Experimente a nossa plataforma low-code AppCreator.
É uma ferramenta fácil de usar para organizações de qualquer tamanho suavizarem seus processos de negócios e executar com eficiência. Ele inclui benefícios como aumento da produtividade, custos reduzidos, colaboração aprimorada, tempo de colocação no mercado mais rápido e maior acessibilidade, além de recursos adicionais. É uma ótima opção para organizações que buscam se transformar digitalmente e agilizar suas operações.
Baixe AppCreator agora para explorar todos os recursos e benefícios que ele oferece.
Traduzido por: Flávia Augusto
Artigo original: Top benefits of choosing low-code as your digital transformation tool – ManageEngine Blog What are the Benefits of Low-Code? – ManageEngine AppCreator