Alta disponibilidade e desempenho impecável de aplicações de negócios são vitais para manter a reputação online de uma empresa e manter seus clientes satisfeitos. Se uma aplicação crítica para os negócios travar, os usuários frustrados podem abandonar o serviço, levando a uma perda no valor da marca e na receita. Problemas internos de desempenho de aplicações de negócios também podem causar uma queda na produtividade dos funcionários.
Para evitar esses problemas, as empresas recorrem a soluções de monitoramento de desempenho de aplicações. As ferramentas APM ajudam as equipes de TI e DevOps a resolver problemas de desempenho mais rapidamente, melhorar a utilização de recursos, aumentar a estabilidade e o tempo de atividade da aplicação e reduzir o número geral de incidentes de desempenho.
O Applications Manager monitora os principais componentes de suas aplicações para detectar problemas de desempenho proativamente para que você possa agir antes que seus usuários sejam afetados. Vamos dar uma olhada nos principais parâmetros monitorados.
Uso de CPU de aplicações e servidores
O alto uso da CPU pode indicar problemas de desempenho, como código ineficiente ou processos com uso intensivo de recursos.
O Applications Manager avalia o uso da CPU, possíveis problemas e alocação de memória.
Disponibilidade ou tempo de atividade da aplicação
A disponibilidade da aplicação indica se ela está online e disponível para os usuários. É determinado com base em KPIs, como tempo de atividade e inatividade geral do sistema, tempo de resposta, número de transações e outros indicadores relevantes. Problemas de desempenho, como tempo limite, erros e falta de recursos, são constantemente monitorados e levados ao conhecimento do usuário.
Taxa de solicitação
A taxa de solicitação é uma medida do número de solicitações que uma aplicação atende. Ele permite que você monitore o número de usuários ativos e acompanhe como uma aplicação se deteriora ou falha no nível do software. O rastreamento de taxas de solicitação pode fornecer informações valiosas sobre o desempenho de sua aplicação sob diferentes cargas de tráfego. Ao correlacionar as taxas de solicitação com outras métricas de desempenho, você poderá o interpretar melhor.
O Applications Manager organiza o tráfego de cada aplicação em uma tabela para que os usuários possam acessar uma variedade de informações em um único recurso. Os usuários podem monitorar picos e quedas no tráfego com gráficos fáceis de ler que registram dados pesquisados em intervalos de tempo separados.
Taxa de erro
Acompanhar as taxas de erro é essencial para saber com que frequência o desempenho de uma aplicação se deteriora. As ferramentas APM são equipadas para permitir o rastreamento de erros junto com o rastreamento de transações para resolver problemas rapidamente e manter os usuários satisfeitos.
O Applications Manager monitora o desempenho da sua aplicação o tempo todo e rastreia erros em tempo real. Ele fornece gráficos detalhados da contagem de erros em intervalos de tempo iguais ao longo do dia.
Um aumento súbito ou pico na taxa de erro pode indicar que o sistema está prestes a sofrer um mau funcionamento ou falha grave. Ao monitorar de perto a taxa de erro e tomar ações corretivas quando necessário, você pode evitar grandes problemas e garantir que sua aplicação seja executado facilmente.
Satisfação do usuário: pontuação Apdex
A satisfação do usuário revela como seus clientes se sentem em relação a uma aplicação em comparação com uma linha de base fixa. Ao contrário das formas mais conhecidas de medidas de desempenho, como tempo médio de resposta e taxa de transferência, o valor do Application Performance Index (Apdex) de uma aplicação é fácil de interpretar e pode ser usado para analisar transações que causam insatisfação do usuário devido ao desempenho lento.
A pontuação do Apdex é calculada usando a seguinte fórmula:
A Apdex define três tipos de usuários com base em seu nível de satisfação:
-
Satisfeito: Esta classificação representa usuários que experimentaram uma capacidade de resposta satisfatória ou alta com a aplicação. Esses usuários conseguiram concluir suas tarefas com rapidez e eficiência, sem grandes atrasos ou frustrações.
-
Tolerante: Esta classificação denota usuários que experimentaram uma capacidade de resposta lenta, mas satisfatória, com a aplicação. Esses usuários podem ter encontrado alguns atrasos ou problemas menores, mas ainda conseguiram concluir suas tarefas sem frustração significativa.
-
Frustrado: esta classificação representa os usuários que encontraram capacidade de resposta inaceitável. Eles enfrentaram atrasos ou problemas significativos que os impediram de concluir suas tarefas, levando à frustração e insatisfação.
Ao categorizar os usuários de aplicações nesses três grupos, as empresas podem identificar áreas de melhoria e trabalhar para aprimorar a experiência do usuário. Por exemplo, se muitos usuários se enquadram na categoria “frustrado”, a empresa pode investigar e resolver os problemas que estão causando atrasos ou impedindo os usuários de concluir suas tarefas.
O Applications Manager oferece uma visão clara dessa pontuação vital de satisfação do usuário na forma de relatórios e gráficos simples que registram as pontuações Apdex, até o último percentual, para cada minuto do dia.
Monitore as principais métricas da sua aplicação usando o Applications Manager
Muitas vezes, as aplicações têm várias tarefas em execução ao mesmo tempo, e ficar de olho em cada uma delas manualmente não é viável. Deixá-las sem supervisão, no entanto, pode resultar em desempenho defeituoso da aplicação e uma experiência frustrante para o usuário final.
A capacidade do Applications Manager de monitorar as principais métricas de aplicações e detectar problemas de desempenho antes que eles se transformem em algo muito mais grave é um sistema obrigatório. Monitorar as principais métricas é um passo importante para melhorar o desempenho de suas aplicações como um todo. Faça o download de uma avaliação gratuita de 30 dias do Applications Manager hoje e experimente o melhor monitoramento de aplicações!
Artigo original: Key metrics for application performance monitoring