As pessoas são uma das partes mais importantes de uma empresa, assim como seus ativos. Um dos desafios que uma empresa pode enfrentar é a gestão de usuários. O acesso incorreto a diferentes recursos automaticamente se torna problemas de produtividade, dinheiro e desenvolvimento. As empresas estão preparadas para enfrentar este desafio?

A segurança das empresas parte de um processo claro de gerenciamento de usuários, no qual garantem o acesso que as pessoas devem ter, no tempo, forma e lugar, e assim podem realizar suas tarefas adequadamente, minimizando e evitando eventos tipos de segurança mais comuns de acordo com informações coletadas pela SAP:

  • Roubo de identidade

  • Ataques de negação de serviço

  • Malware

Usuários: um risco à segurança

Muitas vezes as empresas cometem erros ao atribuir permissões aos seus colaboradores, em alguns casos dando acesso a recursos que não são necessários para cumprir a função atribuída, ou então, acesso precários a aplicações, pastas e listas de distribuição, que deveriam ter visibilidade para interagir rapidamente com operações e cumprir suas tarefas, além de não ter definido os perfis de seus usuários.

A má gestão de usuários nas empresas gera problemas de segurança nos sistemas e plataformas da empresa. Sem um controle claro, as organizações não têm visibilidade das atividades de seus colaboradores e, em caso de ataques, não seria fácil identificar o acesso violado. Você ainda tem usuários ativos em seu sistema que não pertencem mais à sua empresa?

As melhores práticas e ferramentas  na gestão de usuários

Existem ferramentas no mercado de TI que fornecem facilidades para as empresas, a ManageEngine possui o ADManager Plus, ferramenta que permite às empresas ter total controle sobre a administração dos usuários que acessam seus recursos, implementação de boas práticas de TI como delegação de usuários, sem a necessidade de super administradores do Active Directory, mas permitindo que você gerencie perfis e atribua as funções necessárias.

Com AD Manager Plus você poderá restringir o acesso, controlando os perfis dos usuários, uma mais-valia para que as empresas tenham o controle de sua infraestrutura, realizando trabalhos com mais eficiência e cumprindo as normas de proteção de dados.

Você pode atribuir um único administrador, já que as contas com níveis de acesso muito altos são os principais objetivos dos cibercriminosos,  como indica a Infosegur, as empresas devem controlar o número de contas desse tipo em aspectos como:

  1. Número de privilégios
  2. Número de acessos
  3. Número de contas
  4. Auditar as interações dessas contas

Independentemente de sua empresa ter um grande número de usuários ativos ou não, é fundamental entender os diferentes aspectos da gestão de usuários. Deve-se garantir que cada pessoa que utiliza o sistema tenha sua própria conta, implementando práticas como PAM (Privileged Access Management) em suas empresas.

Artigo original: Desafíos en la gestión masiva de usuarios