Duas pessoas apertando as mãos em um cumprimento.

Warren Buffett disse uma vez “Leva 20 anos para construir uma reputação e 5 minutos para arruiná-la”. O mesmo vale para sua organização e a confiança que os clientes depositam nela.

De acordo com o Relatório de Confiança de 2022 da Adobe, 44% dos consumidores globais gastarão US$ 500 ou mais a cada ano nas marcas em que mais confiam. Este relatório em particular diz muito sobre como a confiança do cliente é imprescindível para os negócios.

Além disso, a Adobe menciona que “os consumidores mais jovens (geração Z e Millennials) são ainda mais propensos a dizer que gastarão US$ 1.000+ com suas marcas mais confiáveis”.

Portanto, é hora de as organizações perceberem a importância da confiança do cliente e começarem a priorizá-la quando estiverem procurando comercializar ou vender seus produtos.

Para começar, neste artigo, listamos 3 maneiras pelas quais você pode implementar a tecnologia para ganhar a confiança de seus clientes. Confira!

1. Comunicação constante 

A comunicação eficaz com seus clientes pode ser um divisor de águas no fortalecimento da confiança deles. Quando você compartilha informações relevantes e atualizações consistentes com seus clientes, isso mostra que você os valoriza.

Além disso, respostas instantâneas a problemas e perguntas podem elevar a satisfação do cliente. Segundo Khoros, 83% dos clientes concordam “que se sentem mais leais às marcas que respondem e resolvem suas reclamações”.

Mas não é viável contratar centenas de funcionários simplesmente para responder a perguntas de suporte. Os tempos mudaram e a automação e a IA tomaram conta de muitos canais de comunicação. Portanto, é hora de sua organização incorporar essas tecnologias emergentes para elevar a satisfação do cliente e melhorar a confiança do cliente.

2.  Personalize a experiência

A tecnologia abriu caminho para experiências personalizadas, e os clientes hoje não esperam nada menos.

Experiências personalizadas mostram que você valoriza as necessidades e preferências exclusivas de seus clientes. De acordo com a Exploding Topics, “60% dos consumidores dizem que se tornarão clientes recorrentes após uma experiência de compra personalizada”.

Colete, rastreie e analise dados de clientes, como histórico de compras, comportamento de navegação e informações demográficas para oferecer recomendações, ofertas, promoções e comunicação personalizadas. Isso pode impulsionar a fidelidade à marca e trazer retornos melhores.

3. Proteja os dados do cliente 

Os clientes sentem que podem confiar na sua marca quando sabem que suas informações pessoais estão sendo protegidas proativamente.

Por exemplo, as transações online devem ser criptografadas por meio de gateways de pagamento confiáveis e seguros, e os clientes devem ter certeza de que suas informações financeiras estão seguras quando fazem compras online. Implementar medidas de segurança robustas em torno dos dados do cliente e colocar a privacidade em primeiro lugar será um passo promissor para construir a confiança do cliente.

Conclusão 

No geral, está claro que a tecnologia desvendou novas formas de ganhar a confiança do cliente. No entanto, esta é apenas a ponta do Iceberg. Há muito mais para aprender e muito mais para explorar. E nunca foi um momento melhor para tecnologia e inovação, então use as ferramentas certas para criar experiências personalizadas positivas e se conectar com seus clientes em um nível mais profundo. Essas medidas promovem a confiança e a lealdade a longo prazo – algo pelo qual a maioria das empresas tem competido.

Traduzido por Evellyn da Silva Amorim

Artigo original: Top tips: Use technology to build more trust with customers