Um olho com uma luz vermelha e vários painéis espalhados.

O monitoramento de uma rede corporativa é desafiador por dois motivos: o tamanho da rede e a arquitetura distribuída que ela segue. No modelo distribuído, as filiais se espalham pelo globo, exigindo uma solução de monitoramento centralizada.

À medida que a empresa cresce, mais dispositivos serão adicionados à rede, o que significa que sua ferramenta de monitoramento empresarial deve ser dimensionada para atender aos requisitos de desempenho. Caso contrário, será necessário o tedioso procedimento de adquirir um novo software de monitoramento para lidar com a carga.

Para evitar essa complexidade, você precisa de uma solução de monitoramento robusta que não apenas forneça visibilidade centralizada, mas também dimensione para que possa atender aos requisitos de monitoramento dinâmico de sua organização sem complicações.

Uma breve olhada na Enterprise Edition do OpManager   

A Enterprise Edition do ManageEngine OpManager segue uma arquitetura Central-Probe onde a Central, instalada na sede, atua como o servidor central de monitoramento.

Os Probes são os servidores de monitoramento locais instalados em cada filial para monitorar essa rede. Eles transferem os seguintes dados de monitoramento para a Central instalada no NOC:

  • Dispositivos descobertos

  • Detalhes sobre alarmes e eventos

  • Dados arquivados

A Central recebe essas informações de todos os Probes, armazena no banco de dados e dá uma visão consolidada do desempenho geral da rede em uma janela centralizada.

Normalmente, um Probe monitora um local específico, mas quando a carga de monitoramento aumenta devido à expansão, podem ser instalados alguns adicionais para lidar com o aumento da carga.

Funções otimizadas para atender às necessidades de expansão de redes   

O crescimento dos negócios é uma indicação positiva de que sua empresa está no caminho certo. Mas à medida que ela cresce, a pegada organizacional também se expande, adicionando mais dispositivos e, às vezes, adicionando também mais sites de rede.

Um aumento repentino no número de dispositivos pode desacelerar qualquer solução de monitoramento e levar sua equipe de administração de TI a comprar uma licença ou uma nova ferramenta, mesmo no meio do ano financeiro.

No entanto, com o OpManager Enterprise Edition, você pode superar esse desafio e monitorar sua rede em constante expansão sem enfrentar uma queda no desempenho. Para otimizar o desempenho do servidor OpManager , mesmo após a expansão da rede, foram introduzidas as seguintes funções:

Console unificado: uma visão unificada para melhor visibilidade   

Com o console unificado no OpManager, a Central não apenas fornece visibilidade dos dados de monitoramento, mas também pode executar todas as ações de monitoramento de rede nos Probes a partir da IU do servidor Central.

Por exemplo, um conjunto de novos dispositivos é instalado em todas as filiais do seu escritório. Convencionalmente, você precisa selecionar um Probe, acessar seu console e descobrir o dispositivo.

Com a opção Unified Console, você pode acionar o processo de descoberta e adicionar os dispositivos aos respectivos Probes para monitoramento do servidor central sem navegar por eles individualmente. Você também pode visualizar dados em tempo real de vários monitores de dispositivos.

Efetivamente com esta opção, você pode executar ações em toda a empresa a partir de uma única página (interface do usuário do Central), evitando o esforço manual de fazer login em cada servidor do Probe.

Painel mostrando configurações do OpManager

Configuração Centralizada: sincronize mudanças de um só lugar   

Outro desafio que os administradores de TI enfrentam em uma rede altamente distribuída é modificar e implementar mudanças de configuração na rede. Em qualquer organização, as configurações mudam constantemente, portanto, o esforço necessário para as aplicar em toda a rede costuma ser tedioso.

Com o recurso Configuração Centralizada, você pode aplicar uma configuração na Central e sincronizá-la com todas as Sondas conectadas. Mudanças de configuração comuns, como configurações do servidor SMS, configurações do servidor de correio, configurações do servidor proxy e rebranding, podem ser sincronizadas da Central entre os Probes.

LiteCentral: escalabilidade simplificada   

A opção LiteCentral otimiza o banco de dados do servidor Central e permite que você monitore uma grande rede com, digamos, mais de 7.000 dispositivos sem problemas.

Você pode habilitar esta opção com um único clique e, uma vez habilitada na interface do usuário, os dados arquivados (dados de monitoramento armazenados como relatórios ) são retidos no nível do Probe e serão buscados apenas quando os dados forem solicitados. Isso reduz efetivamente a carga no banco de dados da Central.

Normalmente, em uma rede corporativa, com centenas de filiais, o chefe regional ou um gerente sênior deseja uma visão geral do desempenho da rede. O recurso LiteCentral será útil para empresas e permite que a equipe de administração central obtenha um resumo de alto nível. No entanto, a qualquer momento, insights detalhados sobre um determinado dispositivo ou rede podem ser acessados a partir do Probes.

Nota : A opção LiteCentral, uma vez habilitada, não pode ser revertida.

Conclusão 

A Enterprise Edition do ManageEngine OpManager oferece visibilidade detalhada do desempenho da rede distribuída com sua robusta arquitetura Probe-Central. Agora, com os recursos otimizados adicionados, monitorar uma rede em expansão não é mais um problema. Esses recursos novos e aprimorados garantem níveis de desempenho e visibilidade ideais à medida que sua organização se expande.

Artigo traduzido do site global.