Qualquer organização, seja ela parte da Fortune 500 ou uma pequena loja de roupas, pode ser alvo de um ataque cibernético. Qualquer sistema conectado à Internet pode ser alvo de violação de dados. A noção de que nenhum sistema ou organização está completamente a salvo de hackers aumentou a necessidade e a urgência de fortalecer a segurança cibernética como um todo. Você precisa de uma solução de defesa de TI altamente confiável e prática, juntamente com uma equipe de segurança cibernética habilidosa para proteger a rede e os dados de sua organização contra agentes mal-intencionados.
Quando se trata de rastrear atividades suspeitas em sua rede, os dados de log têm uma enorme importância. Quando algo dá errado ou quando você detecta um ataque cibernético em andamento, conduzir investigações e análises forenses é uma necessidade imediata. A análise forense também ajuda a avaliar os danos pós-violação. Os logs são a primeira coisa a observar para determinar a causa raiz de um problema ou detectar uma possível vulnerabilidade. A avaliação de logs é o ponto de partida para o processo de investigação.
O que é a análise forense?
Durante uma investigação criminal, por onde começam os analistas da cena do crime? A equipe forense coleta e analisa as evidências presentes e as utiliza para reconstruir os eventos que cercam o crime. Investigar as migalhas de evidência e criar uma história do que pode ter acontecido fornece pistas suficientes para que os analistas criminais continuem seu exame. Cada peça de evidência apoia uma parte de sua teoria e aponta para o culpado e suas intenções criminosas. porque a equipe precisa de tempo para se familiarizar com a nova ferramenta e configurá-la de forma eficaz para garantir que sua organização esteja melhor equipada contra ameaças de segurança cibernética e possíveis ataques.
Como podemos entender melhor a análise forense de TI aplicando essa linha de ação a um ataque cibernético?
Semelhante a uma investigação criminal, os analistas de segurança cibernética investigam a cena do crime cibernético para coletar e analisar evidências digitais. Durante um ataque, os agentes de ameaças deixam rastros digitais que podem levar a descobertas importantes, acelerando o processo de investigação. A análise forense ajuda a entender a origem, os pontos fracos vulneráveis que foram explorados e os métodos pelos quais a violação foi realizada. O objetivo da análise forense é descobrir o que aconteceu antes, durante e depois do ataque cibernético e entender a extensão dos danos causados. Dessa forma, podemos criar uma teoria sobre os possíveis eventos que cercam a cena do crime, bem como identificar os pontos fracos para se defender de um ataque futuro.
Encontrando o rastro digital
Os dados de log são um recurso precioso na análise forense. Ele ajuda as organizações a detectar e mitigar ataques enquanto permite que os analistas de segurança cibernética aprendam com os ataques anteriores. Ao contrário de uma investigação criminal real que deve ser conduzida manualmente, a análise forense em dados de log pode ser realizada por meio de uma solução SIEM.
O primeiro passo é a vigilância contínua. Grandes quantidades de dados de log gerados exigem uma solução que possa monitorar eventos que ocorrem na rede. Imagine ter uma visão completa em sua rede por meio de uma estação de sentinela de guarda circular. Nenhum evento passará despercebido e você aumentará as observações de atividades suspeitas.
A segunda etapa é criar consultas de pesquisa nas quais os usuários não precisam depender de um mecanismo de pesquisa de log. Alguns métodos eficazes de pesquisa de log são Elasticsearch e Lucene, que são rápidos, escaláveis e também oferecem suporte a uma ampla variedade de tipos de dados de diferentes fontes. Ao realizar a análise forense, é importante que você não se limite a consultas de pesquisa predefinidas. Uma boa solução SIEM permite realizar consultas de pesquisa usando IDs de evento, gravidade, origem, nome de usuário, endereço IP, etc., ou uma combinação. O uso dessa estratégia de pesquisa facilita o processo de resolução de incidentes. Por exemplo, se você identificar os endereços IP por trás de um ataque cibernético, poderá colocá-los na lista negra e impedir que o invasor invada sua rede novamente.
Uma solução SIEM ideal permite que você conduza uma análise de causa raiz correlacionando vários eventos e atributos usando recursos avançados de pesquisa. Múltiplas pesquisas em diferentes critérios podem ser realizadas simultaneamente, garantindo resultados precisos e insights sobre o evento de segurança e seu impacto na organização.
Criando uma estratégia de defesa eficaz usando análise forense
Com informações perspicazes, você pode implementar processos que ajudam a solidificar a defesa de sua rede contra ataques cibernéticos. Considere estas práticas recomendadas:
-
Realize análises regulares que abordem pontos de extremidade fracos em sua rede assim que forem descobertos.
-
Analise pegadas digitais para descobrir padrões de ataque e ajude você a se preparar para ataques semelhantes no futuro.
-
Tente responder a estas perguntas-chave: a que horas foi iniciado o incidente de segurança, quem o iniciou, qual foi a sequência das ações e qual foi o seu impacto?
- Integre uma solução de segurança cibernética que automatiza alertas acionados por eventos de segurança.
- Eduque os funcionários sobre os esforços de segurança cibernética para proteger os endpoints que um invasor pode atingir, incluindo e-mails de phishing, táticas de engenharia social, etc.
Como humanos, aprendemos conforme experimentamos as coisas na vida. A investigação forense envolve isso também. Ao investigar os métodos de ataques anteriores e usar os dados para melhorar sua defesa de segurança cibernética, você pode impedir ataques futuros, garantindo que sua rede esteja mais segura do que no dia anterior.
E para que você não precise fazer tudo isso sozinho, as ferramentas SIEM da ManageEngine estão aqui para complementar e melhorar a sua estratégia de segurança. Com paineis integrados e dados em tempo real, você pode organizar tudo o que precisa ficar de olho em um só lugar, monitorando sua infraestrutura e os dados da sua organização onde quer que esteja. Confira agora mesmo nossa série explicativa sobre SIEM e como nossas ferramentas podem te ajudar clicando aqui.
Esse post foi traduzido da nossa página em inglês SIEM Expert Talks, e sua autoria original é de Esther Christopher.