“Trate sua senha como sua escova de dentes. Não deixe ninguém usá-la e compre uma nova a cada seis meses. – Clifford Stoll, astrônomo e engenheiro
Nesta semana de segurança de identidade, é importante entender a importância das senhas, como elas podem ser facilmente comprometidas e como o ManageEngine ADSelfService Plus ajuda a fortalecer suas senhas e aprimorar sua segurança organizacional.
Em pleno 2022, as senhas ainda são relevantes?
A tecnologia é acelerada. Muita coisa evoluiu na cibersegurança nos últimos anos: normas de segurança, dispositivos inteligentes, autenticação biométrica e práticas recomendadas. Mas uma coisa nunca perdeu seu significado: a senha.
As senhas ainda servem como o meio mais simples e eficaz de proteger o acesso a dados, contas privilegiadas ou a maioria dos recursos digitais. As senhas nunca saem de moda porque são fáceis de usar, fáceis de alterar se necessário, econômicas e não exigem software ou hardware adicional para funcionar.
Onde há senhas, há ataques
As senhas, sendo fundamentais na segurança de identidade, também são propensas a vários ataques de segurança. Um ataque de senha ocorre quando um agente de ameaça tenta obter acesso ilícito a um recurso que é protegido por uma senha, quebrando, adivinhando ou roubando a senha de forma maliciosa.
Proteger senhas contra ataques não é brincadeira, considerando os diversos gêneros de ataques que os hackers dominam. Um blog sobre violações de dados do The Data Administration Newsletter afirma que os hackers roubam uma média de 75 registros a cada segundo. Aqui estão alguns ataques de senha predominantes:
-
Phishing: os invasores enviam e-mails ou mensagens fraudulentas que convencem os usuários a clicar em links disfarçados, mas maliciosos, que extraem senhas.
-
Ataque de força bruta: esse método de tentativa e erro apresenta agentes de ameaças tentando várias senhas para obter acesso a um recurso. Adivinhação de senha, pulverização de senha, ataque de dicionário e preenchimento de credenciais são alguns dos tipos comuns.
-
Ataque de keylogger: os invasores usam um malware keylogger que rastreia todas as teclas digitadas por um usuário para obter sua senha.
-
Man-in-the-middle attack: As the name suggests, in this attack, hackers position themselves in between a user and a website the user is trying to access. They disguise themselves as the legitimate website and redirect users to a fraudulent one where the users are tricked into providing sensitive information.
-
Social engineering attack: In this attack, hackers psychologically manipulate users to reveal sensitive information. They attempt to create a sense of curiosity, fear, or urgency in users through SMS, email, or direct call-based interactions. Phishing is also a type of social engineering attack.
Não tema: o poder de aumentar a segurança de sua senha está em suas mãos
Com as medidas certas implementadas, você pode obter força de senha impecável e uma ótima postura de segurança. Estas medidas de segurança combatem ataques de senha:
-
Políticas de senhas fortes: aplicar políticas de senha forte em sua organização ajuda os funcionários a escolherem senhas que atendam aos requisitos de vários regulamentos de conformidade.
- MFA: obrigar o MFA com senhas garante que os invasores não obtenham acesso aos recursos, mesmo que tenham senhas roubadas ou invadidas.
- Conscientização dos funcionários: Educar os funcionários sobre ataques de senha e força da senha é fundamental para ajudá-los a definir senhas fortes e evitar escolhas de senha inadequadas e facilmente invadidas, como “123456” e “Qwerty123”.
O ADSelfService Plus pode ajudar a melhorar o perfil de senhas da sua empresa
ManageEngine ADSelfService Plus é uma solução de segurança de identidade e Zero Trust que ajuda sua organização a aplicar políticas de senha fortes e personalizadas; MFA adaptativo; gerenciamento de senha de autoatendimento; e mais.
O Executor de Política de Senha do ADSelfService Plus permite impor requisitos de senha personalizados como exigir o número de caracteres especiais, restringir caracteres consecutivos de nomes de usuário ou senhas anteriores e restringir palavras e padrões de dicionário personalizados. A Análise de Força de Senha ajuda seus usuários a criar senhas seguras exibindo a força da senha durante a criação. O ADSelfService Plus também oferece MFA baseado em contexto com 19 fatores de autenticação diferentes para proteger as identidades dos usuários.
A implantação do ADSelfService Plus ajuda sua organização a cumprir os padrões de conformidade de senha e dados, como NIST SP 800-63B, GDPR, PCI DSS e SOX.
Para saber mais sobre as ofertas de segurança de identidade do ADSelfService Plus, agende uma demonstração gratuita e personalizada com um especialista do produto. Para experimentar o ADSelfService Plus por conta própria, baixe uma avaliação gratuita de 30 dias.