Os administradores de TI enfrentam pressão de todos os lados. Além de rastrear e proteger dados entre dispositivos, eles também devem gerenciar um inventário em constante mudança de ativos físicos e digitais, ao mesmo tempo em que aderem a uma diretiva executiva para tornar a tecnologia um facilitador para o crescimento.

A implantação de software pode ser uma tarefa particularmente assustadora. A instalação de software por meio de uma solução automatizada é apenas um clique de um botão, mas como saber o que não fazer?

Aqui estão nove dicas:  

1) Remova o software antigo ou de outras instâncias: é importante garantir que haja uma única instância da versão mais recente do software aplicável ao seu sistema. Instâncias adicionais ou software mais antigo podem impedir a instalação do software. Empregue uma solução de gerenciamento de software que forneça verificações de pré-configuração para que, quando você instalar um novo software, o agente verifique a existência anterior do software durante o processo de implantação.

2) Elimine os processos em andamento: É difícil implantar o software quando os processos em andamento estão em execução. Utilize uma solução que possa matar processos em andamento e continuar com a implantação.

3) Execute o instalador como administrador: departamentos diferentes requerem aplicações diferentes. Os administradores devem aprovar a instalação de software que beneficie usuários individuais. Quando um usuário tenta instalar uma aplicação, ele pode falhar. Uma mensagem de erro informando que a instalação não pode gravar em uma pasta específica pode aparecer ou o instalador pode se recusar a ser executado. Certifique-se de conceder direitos de administrador aos usuários para aplicações genéricas para que eles possam instalar as aplicações sozinhas.

4) Certifique-se de que não haja tempo de espera: nem todo o software pode ser implantado dentro de um prazo típico de duas horas, portanto, você deve definir o limite de tempo de implantação para o máximo de seis horas. Isso garante o sucesso mesmo que a implantação leve mais de duas horas.

5) Verifique se há espaço suficiente: A falta de espaço em disco pode impedir a instalação de um novo software. Aplicações pequenas raramente têm esse problema, mas instalar aplicações robustas, como Microsoft Office ou produtos da Adobe, geralmente requer muitos gigabytes de espaço em disco. Em vez de verificar manualmente o espaço em disco sempre que instalar um novo software, utilize uma ferramenta que tenha a capacidade de verificar o espaço livre em disco adequado antes da instalação do software.

6) Utilize uma ferramenta para agendar os tempos de instalação: As instalações de software geralmente exigem algumas horas, o que pode prejudicar a produtividade. Agendar um horário de instalação, preferencialmente fora do horário de trabalho, garante que a produtividade seja minimamente impactada.

7) Inicie uma loja de aplicações corporativas para capacitar os usuários: os tíquetes de suporte técnico geralmente disparam devido a problemas menores, como a instalação de uma aplicação específico para um pequeno número de usuários. Fornecer acesso a uma loja de aplicações para que os usuários possam instalar aplicações por conta própria é mais eficiente para esses usuários e o suporte técnico.

8) Conheça os privilégios da aplicação do seu usuário: A implementação do gerenciamento de privilégios de endpoint garante que os privilégios administrativos sejam distribuídos adequadamente entre os usuários. Se um invasor obtiver um conjunto de credenciais privilegiadas, ele poderá acessar rapidamente todos os endpoints da organização, possivelmente roubando dados com facilidade ou injetando malware. Empregue uma ferramenta que elimine contas de administrador local desnecessárias, mas que permita que os usuários elevem automaticamente privilégios de acesso selecionados se eles pertencerem ao Grupo personalizado apropriado.

9) Aplicações de lista de bloqueio e lista segura com facilidade: A lista de bloqueio é o processo de bloqueio de aplicações com entidades desconhecidas. A lista segura é o processo de agrupamento de aplicações nos quais a organização confia. Empregue uma ferramenta para que as organizações possam aproveitar os benefícios de ambos simultaneamente e use esses recursos para atender aos seus requisitos exclusivos.

O emprego de várias soluções consegue resolver os problemas de TI na velocidade da luz? Ou isso só aumenta a distância entre as aplicações? Com uma solução adequada de gerenciamento de endpoint unificado, você pode aliviar os problemas devido à expansão de ferramentas e integrações ruins. A implementação de uma estratégia de UEM pode aliviar as tensões da equipe, aumentando a visibilidade, reforçando os fluxos de trabalho, reduzindo o risco e fortalecendo a postura de segurança de uma empresa. Muitos tomadores de decisões de TI corporativas veem o benefício de painel único do UEM como seu maior recurso.

O ManageEngine Endpoint Central é uma panacéia para os males do gerenciamento de TI. Com uma ampla gama de produtos, desde gerenciamento de patches, gerenciamento de ativos, software e gerenciamento de aplicações até a avaliação de vulnerabilidades em sua rede, o Endpoint Central é uma solução holística de gerenciamento de endpoints que você pode empregar para gerenciar seus endpoints e sua rede.

O módulo de implantação de software do Endpoint Central permite que você:

  • Automatize, implante e distribua software e aplicações sem a intervenção do usuário.

  • Agende implantações fora do horário comercial para minimizar problemas de produtividade.

  • Execute verificações pré e pós-implantação para confirmar a quantidade de espaço em disco disponível e detectar instâncias de software mais antigas ou duplicadas.

  • Elimine processos em andamento usando a configuração de pré-implantação.

  • Habilite a reinicialização e implante uma configuração pós-implantação usando configurações pré e pós-implantação.

  • Capacite seus usuários finais implantando uma loja de aplicações corporativos para que os usuários possam instalar aplicações selecionados se pertencerem ao grupo personalizado apropriado.

  • Reduza os tickets relacionados a instalações de software ou aplicações.

Por que empregar uma única ferramenta quando você pode receber um portfólio de produtos para gerenciar e proteger toda a sua organização? Confira o Endpoint Central aqui. Você também pode agendar uma demonstração personalizada com nossos especialistas em soluções. E sinta-se à vontade para se inscrever para uma avaliação gratuita de 30 dias para avaliar o produto.