Desde que surgiu, o Java teve um aumento fenomenal em uso e popularidade. Sua capacidade de ser robusto e independente de plataforma permitiu que ele dominasse o mundo do desenvolvimento de aplicações, fornecendo soluções de Internet para empresas em todos os setores.

Qualquer organização que executa suas aplicações de missão crítica em Java não deve fechar os olhos para entender a importância do monitoramento de desempenho. Isso pode ajudar a esclarecer os problemas da aplicaçãoe identificar oportunidades para ajustar o desempenho. No entanto, lidar com esses problemas pode parecer um labirinto sem fim sem direcionar as métricas que importam.

O ManageEngine Applications Manager é uma ferramenta proativa de monitoramento de desempenho de aplicações Java que ajuda a encontrar problemas e diminuir os gargalos de desempenho. Leia mais para obter insights sobre as principais métricas de desempenho de aplicações Java.

Apdex score  

O Application Performance Index (Apdex) é um padrão universal que ajuda a medir a satisfação do usuário em relação ao tempo de resposta de uma aplicação. É uma pontuação única variando entre 0 e 1 (0 = nenhum usuário satisfeito, 1 = todos os usuários satisfeitos), que fornece aos proprietários de aplicações de negócios uma visão de uma medida de satisfação do cliente e níveis de satisfação.

Os recursos de monitoramento de aplicações Java do Applications Manager rastreiam a pontuação do Apdex no nível da aplicação, bem como no nível da transação. Isso fornece informações sobre onde e como ela pode ser otimizada para facilitar experiências digitais perfeitas para os usuários, abrindo caminho para que clientes satisfeitos se tornem clientes fiéis.

Solicitar taxa de transferência

Uma aplicação Java, como qualquer outra, possui várias solicitações executadas para lidar com várias operações do usuário. Os recursos de monitoramento de desempenho do Applications Manager rastreiam o número de solicitações processadas por minuto. Essa é uma métrica crítica porque ajuda você a ficar ciente da carga de solicitação. Com essas informações, você pode identificar os horários de pico de uso e otimizar os servidores de acordo.

Detalhes da transação

Uma solicitação de aplicação é uma coleção de várias transações individuais, cada uma sendo um item de ação por conta própria. O monitoramento dessas transações é fundamental, pois ajudam a descobrir pontos cegos que podem estar contribuindo para o processamento ineficiente de solicitações.

A ferramenta de monitoramento de desempenho Java do Applications Manager permite rastrear os seguintes detalhes sobre as transações:

  • Tempo médio de resposta: o tempo médio necessário para que uma determinada transação seja concluída. Tempos médios de resposta mais altos podem contribuir para a latência da aplicação, o que, por sua vez, pode deixar os usuários frustrados.
  • Tempo de resposta dividido por componentes: obter informações sobre os diferentes tempos de resposta dos componentes pode ajudar a identificar a causa raiz da lentidão da aplicação. Por exemplo, o Applications Manager detalha cada transação para mostrar o tempo de resposta de componentes individuais, como o tempo de execução do código da aplicação e o tempo de execução da consulta do banco de dados. Você pode trabalhar na reestruturação do código ou otimizar a consulta com base nesses insights.

Detalhes da base de dados

Uma aplicação Java geralmente se comunica com bancos de dados externos para buscar dados por meio de consultas para atender às solicitações do usuário. Qualquer atraso na busca dos dados pode levar a um desempenho ruim. Portanto, o monitoramento de consultas de banco de dados é fundamental.

A ferramenta de monitoramento Java do ManageEngine Applications Manager rastreia todas as consultas de banco de dados juntamente com seus tempos de resposta de operação, rendimento de operação e contagem de operação. Você pode até obter visibilidade das consultas executadas com base em suas operações pai e otimizá-las de acordo.

Detalhes JVM  

Uma Java Virtual Machine (JVM) é o bloco de construção de qualquer aplicação Java e é responsável por executar o código. A JVM geralmente é dividida em dois segmentos diferentes: memória heap e memória não heap. Os objetos reais são armazenados na memória heap e os metadados junto com os objetos carregados são armazenados na memória não heap. Monitorá-los em sua aplicação Java pode ajudar a descobrir possíveis vazamentos de memória.

O ManageEngine Applications Manager monitora as seguintes métricas de JVM:

  • Métricas de memória: o Applications Manager monitora componentes críticos de memória heap, como Eden Space, Survivor Space e Tenured Gen e componentes de memória não heap, como Code Cache, Compressed Class Space e MetaSpace. Um valor usado alto dessas métricas pode indicar um possível evento de coleta de lixo. Esta é uma indicação para você configurar sua memória JVM com mais eficiência.

  • O Applications Manager também oferece opções para analisar os ciclos de coleta de lixo. Você pode até mesmo exibir detalhes sobre os ciclos de coleta de lixo principais e secundários, como o tempo gasto em cada ciclo e os objetos coletados. Entender quando o número máximo de objetos foi coletado e quanto tempo levou pode ajudá-lo a saber a frequência da coleta de lixo e configurar o tamanho da memória heap de acordo.

  • Métricas de thread: Para evitar pontos únicos de falha, todas as solicitações no aplicativo Java são divididas em vários threads para facilitar a execução simultânea. O encadeamento ajuda o aplicativo a atender solicitações recebidas mais rapidamente, reduzindo a latência e melhorando a capacidade de resposta da aplicação.

A ferramenta de monitoramento de aplicações Java do Applications Manager rastreia várias threads e métricas de thread:

  • Threads de daemon: são threads executados em segundo plano que impedem a saída de uma JVM até que o programa termine de ser executado.

  • Tópicos ativos: esses são os tópicos que estão ativos no momento.

  • Pico de encadeamentos: Este é o número máximo de encadeamentos executados na JVM.
  • Essas métricas podem ser analisadas para identificar threads que podem estar contribuindo para um aumento no uso da CPU e o desperdício de outros recursos. O rastreamento do número de encadeamentos ativos pode ser útil ao tentar descobrir se algum pool de encadeamentos está próximo de atingir seu uso máximo. Você pode até identificar e eliminar threads ociosos para evitar rejeições de solicitações.

  • Com o Applications Manager, você também pode executar o perfil de thread sob demanda para analisar sua pilha de código. Com isso, você poderá identificar gargalos de desempenho que ocorrem em tempo real em um período especificado e pode gerar perfis de thread automatizados a cada hora.

Erros e exceções

Rastreamento e rastreamento de erros e exceções podem apresentar oportunidades de otimização mais amplas. A resolução desses erros pode ajudar a aumentar a pontuação do Apdex e a satisfação do usuário.

O Applications Manager fornece informações sobre os erros e exceções que ocorrem na aplicação e suas frequências. De relance, você pode obter uma visão geral de onde a aplicação precisa ser ajustado.

Se você está apenas começando com o monitoramento de aplicações Java, estas são algumas das métricas que mostram como o monitoramento do aplicativo pode ajudá-lo a obter um melhor desempenho e a evitar problemas. Para saber como o Applications Manager pode melhorar ainda mais seus recursos de monitoramento de aplicativos Java, faça o download de uma avaliação gratuita de 30 dias imediatamente!