O número crescente de ataques cibernéticos só pode ser combatido com a implementação de uma solução especializada e holística que realiza análise de dados e identifica anomalias usando regras e técnicas de análise comportamental. A solução também deve ser capaz de conter ataques usando fluxos de trabalho automatizados, rastrear incidentes de segurança e ajudar a resolvê-los prontamente e proteger dados e recursos na nuvem. Além disso, também deve ajudar no monitoramento das atividades do usuário e na realização de auditorias de segurança e conformidade. As soluções de gerenciamento de informações e eventos de segurança (SIEM) fazem exatamente o que foi dito acima e muito mais. Sem dúvida, o SIEM é uma ferramenta indispensável para seu arsenal de segurança cibernética. Mas como você escolherá a solução SIEM certa?

Como identificar a ferramenta SIEM certa

Avaliar uma ferramenta SIEM é um processo complicado, considerando a complexidade da arquitetura desse tipo de ferramenta e também a natureza multiplataforma de uma rede corporativa típica. Avaliar diferentes ferramentas e escolher aquela que melhor se adapta a você é uma tarefa hercúlea. Anotamos os recursos e critérios básicos que você deve procurar em uma solução SIEM. Esses recursos não apenas facilitam sua implantação e treinamento, mas também fornecem uma melhor defesa contra ameaças cibernéticas.

Vejamos agora os vários recursos e características que você deve procurar ao escolher um produto.

Ingestão flexível de dados

Os logs são gerados em diferentes formatos por diferentes fontes. Como não há um padrão único para log, a ferramenta SIEM deve ser capaz de capturar e normalizar logs de várias fontes. Você também deve poder adicionar novos logs para diferentes origens no futuro, e a solução deve ser capaz de integrar os logs.

A solução também deve ser flexível para suas necessidades de dimensionamento. Ela deve ter a opção de expandir o armazenamento para logs analisados e brutos.

Além disso, deve ter uma arquitetura flexível para ingerir e processar dados processados e não estruturados, como feeds de inteligência de ameaças e informações contextuais, para detectar ameaças com precisão.

Componentes analíticos intuitivos em tempo real

A solução SIEM que você escolher deve ter painéis e widgets gráficos intuitivos que mostrem insights de segurança em tempo real de sua rede. A interface deve ser amigável e, ao mesmo tempo, fornecer exatamente os dados necessários para acelerar sua investigação ou tomada de decisão. Por exemplo, quando uma atividade anômala é detectada e a pontuação de risco do usuário associado aumenta acentuadamente, ela deve ser refletida no painel em tempo real para facilitar a ação imediata do administrador para mitigar o impacto.

Complementos plug-and-play

As necessidades de segurança cibernética de cada empresa são únicas. Por exemplo, algumas organizações podem não ter adotado a tecnologia de nuvem, enquanto outras podem tê-la adotado completamente. As necessidades de segurança para eles variam, pois a arquitetura das soluções na nuvem e no local são diferentes. Outras organizações podem considerar a segurança de dados sua primeira prioridade, pois lidam predominantemente com o armazenamento e o processamento de dados confidenciais. Uma solução SIEM deve atender a todas essas necessidades, fornecendo opções complementares plug-and-play flexíveis que executam funcionalidades específicas necessárias para a organização.

Análise baseada em IA ou ML

A detecção e investigação de ameaças com base em inteligência artificial (IA) e aprendizado de máquina (ML, de Machine Learning) ajudam as empresas a se defenderem contra ataques sofisticados.

IA e ML podem ser usados em várias funções do SIEM, incluindo detecção de ataques, execução automatizada de fluxo de trabalho e investigação proativa. Uma solução com recursos de IA e ML pode aprender com o ambiente do host e executar funções como análise de tendências de log, caça a ameaças e previsão. Dependendo do orçamento e das necessidades da sua empresa, você pode escolher a solução certa.

A solução também deve ter capacidade de análise de comportamento de usuário e entidade (UEBA).

A UEBA ajuda a analisar os padrões de comportamento do usuário e identificar anomalias. É uma das melhores maneiras de proteger sua rede contra ameaças internas e externas. A solução deve ser capaz de monitorar o comportamento do usuário e sinalizar desvios da linha de base. Ele também deve fornecer ao administrador informações perspicazes, como pontuações de risco e tendências de anomalias.

Período de implantação e treinamento

A implantação de uma solução SIEM totalmente funcional requer a cooperação de vários departamentos da organização e é uma atividade demorada. Além disso, para entender as diferentes funcionalidades da solução e como usá-las, é necessária uma boa quantidade de treinamento. Quanto mais fácil for o processo de implantação da solução, mais rápido você poderá verificar seus recursos e personalizar a ferramenta para atender aos requisitos de segurança de sua organização.

Para resumir, o gerenciamento de segurança é um dos maiores desafios que as empresas enfrentam, e uma ferramenta SIEM desempenha um papel fundamental para ajudar as organizações a gerenciar incidentes de segurança com eficiência. No entanto, escolher a solução SIEM certa é vital para garantir que você possa lidar perfeitamente com os incidentes de segurança em sua rede.

Você está procurando uma solução SIEM que satisfaça todos os seus requisitos de segurança e seja capaz de proteger sua rede? Confira agora o teste gratuito de 30 dias do Log360.

Esse post foi traduzido da nossa página em inglês SIEM Expert Talks, e sua autoria original é de Raghav Iyer S.