A crescente necessidade de mobilidade acelerou a mudança de muitas organizações para redes sem fio, comumente conhecidas como redes Wi-Fi. A alta taxa de bits e largura de banda oferecidas pelas redes sem fio permitem uma melhor experiência de rede do que suas contrapartes por cabo. 

Em uma rede ideal, uma vez que os componentes Wi-Fi estejam configurados, os usuários finais poderão se conectar e acessar a rede com facilidade. No entanto, isso pode ser um desafio, pois essas redes geralmente são propensas a interferência de várias fontes, como uma impressora sem fio operando no mesmo ambiente.

Sem um monitor Wi-Fi eficaz, esses tipos de problemas podem facilmente levar a um dispendioso tempo de inatividade da rede.

Nesta postagem do blog, discutimos os recursos que as soluções de monitoramento de Wi-Fi oferecem para evitar problemas de rede. Examinamos os cinco principais recursos, incluindo:

  • Monitoramento de disponibilidade

  • Monitoramento da intensidade do sinal sem fio

  • Monitoramento de carga de rede

  • Monitoramento de utilização de recursos
  • Visualização de rede
Torne sua rede constantemente disponível para seus usuários finais 

A maioria dos administradores de rede se esforça para garantir 99,9% de disponibilidade de rede, especialmente para redes compostas de dispositivos críticos para os negócios. Isso significa que eles podem permitir apenas 10,8 minutos de inatividade por semana para garantir operações de rede altamente disponíveis. Sem a ferramenta de monitoramento de disponibilidade adequada, essa métrica pode ser ilusória.

As redes Wi-Fi, em particular, são propensas a problemas indesejáveis que podem interromper sua disponibilidade, como sobrecarga de rede. Isso torna importante implementar uma solução de monitoramento de Wi-Fi que ofereça monitoramento confiável do tempo de atividade da rede.

Soluções eficazes de monitoramento de Wi-Fi de nível empresarial, como o ManageEngine OpManager, realizam essa tarefa excepcionalmente bem. Essa solução fornece monitoramento de disponibilidade de rede que funciona em conjunto com monitoramento de desempenho de rede para garantir proativamente um tempo de atividade consistente.

Permitindo aos administradores de rede uma visão centralizada da disponibilidade e integridade de todos os seus componentes críticos, o OpManager também oferece suporte a monitores distintos para monitoramento automático de métricas de disponibilidade e desempenho. Isso ajuda a garantir a disponibilidade ininterrupta da rede.

 Reduza o ruído do sinal com o monitoramento da intensidade do sinal Wi-Fi 

Uma das principais preocupações com redes Wi-Fi é o ruído do sinal. O ruído pode ser qualquer interferência em sua rede sem fio que não seja o tráfego Wi-Fi. Essa interferência geralmente é medida em decibéis de zero a -120 dB.

Quanto mais próximo o nível de ruído estiver de -120 dB, melhor será o seu sinal de rede. No entanto, isso é difícil de alcançar sem as ferramentas de monitoramento adequadas, pois fontes comuns de ruído de sinal são elementos de rede cotidianos, como dispositivos sem fio.

Para reduzir o ruído do sinal e permitir o monitoramento proativo da intensidade do sinal, os administradores de rede recorrem a monitores Wi-Fi que oferecem funcionalidade de monitoramento em tempo real. As soluções de monitoramento de Wi-Fi do OpManager simplificam essa tarefa, permitindo o monitoramento abrangente da intensidade do sinal da rede. Isso inclui o monitoramento de vários aspectos, como a relação sinal/ruído da rede, interferência de ruído experimentada no ponto de acesso às conexões do cliente, intensidade geral do sinal, etc.

 Monitore a carga de seus componentes Wi-Fi 

Os pontos de acesso são os principais facilitadores das redes Wi-Fi, pois conectam os usuários finais à sua rede. É por isso que é importante usar o número certo de pontos de acesso nos lugares certos para garantir conectividade perfeita para os usuários finais.

Em um ambiente de rede típico, você pode querer que seus pontos de acesso tratem de 15 a 50 clientes por vez para obter desempenho e conectividade ideais. No entanto, sobrecarregar os pontos de acesso com mais usuários pode fazer com que a conexão caia para todos os usuários finais desse ponto de acesso. Em situações como essa, é importante monitorar proativamente a carga nos componentes Wi-Fi.

Soluções abrangentes de monitoramento de rede, como o OpManager, não apenas ajudam você a monitorar seus pontos de acesso, mas também a monitorar outros dispositivos de rede críticos, como redes locais sem fio (WLANs), servidores e roteadores.

Essa solução fornece monitores diferentes que ajudam a rastrear automaticamente métricas cruciais de Wi-Fi, como o número total de usuários, usuários ativos, usuários de 5 GHz, usuários de 2,5 GHz e muito mais. O OpManager também oferece alertas adaptativos baseados em limites que ajudam a estabelecer uma linha de base para carregamento ideal e avisam sobre possíveis problemas.

Analise e monitore a utilização de seus recursos de rede 

Embora a rede Wi-Fi possa parecer um processo livre de hardware, componentes físicos ou de hardware, como controladores de LAN sem fio e pontos de acesso, formam a espinha dorsal dessa rede. Se algum desses componentes for afetado, sua rede pode cair em um instante. O monitoramento de hardware deve fazer parte de sua estratégia de monitoramento de rede Wi-Fi.

O recurso de monitoramento Wi-Fi do OpManager permite o monitoramento abrangente da utilização e desempenho dos recursos da rede. Monitora automaticamente várias métricas de utilização de recursos, como utilização de CPU e memória, por meio de análises periódicas. Os relatórios gerados por esses monitores fornecem informações detalhadas sobre as tendências de utilização de recursos e ajudam a planejar a capacidade com eficiência.

 Analise a cobertura com recursos de exibição do monitor Wi-Fi 

O uso de um monitor Wi-Fi com funcionalidade de vigilância baseada em mapa melhora a solução de problemas de Wi-Fi e o processo de planejamento de capacidade. Monitores Wi-Fi com opções de exibição integradas, como mapas de calor e visualizações do solo, podem simplificar o processo de monitoramento.

Com analisadores de sinal Wi-Fi portáteis, o usuário pode simplesmente caminhar e marcar sua localização no mapa. Isso gera um mapa de calor do sinal que pode ser usado para planejar a localização dos pontos de acesso e analisar a qualidade do sinal recebido pelos usuários em uma área.

Tudo isso ajuda a planejar estrategicamente a localização dos pontos de acesso, e a WLAN permite conectividade confiável e boa intensidade de sinal em redes Wi-Fi.

 

Procurando um monitor sem fio para a rede da sua organização? Experimente o ManageEngine OpManager. Explore os recursos abrangentes de gerenciamento de rede sem fio do OpManager agendando uma demonstração gratuita, personalizada e em tempo real com nossos especialistas em produtos ou fazendo o download de uma avaliação gratuita de 30 dias hoje.