A menos que haja um grande avanço na tecnologia que seja benéfico para os funcionários, ou algo dê errado e afete os processos de trabalho típicos da empresa, os esforços das equipes de TI geralmente passam despercebidos. Como os avanços significativos são poucos e distantes entre si, na maioria das vezes, quando alguém está entrando em contato com a TI, é com um problema.

Por que a operação perfeita de aplicações Web é tão importante

As aplicações Web devem ser fáceis de usar e funcionar. Se os usuários encontrarem algum problema, eles geralmente mudarão para uma alternativa com melhor desempenho. Para garantir que os usuários finais estejam satisfeitos, é crucial implementar o monitoramento de sites e de servidores web.

Vamos examinar alguns problemas comuns e ver como o Applications Manager, a solução de monitoramento de desempenho de aplicações da ManageEngine, ajuda a resolvê-los.

Problemas de DNS e conectividade de rede  

Dado que o Domain Name System (DNS) lida com pelo menos 50 consultas para uma única solicitação de página da Web e bilhões de sessões na Internet, o DNS é facilmente o servidor mais ocupado na maioria das organizações. Ao acessar aplicações web, dos erros encontrados, os erros de DNS são os mais comuns. Sem o monitoramento adequado, os departamentos de TI podem ser bombardeados com problemas como latência de DNS, erros e envenenamento de cache.

O Applications Manager oferece um recurso de monitoramento de usuário final (EUM) para combater problemas de DNS. O monitoramento real do navegador, que faz parte do EUM, permite que os administradores de TI registrem transações e rastreiem métricas como tempo de conexão, latência de rede e tempo de download para cada elemento de sua página da web. O EUM também permite que os administradores de TI monitorem o DNS, o LDAP, o servidor de email e o monitor de ping de várias localizações geográficas.

Tempos de carregamento lentos

Os especialistas do Google consideram lento qualquer site que demore mais de três segundos para renderizar. Imagens não otimizadas, problemas de JavaScript, código de terceiros em uma aplicação, como um widget de bate-papo, e trechos de código demorados podem causar respostas lentas em aplicações web.

O poderoso APM Insight do Applications Manager encontra todos os componentes por trás de tempos de carregamento lentos, ajudando os administradores de TI a encontrar e responder rapidamente a problemas que causam latência.

Problemas de banco de dados  

Os bancos de dados crescem todos os dias e, a menos que sejam otimizados adequadamente, isso pode resultar em superlotação de dados. Bloqueio e contenção, índices ausentes e consultas ineficientes são os motivos mais comuns por trás de problemas de desempenho em bancos de dados. Instruções SQL lentas também podem fazer com que as páginas sejam carregadas lentamente. A maneira como seus bancos de dados interagem com seus servidores de aplicações precisa ser monitorada regularmente; não fazer isso pode afetar negativamente o desempenho da sua aplicação web.

O Applications Manager notifica as equipes de TI quando há um estouro de informações e o banco de dados está chegando ao limite; para que possam alocar recursos de forma eficiente e dimensionar corretamente seus servidores.

Código mal escrito

Além de algoritmos ineficientes e vazamentos de memória, a codificação inadequada pode levar a impasses, latência e degradação geral do desempenho. Dado que as versões antigas do código geralmente vêm com uma arquitetura ruim, os codificadores precisam garantir que o código que eles reciclam de aplicações antigas tenha a estrutura apropriada.

Para superar problemas com código antigo ou mal escrito, é altamente recomendável usar as melhores práticas de codificação e uma ferramenta automatizada que possa revisar o código. O Applications Manager ajuda a otimizar o código fornecendo a você um detalhamento dos tempos de resposta por componentes para todas as transações da Web, banco de dados e em segundo plano. Além disso, você pode certificar-se de que seus clientes estão satisfeitos medindo as pontuações do APDEX ou usando o gravador de transações sintéticas – um componente do Real Browser Monitor (RBM) – que simula a jornada do usuário pelo sua aplicação.

Sobrecarga de tráfego

Picos de tráfego inesperados e má distribuição de carga tornam o servidor lento, resultando em tempos de resposta lentos ou erros 504 (tempos limite de gateway). O Applications Manager mantém o tráfego sob controle e ajuda você a planejar com antecedência, configurando limites e alertas sistemáticos.

Recursos compartilhados

Nesta era orientada pela Internet, ambientes de TI inteiros são construídos com base em recursos compartilhados. Alguns componentes são mais importantes que outros; por exemplo, um problema com o software ERP não é tão crítico quanto uma falha no servidor de banco de dados.

Como os recursos compartilhados são interdependentes, quando um componente é afetado, outros servidores nas proximidades geralmente são afetados. Erros de aplicações Web podem ser contagiosos, portanto, você precisa monitorar servidores e componentes com diligência. Depois de identificar uma aplicação infectada, coloque-a em quarentena do cluster para evitar que afete outros componentes da infraestrutura.

Esses problemas podem afetar suas aplicações quando você menos espera. As equipes de TI precisam estar sempre prontas para um ataque ou correm o risco de perder clientes e receita em questão de minutos. O Applications Manager é uma poderosa ferramenta de monitoramento que mantém sua equipe de TI informada sobre quaisquer problemas, ao mesmo tempo em que reconhece possíveis ameaças e protege seus sites contra ataques. Se você quiser ver o Applications Manager em ação, comece com uma avaliação gratuita de 30 dias.