Wake on LAN (WOL) tem sido uma solução ideal para a maioria dos administradores de rede para garantir um recurso de TI ininterrupto. Auxiliando na inicialização remota de redes com e sem fio, o WoL ajuda a otimizar o uso de energia ao mesmo tempo que garante que os recursos de rede estejam prontamente disponíveis. Permitindo que você inicialize suas máquinas sob demanda e as coloque em um modo de baixo consumo de energia quando não estiverem em uso, o WoL economiza pesadas contas de energia e ajuda a evitar a demorada tarefa manual de reiniciar fisicamente seus dispositivos de rede.

Mecanismo WoL: Uma olhadinha rápida

O WoL efetua a inicialização remota transmitindo uma estrutura de rede especialmente projetada, chamada de pacotes mágicos, para os dispositivos de destino. Um administrador de rede pode realizar uma ativação remota transmitindo os pacotes mágicos para o dispositivo de destino. Para fazer isso, uma mensagem WoL é transmitida a todas as máquinas da rede local, incluindo a máquina de destino. As máquinas no modo de baixo consumo de energia habilitadas com infraestrutura WoL “ouvirão” a mensagem de transmissão. A máquina inicializa se o pacote mágico recebido contiver seu endereço MAC.

Os dispositivos de rede devem permanecer em um modo de baixa energia e não completamente desconectados da fonte de energia, para usar este mecanismo.

Existem várias ferramentas autônomas que oferecem inicialização remota. No entanto, certas restrições impostas as tornam ineficientes para serem usadas em redes organizacionais.

Desvantagens de usar ferramentas independentes de Wake on LAN

As organizações operam em grandes redes dinâmicas que incluem centenas ou até milhares de dispositivos de rede. Os administradores devem garantir que seus recursos estejam funcionando sempre que uma equipe os exigir. Usar uma ferramenta WoL autônoma pode ajudar na inicialização remota, mas vem com limitações como:

Pode inicializar apenas um dispositivo por vez: a maioria das ferramentas WoL pode inicializar apenas um dispositivo por vez. Isso significa que, para um grupo de 10 dispositivos, você deve inserir 10 endereços MAC separadamente, um após o outro, para inicializar esses dispositivos remotamente. Isso pode ser um inconveniente para administradores de rede que empregam o mecanismo WoL em redes de grande escala.

O endereço MAC da máquina de destino precisa ser conhecido: os administradores de rede devem especificar o endereço MAC da máquina de destino. A ferramenta por si só não fornece a lista de endereços ou os dispositivos na rede. Os administradores precisam procurar outras soluções que possam fornecer visibilidade aos seus dispositivos de rede.

Sem visibilidade do status do wake up: uma vez que um wake up tenha sido executado, não há como o administrador visualizar o status dos dispositivos de rede, se a inicialização foi concluída ou se o dispositivo ainda está offline. A maioria das ferramentas WoL autônomas não fornecem uma visão do status em tempo real da máquina de destino.

Nenhuma opção para agendar o wake up: com ferramentas WoL autônomas, não há opção para agendar rotinas de wake up para um dispositivo, ou grupo de dispositivos, que requerem agendamentos monótonos.

OpUtils: Um gerenciador de endereço IP avançado com ferramenta WoL integrada

O gerenciador de endereço de IP e mapeador de porta de switch da ManageEngine vem com uma ferramenta Wake on LAN integrada que supera os desafios de ferramentas autônomas. Integrando-se com o IP Address Manager do OpUtils, ela permite que você execute uma inicialização remota eficaz com recursos de gerenciamento de rede adicionais.

Habilite a descoberta de rede remota e ativação sob demanda de vários dispositivos ao mesmo tempo

O Gerenciador de Endereços de IP do OpUtils automatiza a descoberta de rede com opções flexíveis de descoberta e redescoberta, incluindo descoberta de planilhas, roteadores e servidores. O gerenciador de endereço IP obtém o status em tempo real do seu espaço de endereço de rede.

O WoL do OpUtils fornece uma visão de todos os endereços MAC na rede. Você pode usar essa lista para acionar chamadas de wake up para dispositivos de rede. Isso ajuda a evitar a necessidade de manter registros separados de endereços MAC, o que é exigido de outras ferramentas WoL autônomas. Isso também permite que você inicialize vários dispositivos remotamente, proporcionando economia significativa de tempo e esforço.

Crie rotinas de ativação e automatize tarefas periódicas de inicialização remota com o agendador WoL

O OpUtils oferece um agendador que permite criar vários agendamentos para um dispositivo, ou grupo de dispositivos, que requerem uma rotina de despertar periódica. Isso pode ser diário, semanal, mensal ou apenas uma vez. Ele automatiza a tarefa monótona de inicialização remota periódica e também fornece visibilidade sobre o status da ativação agendada de diferentes dispositivos, no console WoL.

Crie vários grupos de dispositivos com programações WoL personalizadas

A ferramenta WoL permite que os administradores criem vários grupos contendo diferentes dispositivos que requerem as mesmas rotinas de ativação. Esses grupos podem ser programados para serem executados em horários diferentes. Não há restrição quanto ao número de grupos que podem ser criados. A ferramenta exibe o número de dispositivos no grupo, o número de dispositivos em execução e a última vez que o grupo foi verificado.

Você pode visualizar o status dos dispositivos individuais nos grupos, bem como o status holístico nas guias Dispositivo e Grupo, respectivamente, em Wake on LAN na interface.

Ganhe visibilidade sobre os aspectos de rede e a configuração de endereço dos dispositivos

Com a visualização do dispositivo WoL, que exibe os dispositivos de rede junto com o nome DNS e detalhes de endereço MAC puxados pelo gerenciador de endereço IP do OpUtils, você pode analisar diferentes aspectos de rede de dispositivos atualmente em execução em sua rede.

Pesquisar o dispositivo por seu endereço IP no Gerenciador de Endereço IP oferece uma visão abrangente dos aspectos de rede do dispositivo, como tipo de placa de interface de rede, status de reserva, porta de switch, detalhes de ativos ou hora da última varredura. Além disso, você pode pesquisar detalhes como sua localização física ou o nome do sistema do dispositivo que está usando o IP no momento.

Isso não é tudo! O OpUtils também oferece Mapeador de Porta de SwitchDetecção de Invasores, mais de 30 ferramentas de rede e um aplicativo móvel suplementar para monitoramento, rastreamento e solução de problemas de recursos de rede eficazes.

Novo no ManageEngine OpUtils? Agende uma demonstração gratuita ao vivo com um especialista do produto que irá guiá-lo por todos os recursos ou baixe um teste gratuito de 30 dias para aprender na prática como o OpUtils pode melhorar seu endereço IP e estratégia de gerenciamento de porta de switch.