Um webhook, ou retorno de chamada da web, é um retorno de chamada HTTP definido pelo usuário usado para alterar o comportamento de uma página da Web ou aplicação. Ele é acionado por eventos específicos em uma aplicação da Web, como o recebimento de uma mensagem SMS ou uma chamada telefônica. Quando o webhook é acionado, a aplicação de origem envia uma solicitação HTTP, geralmente na forma de uma solicitação POST ou GET, para a URL configurada para o webhook.
Agora você pode integrar webhooks com o NetFlow Analyzer para enviar informações para URLs de webhook especificados de aplicações integradas. Agora é possível integrar o NetFlow Analyzer com Microsoft Teams, Cisco Webex, Telegram, PagerDuty e quaisquer outra aplicação de terceiros que suportem URLs de webhook. As integrações com webhooks permitem transferência de dados sem problemas quando ocorre algum incidente. É essencial que o NetFlow Analyzer colabore com outras aplicações para aumentar o desempenho da rede e solucionar problemas mais rapidamente.
O NetFlow Analyzer monitora o desempenho da rede, detecta anomalias e rastreia o consumo de largura de banda. Os webhooks agora permitem que o NetFlow Analyzer envie alertas para aplicações como PagerDuty, Telegram, Microsoft Teams e Cisco Webex, aproveitando seus recursos de monitoramento de largura de banda. Um alerta é gerado quando um limite é violado e os detalhes do alarme são enviados para a aplicação em questão imediatamente.
Vantagens de integrar webhooks com o NetFlow Analyzer
-
Os administradores de rede agora podem receber alertas em tempo real com a colaboração webhook-NetFlow Analyzer. O NetFlow Analyzer pode gerar informações relevantes sobre as aplicações em questão.
-
Com o NetFlow Analyzer, o compartilhamento de informações tornou-se altamente eficiente para serviços online da maneira mais simples. A integração do webhook é um modo seguro de comunicação que gera alertas quando qualquer evento o aciona, mantendo os usuários informados em intervalos oportunos.
- Com parâmetros personalizados, você pode selecionar suas variáveis de alarme e campos personalizados, como endereço IP, tipo de dispositivo, gravidade, localização e detalhes de contato, para enviar às aplicações em questão. Portanto, sempre que ocorrer um evento, esses detalhes serão enviados como parâmetros para a URL do webhook especificada.
Como funciona a integração do webhook com o NetFlow Analyzer
O NetFlow Analyzer envia os dados de alerta para a URL em questão como uma solicitação HTTP assim que o evento configurado ocorre. Em troca, a aplicação enviará uma resposta HTTP ao NetFlow Analyzer. Você deve obter a URL do webhook da aplicação para o qual os dados são enviados.
Depois que a solicitação HTTP for gerada, um código de resposta de confirmação será adicionado aos logs do NetFlow Analyzer. Da mesma forma, para cada solicitação HTTP com falha, um código de resposta será adicionado aos logs.
Integrações com aplicações de terceiros
O NetFlow Analyzer agora tornou possível integrar webhooks com várias aplicações de terceiros. Vamos agora nos aprofundar em algumas das integrações mais recentes de webhooks com o NetFlow Analyzer e como eles promovem a comunicação e tornam a troca de dados em tempo hábil um método seguro e eficiente.
Integre o Microsoft Teams com o NetFlow Analyzer usando webhooks
O Microsoft Teams é uma plataforma de comunicação e colaboração pessoal e de trabalho que ajuda você a se manter conectado em chats, chamadas e videoconferências. Usando webhooks, agora você pode integrar o Microsoft Teams com o NetFlow Analyzer e receber alertas em tempo real sobre problemas de rede em seus canais do Teams.
Integre o Telegram com o NetFlow Analyzer usando webhooks
O Telegram é um serviço de mensagens instantâneas, videotelefone e VoIP baseado em nuvem com criptografia de ponta a ponta. Os usuários podem enviar mensagens e trocar fotos, vídeos, stickers, áudios e arquivos de qualquer tipo no Telegram. Usando webhooks, agora você pode integrar o Telegram com o NetFlow Analyzer e receber alertas instantâneos sobre os problemas de rede em seus grupos do Telegram.
Integre o PagerDuty com o NetFlow Analyzer usando webhooks
PagerDuty é uma solução de agregação de alarmes e resposta a incidentes que ajuda você a visualizar alertas e mensagens de ferramentas de gerenciamento de largura de banda em um único console. Isso ajuda você a gerenciá-los adequadamente para que os problemas de rede sejam resolvidos muito mais rapidamente. O NetFlow Analyzer gera alarmes para violações de limite e qualquer tipo de problema de rede. Ao integrar o NetFlow Analyzer com o PagerDuty, você pode retransmitir os detalhes dos alarmes para o PagerDuty e configurá-lo para enviar notificações.
Os alertas do NetFlow Analyzer podem ser registrados como incidentes no PagerDuty, onde você pode personalizar o modo de comunicação para cada tipo de incidente. O PagerDuty também permite personalizar o tipo de notificação recebida com base na gravidade do alerta. Por exemplo, pode optar por receber alertas críticos através de uma chamada telefónica e, por outro lado, receber alertas de atenção por SMS ou e-mail. Dessa forma, você pode priorizar os problemas e resolvê-los adequadamente para garantir que todos sejam resolvidos de maneira mais rápida e eficaz.
Conclusão
Os webhooks se tornaram um componente essencial no desenvolvimento de aplicações modernas, facilitando a comunicação em tempo real e a integração perfeita de dados. Aproveitando os webhooks, as empresas podem otimizar fluxos de trabalho, automatizar processos e aprimorar a experiência geral do usuário. Quer se trate de e-commerce, plataformas de colaboração ou fluxos de trabalho de automação, os webhooks fornecem um mecanismo robusto para permitir trocas de dados eficientes e oportunas entre aplicações, abrindo caminho para experiências digitais inovadoras e interconectadas.
O ManageEngine NetFlow Analyzer é uma ferramenta de largura de banda de rede baseada em fluxo que fornece visibilidade em tempo real de suas aplicações, interfaces e dispositivos. Experimente nosso teste gratuito de 30 dias ou entre em contato com os especialistas da nossa equipe de suporte para obter mais informações.
Artigo original: Enable real-time updates with new integrations of webhooks with NetFlow Analyzer