A realidade virtual (VR) e a realidade aumentada (AR) existem de uma forma ou de outra há décadas. No entanto, apenas nos últimos anos realmente conseguimos extrair o potencial desta tecnologia, e ainda temos um longo caminho a percorrer.

O campo da tecnologia imersiva passou por extensos desenvolvimentos nos últimos anos, com gigantes da tecnologia como Apple, Microsoft e Meta despejando bilhões no desenvolvimento de novos e aprimorados dispositivos de realidade estendida (XR).

A realidade misturada (MR) é um produto desses avanços. Continue lendo para entender o que é como cinco áreas muito importantes podem se beneficiar dela.

O que é realidade misturada (MR)? 

A realidade misturada é uma extensão da realidade aumentada, que oferece um nível elevado de interação para facilitar uma mistura perfeita do mundo físico e virtual. A MR melhora a AR, permitindo que os ativos virtuais interajam com os espaços físicos.

Essa maior interatividade pode criar experiências mais imersivas sem a necessidade de transportar o usuário para um ambiente totalmente digital. O primeiro aplicativo de MR que vem à mente é para entretenimento, mas e quanto a outros casos de uso relacionados a negócios?

Conheça algumas áreas que podem se beneficiar disso:

1. Pesquisa e desenvolvimento 

Os recursos de geminação digital do MR podem ajudar bastante as organizações a simplificar o processo de P&D e reduzir os custos associados. Esses recursos podem ser aproveitados para criar protótipos digitais de produtos em desenvolvimento, que podem ser configurados para funcionar e se comportar como algo real.

Os técnicos de produto podem usar esses modelos de protótipos para demonstrar como o produto funcionará, fazer pequenas melhorias e resolver problemas antes mesmo de fazer um protótipo físico funcional.

 2. Comunicação 

Avanços recentes em MR forneceram uma camada ainda mais pessoal à videoconferência. Dispositivos de ressonância magnética, como o Hololens da Microsoft e o próximo VisionPro da Apple, permitem que os usuários movam o vídeo de outra pessoa para o seu espaço, em vez de olhar para eles em uma tela.

No WWC23, a Apple revelou o VisionPro, sua entrada no mercado de ressonância magnética. De todos os recursos apresentados, o que mais chamou a atenção foi a capacidade de digitalizar e criar uma réplica digital do usuário, combinando perfeitamente com suas expressões e gestos quando estão no FaceTime, o que significa que outras pessoas não terão que olhar para alguém usando um headset gigante. Em resumo, esses recursos podem desempenhar um papel importante ao tornar as videochamadas mais diretas e cara a cara.

3. Treinamento 

Existem várias maneiras pelas quais a MR pode ser usada para treinamento.

A capacidade de criar simulações realistas em 3D de um produto ou de uma condição específica pode ser usada para treinar indivíduos sem a necessidade de fornecer imediatamente um cenário de treinamento da vida real. Isso é bastante semelhante a como os pilotos são testados em simuladores antes mesmo de colocar os pés em uma aeronave de treinamento.

As organizações também podem criar cursos de treinamento onde novos colaboradores recebem treinamento virtual, com o RH usando recursos de realidade misturada para fornecer uma demonstração mais aprofundada do assunto.

4. Marketing 

Sim, a realidade misturada também pode ser usada para aprimorar seu marketing, pois permite que as organizações selecionem experiências mais imersivas para clientes existentes e potenciais. Isso pode ser usado para complementar as campanhas de marketing e tornar as coisas mais interessantes.

Além disso, os clientes em potencial também poderão receber uma demonstração de como um determinado produto ou recurso específico funciona.

5. Saúde 

A realidade virtual pode ser usada como um substituto para a vida real ao treinar alguém, e também para a área de saúde. Estudantes de medicina podem “praticar” em ativos virtuais que imitam a anatomia humana. Consultas remotas também são uma possibilidade, onde um médico pode examinar o paciente minuciosamente, proporcionando um atendimento rápido, sem perder tempo esperando ou se deslocando.

Conclusão 

Pelo fato da realidade misturada ainda ser uma tecnologia recente, ela não evoluiu para um estágio em que os casos de uso acima se apliquem ao mundo real.

No entanto, há muito potencial. Além do mais, o burburinho gerado pela revelação do VisionPro mostra que há muito interesse nessa tecnologia.

Confira nosso blog para ler outros artigos sobre tecnologia e gerenciamento de TI!

Artigo original: Top tips: Five key areas that can benefit from mixed reality  

Tradução: Ana Clara Corneau Soares