Nos tempos modernos, o trabalho está além do ambiente organizacional físico. Isso significa que existem diferentes meios e lugares pelos quais os colaboradores podem se conectar para executar suas tarefas.
Essa tendência deve-se à crescente de uma abordagem conhecida como mobilidade corporativa. Ela está diretamente relacionada ao uso de dispositivos para realizar atividades laborais, desde a mais complexa até a mais corriqueira.
Leia este artigo para entender melhor esse conceito, seus benefícios, desafios e como implementar a mobilidade corporativa com segurança em sua empresa. Boa leitura!
O que é mobilidade corporativa?
Imagine que você é um gestor de segurança e está em uma reunião externa. De repente, você recebe uma mensagem preocupante em seu celular: um incidente de segurança afetou o ambiente de sua empresa.
Alguns passos precisam ser tomados, e sua equipe precisa que você acesse uma ferramenta específica para ajudá-los a resolver essa questão. O que você faz?
a) Se desespera, cancela todos os compromissos que haviam sido marcados há meses e retorna o mais rápido para o escritório?
b) Ignora as mensagens e continua atendendo às reuniões?
c) Como você está com seu dispositivo, você acessa a solução de segurança e tenta ajudar de forma remota?
Se a empresa do gestor tem a cultura da mobilidade corporativa, a opção certa é a c.
O conceito dessa abordagem baseia-se em uma comunicação integrada e melhorada de toda a organização através de dispositivos (sejam eles móveis ou até mesmo desktops).
Seu objetivo é que haja uma democratização do acesso à informação para todos os colaboradores que necessitam de recursos tecnológicos para desenvolver suas tarefas, não limitando-os ao ambiente físico da organização.
A mobilidade corporativa também visa ampliar oportunidades para pessoas que moram distantes da empresa, permitindo que mesmo com esta condição, elas possam contribuir para o negócio.
A pandemia da COVID-19 também foi um fator marcante para essa tendência, já que as empresas precisaram se adaptar, e em muitos casos, trabalhar de forma remota.
No tópico a seguir, vamos entender quais são os benefícios e desafios dessa abordagem, uma vez que para implementá-la há uma série de questões que precisam ser analisadas, principalmente no que tange à Gestão de Dispositivos Móveis (Mobile Device Management – MDM).
Mobilidade corporativa: veja os benefícios e entenda seus desafios
Esse é um tema que impacta diretamente o modo de trabalho e influencia empresas a expandir suas operações. Muitas organizações o enxergam como um benefício, pois não há limitação na escolha de candidatos que moram mais afastados do trabalho, ou para aqueles que constantemente precisam atuar em áreas externas.
No entanto, apresentamos mais 3 benefícios que podem ser explorados:
3 benefícios da mobilidade corporativa
Comunicação integrada
A mobilidade corporativa permite que todos os dispositivos se comuniquem entre si, independente da localização. Colaborando para o acesso à ferramentas de forma remota, que inicialmente devem ser configuradas pelas equipes de TI.
Flexibilidade organizacional
Este modelo é muito atrativo para empresas que atuam de forma híbrida ou home office, já que são definidas por sua cultura organizacional flexível ao permitir que colaboradores trabalhem de casa (total ou parcialmente) ou utilizem seus próprios dispositivos pessoais (abordagem Bring Your Own Device – BYOD).
Redução de custos
No item anterior, enfatizamos empresas com modelos mais flexíveis, mas mesmo para aquelas que optam em ter seus próprios dispositivos para distribuí-los aos funcionários, adotar a mobilidade corporativa também pode impactar na redução de custos.
Isso acontece porque os colaboradores não precisam necessariamente estar no escritório, então eles utilizam energia, internet, seja de sua casa ou outro lugar, entre outros gastos que estão relacionados ao tempo do funcionário na empresa.
Por outro lado, existem algumas barreiras que são enfrentadas principalmente por aqueles que são os responsáveis pela implementação desse modelo – os administradores e equipes de TI.
Existem diversas etapas e questões críticas de segurança que precisam ser avaliadas. Por essa razão separamos 3 desafios mais recorrentes.
3 desafios da mobilidade corporativa
Segurança
Este é um item crítico, porque caso não hajam critérios de segurança rígidos, a empresa pode ser afetada seriamente.
É de extrema importância estabelecer politicas de rede e de segurança de dispositivos para que os usuários não façam downloads de arquivos nocivos ou acessem links duvidosos. Há uma série de regras que as equipes de TI devem estabelecer.
Outro fator também relevante é que os usuários devem entender as regras de uso.
É preciso deixar claro que há regras determinadas, que eles também saibam dos perigos e quais ações serão tomadas em casos de incidentes de segurança, como violações ou vazamento de dados, por exemplo.
Uso inadequado de dispositivos
Os dispositivos devem ter uma usabilidade definida. Caso contrário, haverá o risco de uma utilização inadequada, como por exemplo, ao entrar em aplicativos/aplicações que não se relacionam com as atividades exercidas.
E isso pode ser um desafio ainda mais complexo sem uma ferramenta de monitoramento robusta.
Falta de Gestão de Dispositivos Móveis
Gerenciar os dispositivos é o passo inicial.
Independente da forma de trabalho ou cultura organizacional, ter uma gestão de dispositivos móveis (MDM) é imprescindível. Sem esse gerenciamento, muitos problemas podem surgir como violação de dados, brechas para ameaças cibernéticas, falta de monitoramento, entre outros.
Além disso, é necessário entender que fazer isso de forma manual dará muito trabalho. Um dos requisitos fundamentais é ter uma ferramenta que faça o monitoramento dos dispositivos, com mencionamos no item anterior.
No item a seguir, vamos te apresentar qual solução vai ajudar as equipes de TI e como implementar a mobilidade corporativa em sua organização.
Como implementar a mobilidade corporativa em sua empresa?
As práticas de MDM são essenciais para a implementação da mobilidade corporativa. Algumas delas são consideradas passos fundamentais para a adoção dessa abordagem, tais como:
Criação de um inventário de dispositivos
Ter um inventário (não somente de dispositivos, mas dos ativos da empresa como um todo) ajuda as equipes a entenderem tudo o que está atuando dentro da rede da empresa, entre outras questões, como segurança e controle.
Mesmo que os funcionários utilizem seus dispositivos fora do ambiente corporativo, eles ainda sim precisam acessar arquivos, pastas (em alguns casos compartilhadas), aplicações e aplicativos móveis.
Logo, é fundamental que se tenha os dispositivos registrados em sua lista de inventário para compreender a quantidade de dispositivos e quais usuários são correspondentes a eles.
Estabelecimento de políticas de segurança
Estabelecer regras de segurança é um ponto estratégico e indispensável.
As equipes de TI podem definir várias regras como:
-
Delimitação da área de uso;
-
Lista de proibição de aplicações e/ou aplicativos móveis;
-
Bloqueio de download de arquivos nocivos;
-
Bloqueio de ações como screenshots, para evitar vazamento de dados.
Configuração de dispositivos móveis
Uma função muito útil que se pode encontrar em soluções de MDM é a configuração em massa dos dispositivos para que eles trabalhem de forma padronizada.
Através de um único dispositivo, é possível replicar a mesma configuração em outros. Isso contribui, por exemplo, para distribuição de aplicativos, além de evitar que funcionários utilizem seus dispositivos para outras finalidades.
Realização de atualizações de aplicativos
Este item se relaciona com o anterior, pois além das configurações em massa, as equipes de TI também conseguem realizar atualizações em aplicativos e aplicações.
Dispositivos com atualizações vencidas representam brechas na segurança e mal funcionamento, por essa razão, é uma boa prática mantê-los atualizados.
No entanto, pensando no volume de dispositivos, mais uma vez reforçamos o uso de uma solução MDM para executar essa tarefa.
Para simplificar sua busca por essa solução, te apresentamos o Mobile Device Manager Plus da ManageEngine!
Nossa solução gerencia tablets, smartphones, laptops, TVs, desktops e vários sistemas operacionais como iOs, Android, Windows, macOs e Chrome OS!
Com uma interface amigável e intuitiva, de uma maneira simplificada sua equipe conseguirá estabelecer regras, acompanhar a usabilidade dos dispositivos em tempo real, criar um inventário detalhado dos ativos de TI, e muito mais.
Garanta segurança, mobilidade e conformidade para sua empresa!
Fale com um de nossos especialistas hoje mesmo.