Entidades externas e organizações mal intencionadas representam uma forte ameaça para empresas que sofrem incidentes de segurança cibernética. Ao menos, isso é o que 74% dos entrevistados apontaram na pesquisa sobre o cenário de cibersegurança da ManageEngine, em 2024.
Certamente, as empresas que destacaram esse fator utilizam políticas, estratégias e softwares de segurança em sua defesa. Apesar disso, um dos pontos cruciais para ter uma postura de segurança forte é a gestão de dispositivos.
Os dispositivos são ferramentas de trabalho essenciais na era digital e, por armazenarem serviços, pastas e arquivos confidenciais, são vistos pelos cibercriminosos como portas de entrada para seus ataques.
Para te ajudar a entender melhor a importância de gerenciá-los, preparamos um artigo que vai te mostrar como fazer isso através de uma solução intuitiva. Boa leitura!
O que é a gestão de dispositivos?
É um conjunto de práticas que visam proporcionar visibilidade, controle e segurança em relação ao uso dos dispositivos empresariais, dentre eles: desktops, laptops, smartphones, tablets, entre outros dispositivos inteligentes.
A forma de trabalho atual propiciou aos colaboradores a flexibilidade de não atrelar-se somente ao ambiente físico da organização, ou seja, trabalhadores podem executar suas tarefas em um ambiente externo, de forma remota.
No entanto, junto a essa flexibilidade também destacam-se outros pontos, um deles é a segurança:
-
Como saber se o dispositivo está sendo utilizado para sua finalidade?
-
Como saber se os funcionários estão respeitando regras de segurança?
-
É possível controlar os dispositivos de forma manual?
Através dos mecanismos da gestão de dispositivos, os administradores e equipes de TI conseguem ter as respostas para tais perguntas.
Um ponto importante a destacar é que fazer o gerenciamento de forma manual não é impossível, mas é quase.
Lembre-se: as equipes de TI também são responsáveis por outras tarefas dentro de uma organização. Imagine uma empresa com mais de 1.000 dispositivos, levaria meses para monitorar e configurar cada equipamento. Além de tomar tempo, trabalho, ainda sim, poderiam haver brechas.
Por esse motivo, o ideal é que se tenha uma ferramenta de gerenciamento e monitoramento que tenha recursos completos e eficientes. Fique tranquilo! Vamos te mostrar qual solução pode te ajudar.
Mas antes, para que fique ainda mais evidente o porquê as empresas devem ter uma gestão de dispositivos. No tópico a seguir, vamos refletir sobre a importância dessa abordagem.
Por que a gestão de dispositivos é tão importante?
Embora os dispositivos facilitem a realização das operações laborais, seu uso indevido pode ser perigoso.
É comum associarmos ameaças com o ambiente externo, tendo em vista a atuação de crackers que acompanham o avanço da tecnologia, se utilizando de técnicas cada vez mais complexas.
Contudo, o ambiente interno também é motivo de alerta para as organizações, uma vez que casos de vazamentos de dados têm aumentado cada vez mais.
As empresas entendem as consequências graves que ataques e violações de dados podem acarretar, como prejuízos financeiros, danos à reputação, despesas com questões judiciais, além do forte investimento para recuperar sua credibilidade perante seus clientes, potenciais clientes e funcionários.
Infelizmente, em muitos casos, esse pode ser o motivo do encerramento do negócio.
A gestão dos dispositivos representa um papel crucial na postura de segurança, sem a visibilidade que ela possibilita, corporações ficam suscetíveis a ataques. E, mesmo nos casos de golpes bem sucedidos, as equipes de TI não teriam sequer evidências para tomar ações corretivas.
Não espere mais! Inicie hoje mesmo sua jornada rumo a uma gestão de dispositivos robusta. A seguir, te mostraremos a ferramenta que vai te ajudar.
Como fazer a gestão de dispositivos com o Mobile Device Manager Plus da ManageEngine
O Mobile Device Manager Plus é uma solução potente que engloba o gerenciamento de diversos dispositivos (como os que já mencionamos), e sistemas operacionais como Windows, macOS, Chrome OS, android e iOS.
Através de uma interface amigável, com poucos cliques, as equipes de TI conseguem executar ações chave para a gestão. Separamos algumas funcionalidades que vão te mostrar como gerenciar seus dispositivos através da nossa ferramenta.
Tenha visibilidade
Imagem 1 do Mobile Device Manager Plus – Seção Painel
Nossa solução MDM tem uma curva de aprendizagem bem menor em comparação a outras ferramentas, porque ela é fácil de mexer e completamente personalizável.
Você pode configurar as informações que vão aparecer na home da ferramenta. Isso dá uma visibilidade rápida dos pontos mais importantes para a TI.
Na demonstração acima, veja que facilmente as equipes de TI conseguem ter um resumo das plataformas dos dispositivos e das aplicações bloqueadas. Além do feed de auditoria em tempo real.
Crie um inventário de TI
Imagem 2 do Mobile Device Manager Plus – Seção Inventário
Ter um inventário de seus dispositivos é imprescindível!
Somente assim você terá controle deles. É preciso entender o que há no ambiente e qual usuário está utilizando determinado dispositivo.
Na seção “Inventário” do Mobile Device Manager Plus, ao clicar no item dispositivos, ele irá mapear todos aqueles que estão registrados no ambiente, detalhando o tipo e modelo, o sistema operacional e sua versão, o usuário correspondente, o e-mail atrelado, entre outras informações úteis.
Configure recursos funcionais
Imagem 3 do Mobile Device Manager Plus – Seção Inventário – Recurso Geolocalização
Um recurso muito funcional é a “Geolocalização”.
Ao estar previamente configurado, as equipes de TI irão compreender em tempo real onde eles estão sendo utilizados. Além de acompanhar todo o histórico de sua localização.
Este recurso é eficaz, principalmente para casos de perda do dispositivo.
Configure alertas
Imagem 4 do Mobile Device Manager Plus – Seção Gestão – Recurso Alertas
Com o Mobile Device Manager Plus, as equipes de TI conseguem configurar alertas caso qualquer alteração de senha ou desativação de serviços ocorrer.
Se um funcionário tentar fazer modificações no dispositivo, as equipes de TI serão prontamente notificadas.
Obtenha relatórios detalhados
Imagem 5 do Mobile Device Manager Plus – Seção Relatórios
Relatórios são peças fundamentais para as trilhas de auditorias.
Com nossa solução, as equipes de TI conseguem exportar relatórios das aplicações, dos dispositivos, a localização de dispositivos e diversos reports voltados para a segurança da empresa.
Quer ver mais funcionalidades do Mobile Device Manager Plus? Nossos especialistas estão prontos para esclarecer qualquer dúvida, entre em contato conosco hoje mesmo!