Ao lado esquerdo temos uma casa, um caminhão e um carro. Ao lado direito, temos um depósito com uma empilhadeira na frente e várias caixas. Acimas dessas imagens, temos Gestão de ativos e Gestão de inventário, consecutivamente.

Pode ser que você já tenha cometido o erro de confundir a gestão de inventário com a gestão de ativos da sua empresa, afinal, ambos tratam da administração de bens corporativos. Porém, é importante que a distinção entre esses termos esteja bem clara, pois, caso sejam trocados, podem causar grandes prejuízos.

Por isso, nós da ManageEngine, trouxemos um artigo para te explicar a diferença entre os dois e como você pode aplicar, de maneira correta, tanto a gestão de ativos quanto a de inventário em sua empresa. Vamos lá?

Qual a diferença entre a gestão de inventário e a gestão de ativos 

Simplificando, podemos dizer que a gestão de ativos foca no ciclo de vida de um bem individualmente, enquanto a gestão de inventário foca no conjunto desses bens.

Um inventário nada mais é que o processo de listar, monitorar e controlar todos os ativos de uma empresa. Logo, a gestão de ativos encontra-se dentro da gestão de inventário.

Os dois fazem parte das práticas de ESM (Enterprise Service Management, ou em português, Gerenciamento de Serviços Corporativos) e, por isso, são ideais para administrar empresas de diferentes áreas.

Para compreender melhor como cada um se caracteriza, veja detalhadamente abaixo.

O que é um ativo e como gerenciar? 

Um ativo é um bem, algo que gere e/ou agrega valor. Fazer sua gestão consiste em ter conhecimento e controle sobre seu ciclo de vida e como eles impactam no dia a dia da empresa e, consequentemente, maximizar o ROI.

Algumas das características dessa prática incluem:

  • Identificação;

  • Classificação;

  • Monitoramento;

  • Controle e;

  • Avaliação dos ativos.

Dessa maneira, a pessoa que lida com a tarefa do gerenciamento dos ativos, consegue ter uma visão muito mais abrangente da situação em que eles se encontram.

Ficou interessado e gostaria de saber mais sobre a gestão de ativos focada em TI? Leia este artigo.

O que é a gestão de inventário 

Segundo o dicionário Michaelis, inventário pode ser definido como um “documento em que se acham inscritos e descritos os bens” ou “elaboração minuciosa, registro, relação, rol“.

O intuito de fazer o gerenciamento desse documento é compilar todos os ativos em um único lugar, fazendo com que seja mais fácil ter uma visão abrangente do todo.

A gestão de inventário, além das características citadas na gestão de ativos, também contempla outros atributos, como:

  • Nome do ativo;

  • Quantidade;

  • Descrição;

  • Número de identificação;

  • Data da compra;

  • Custos;

  • Proprietário;

  • Licenças;

  • Manutenção;

  • Data de obsolência.

Um dos objetivos da gestão de inventário é garantir que a organização tenha um suprimento constante de ativos para as necessidades operacionais atuais e futuras. Dessa forma, ele pode contribuir para otimizar os gastos com ativos ao encontrar um equilíbrio entre manter estoque suficiente e evitar as armadilhas do excesso ou da falta de estoque.

Além disso, essa gestão também traz outros benefícios como a localização dos bens. Isso ajuda a saber o que está faltando antes que seja tarde demais, identificando áreas para possíveis vulnerabilidades de segurança.

Quer saber como gerenciar um inventário de TI? Veja aqui.

 

Veja abaixo uma tabela que mostra a diferença entre esses dois tipos de gestão.

Tabela mostrando as diferenças entre a gestão de ativos e gestão de inventário

Como o AssetExplorer da ManageEngine pode te ajudar nessa tarefa 

Independente do tamanho da empresa que você trabalha, tenho certeza que ela deve possuir muitos ativos (especialmente aquelas que encontram-se no setor da indústria). Claramente, administrar todos os bens que ela possui, além de ter que administrar os bens que ela produz, deve ser uma tarefa bem… intensa!

Por isso, poder contar com ferramentas que facilitem essa tarefa faz com que ela se torne menos complexa. O AssetExplorer, um software de gestão de ativos empresariais, tem recursos que irão otimizar seu tempo e também aumentar seu ROI exponencialmente.

Asset Explorer

Com métodos de descoberta baseado em agentes e também sem agentes, é possível fazer a descoberta de todos os ativos em sua rede de forma automática, ou seja, diga adeus aos registros manuais e demorados. Além da gestão de ativos, ele também faz o gerenciamento de softwares, licenças, compras e contratos para que você nunca perca os prazos de renovação ou expiração.

Asset Explorer

Esteja ciente de quais ativos foram emprestados, assim como  os comprados, vendidos e também tenha um CMDB para armazenar todas as informações dos seus itens de configuração.

Relatórios, ciclo de vida dos ativos e inventários nunca mais serão uma preocupação para você. Experimente o AssetExplorer gratuitamente por 30 dias e descomplique sua TI com a ManageEngine.