A detecção e prevenção de intrusão de forma rápida são essenciais para mitigar ataques cibernéticos. O tempo de resposta, em um cenário como esse, pode fazer toda a diferença se o seu ambiente de TI continuará operacional ou não.
O IPS (sistema de prevenção de intrusão) é a evolução do IDS, servindo justamente para reportar anomalias e já tomar medidas preventivas. Neste artigo, iremos estender o que é o sistema de prevenção e seus benefícios. Boa leitura!
IPS: o que é?
Intrusion Prevention System ou sistema de prevenção de intrusão toma medidas corretivas ao detectar ameaças, não precisando ter a intervenção humana após o monitoramento.
O IPS irá detectar vulnerabilidades na rede, e a partir dessas vulnerabilidades, bloquear ameaças automaticamente ao identificar padrões suspeitos com base em um conjunto de regras, por isso é também conhecido como um sistema de controle.
IDS: qual a diferença do IPS?
IDS (Intrusion detection systems) ou sistema de detecção de intrusão, é um recurso que examina o tráfego da rede em busca de vulnerabilidades e anomalias que podem significar que um ataque está ocorrendo em sua ambiente.
Ele é um sistema de detecção e monitoramento, porém não toma medidas de correção, gerando somente alertas, diferente do IPS.
Apesar dessa diferença, os dois sistemas funcionam de forma semelhante. Para detectar ameaças, comparam pacotes de rede em um banco de dados de ameaças cibernéticas que contém assinaturas conhecidas que devem ser constantemente atualizadas, além do método baseado em anomalias (Anomaly-Based IDS) e com base em políticas de segurança pré-definidas pelos administradores (Policy-Based IDS).
Portanto, como podemos ver, o IDS e IPS são recursos essenciais para a segurança da informação e a preservação da sua infraestrutura de TI e dados e devem ser trabalhados em conjunto para serem efetivos.
Enquanto o IDS trabalha como um alarme, detectando o que acontece em seu ambiente como uma câmera de vigilância, o IPS é o que entrará em ação, como os policiais ao saber de uma invasão.
Como funciona o IPS
O sistema de prevenção de intrusão geralmente é implementado em linha de rede para analisar em tempo real todo o tráfego que entra e que sai. Depois que uma anomalia é identificada, ele implanta um patch virtual para proteção, que irá inserir camadas de políticas e regras de segurança.
Para detectar o tráfego malicioso, 3 métodos podem ser usados:
1- Detecção baseada em assinatura
Uma assinatura de ataque é um padrão ou característica única que identifica um ataque cibernético específico ou atividade maliciosa.
A detecção baseada em assinatura irá verificar pacotes de rede em busca desses padrões e assim o IPS irá poder agir e bloquear, caso haja a detecção de algum deles.
2 – Detecção baseada em anomalias
Graças ao machine learning e a inteligência artificial, recursos como UEBA conseguem detectar o que são atividades anômalas de entidades e usuários, ou seja, o que sai do seu comportamento padrão.
Ao lado de ferramentas SIEM que possuem este recurso, o IPS pode se tornar efetivo para detectar anomalias que se desviam dos comportamentos usuais.
3 – Detecção baseada em políticas
Políticas de segurança são um conjunto de diretrizes, procedimentos e práticas para padronizar procedimentos para garantir a confidencialidade, integridade e disponibilidade das informações que ela manipula.
Se alguma ação viola uma dessas políticas, o sistema de prevenção de intrusão irá bloquear esta tentativa.
A vantagem das políticas de segurança é que cada empresa cria as suas, adequando-as de forma que as melhor beneficie.
Benefícios do IPS para as empresas
A segurança da informação é uma das grandes preocupações das organizações atualmente. O vazamento de dados se tornou crítico, visto que as empresas estão virando um alvo crítico dos cibercriminosos por causa da quantidade de dados sensíveis que elas possuem.
Vamos entender melhor os benefícios do IPS:
Remediação rápida
Trabalhar com o IDS e IPS em conjunto traz o monitoramento proativo, detectando as ameaças e alertando os administradores imediatamente. Com a ação imediata do IPS para a prevenção, a remediação se torna mais eficaz.
Automação
Esses recursos ajudam a tirar a carga manual dos trabalhadores, que conseguem aplicar regras e políticas para monitoramento e mitigação de ameaças de forma automática, sem depender que eles tomem uma ação, o que levaria tempo e poderia ser tarde demais para parar um ataque.
Conformidade
Impedir ataques e aplicar medidas de segurança garantem que a empresa esteja de acordo com a conformidade e regulamentações do setor, remediando ataques, impedindo vazamento de dados e aumentando a segurança.
Aplicação de políticas
O time de segurança pode definir quais as melhores políticas internas que devem ser cumpridas e aplicadas, assim o IPS consegue detectar quando elas são descumpridas.
Diminui a carga operacional do SOC
O Centro de Operações de Segurança possui a função de manter a cibersegurança de todo o ambiente da empresa, 24 horas por dia, 7 dias por semana. Isso demanda tempo, atenção e extremo cuidado.
Ele irá detectar, analisar e responder a incidentes por meio de estratégias preventivas e de defesa. O IPS ajuda a diminuir sua carga ao automatizar a detecção e agir de forma proativa, barrando ameaças de maneira eficaz.
Entenda como a ManageEngine pode te auxiliar no uso do IPS
O Intrusion Prevention Systems é mais uma das fortes estratégias que deve ser considerada e aplicada na segurança cibernética de empresas que prezam pela conformidade e proteção de dados.
Estamos em uma era em que ataques cibernéticos são constantes e empresas são sempre as próximas vítimas. Toda medida preventiva deve ser usada, e por isso, a ManageEngine sempre oferece as melhores soluções.
O Firewall Analyzer é uma ferramenta para fazer a gestão de políticas de firewall e de segurança na rede, auxiliando a analisar todos os logs de tráfego em sua rede.
Há também o EventLog Analyzer para monitorar logs IDS e IPS e extrair as informações que eles fornecem para proteger ainda mais sua rede, como dispositivos mais visados, ataques ocorridos na rede e tendências de ataques.
Para saber mais sobre essas soluções e fazer um teste gratuito de 30 dias, acesse o nosso site!