imagem com fundo azul claro e escuro. Do lado direito há alguns círculos, sendo que um dele há somente a metade. Dentro desse círculo há uma imagem de alguns dispositivos móveis como tablets e celulares. Do lado esquerdo, na parte escura, está o título do texto escrito em branco - Modo Quiosque: entenda o que é e seus benefícios, acima está o logo da ManageEngine também na cor branca.

A tecnologia nos proporciona muitas facilidades. Há pouco tempo, quando você ia ao restaurante, era necessário chamar algum atendente para anotar o seu pedido. Hoje, ainda contamos com esse serviço, mas existem mecanismos tecnológicos que automatizaram o processo.

Sabe aqueles dispositivos, muitas vezes um tablet, que funcionam como um menu, o qual o pedido é gerado forma automática? Com essas tecnologias fazendo parte de nosso cotidiano é comum utilizá-las de forma completa, ou seja, utilizando todos os aplicativos que convém.

Mas já parou para pensar como esse dispositivo funciona de forma limitada? Ou seja exercendo apenas uma função? Ele está configurado no modo quiosque. Quer entender o que é e sua funcionalidade? Então, continue a leitura deste artigo!  

O que é o modo quiosque e como ele funciona? 

É uma configuração que permite que administradores criem listas de permissão nos dispositivos, deixando somente os recursos necessários funcionais.

O nome “quiosque” ou também conhecido como “Kiosk” nos remete a mensagem de que estamos indo para o local certo, encontrar um serviço/produto específico, assim como um quiosque físico que estamos acostumados a ver em centros comerciais.

Este modo pode desempenhar um papel fundamental no ciclo de vida de um dispositivo, pois além de bloqueá-lo para que execute somente as funcionalidades necessárias, ele gera uma maior flexibilidade para que o usuário faça apenas suas tarefas.

Na introdução deste texto, citamos o exemplo dos dispositivos de restaurantes. No entanto, há diversos setores que utilizam esse modo, como hospitais, escolas, hotelaria, áreas comerciais e administrativas.

Modo quiosque em hospitais 

Para este caso, os dispositivos podem ajudar no agendamento de consultas, check-in de pacientes, explorar serviços hospitalares e até mesmo na solicitação de receitas.

De maneira fácil, o próprio paciente pode executar essas tarefas através de um dispositivo.

Modo quiosque em escolas 

Muitas escolas hoje fornecem tablets ou laptops como uma forma de inserir a tecnologia em sua metodologia, contribuindo para realização de atividades e pesquisas.

No entanto, com essa configuração ativada, o acesso será limitado somente ao que for necessário, como acessos a plataformas de ensino e sites de busca confiáveis.

Modo quiosque em áreas comerciais 

Diferentes áreas comerciais se beneficiam desse modo.

Pense em lojas de roupas que para evitar as filas nos caixas utilizam dispositivos para exercer a mesma função, ou seja, o próprio cliente consegue pagar por seus produtos.

Modo quiosque em áreas administrativas 

A cibersegurança é um elemento fundamental para qualquer organização.

Os administradores podem configurar os dispositivos de toda a empresa organizando os acessos e recursos disponíveis, selecionando quais aplicações podem ser executadas, acesso a conteúdos de arquivos e permissões para downloads.

Se essa configuração estiver alinhada a uma solução robusta de MDM (Mobile Device Management), é possível configurar a localização do dispositivos com recursos de geotracking e geofencing, já que em empresas é comum a utilização desses dispositivos de forma remota.

Modo quiosque em hotelaria 

A área de hotelaria também usa esse modo para automatizar check-in e check-out de hóspedes, acessos às chaves de quartos, e exploração de serviços.

Vale mencionar que essa configuração já está presente em muitos dispositivos, mas também pode ser adicionada por meio de aplicações terceiras.

De forma geral, nessa configuração o administrador consegue:

  • Bloquear determinadas funções ou aplicações;

  • Bloquear acessos ou arquivos;

  • Fazer atalhos que facilitem o entendimento do usuário sobre o que se pode acessar;

  • Controlar o conteúdo de downloads (ou proibindo essa função, se for o caso).

Um fato interessante é que com uma solução para a Gestão de Dispositivos Móveis (MDM), o administrador amplia esse gerenciamento, ajustando o modo de acordo com as políticas da empresa e alinhando-as a um determinado projeto ou serviço. Dentre outros recursos que ferramentas avançadas de MDM podem contribuir como o provisionamento remoto, implementação fácil e rápida, processos para dispositivos roubados ou perdidos, configuração de aplicativos para dispositivos móveis e automação de atualizações.

Além de promover um controle total ao administradores de TI, ele evita que os usuários removam ou instalem aplicações desnecessárias, deixando-os somente para utilizações específicas.

Quer explorar suas vantagens? Então veja o próximo tópico!

Quais as vantagens em adotar o modo quiosque? 

Além de aprimorar a utilização dos dispositivos, listamos 3 vantagens que se pode ter ao contar com essa opção configurada:

1 – Fornece mais  controle sobre os dispositivos 

Os administradores têm um controle muito maior dos dispositivos, configurando-os e entendendo exatamente como eles estão sendo utilizados. E, com uma ferramenta MDM, é possível elevar esse controle, fazendo-o até mesmo de forma remota.

2 – Oferece segurança 

É evidente que ao proporcionar a utilização de dispositivos para os usuários, ainda mais quando esse uso se estende a locais públicos, pode torná-los mais vulneráveis, principalmente se houvesse diversas funções disponíveis para eles.

A ideia é fornecer apenas o necessário e evitar acessos indevidos.

Como essa configuração pode ser feita de forma remota (caso tenha uma solução MDM), o administrador consegue facilmente alterar configurações, alinhar restrições e desativá-los, se for o caso. Isso promove a segurança dos dispositivos e informações.

3 –  Melhora a experiência dos usuários 

Tendo a tecnologia usada e destinada para determinadas funções, os usuários conseguem facilmente acessar o que precisam, sem complicações, o que permite uma experiência tranquila, dinâmica e sem complexidades.

Mobile Device Manager Plus: a solução da ManageEngine que  vai simplificar a gestão dos seus dispositivos móveis!

O modo quiosque por si só, já ajuda as equipes de TI que queiram gerenciar seus dispositivos de maneira segura, controlada e organizada.  Além disso, essa tarefa pode ser simplificada ao escolher a ferramenta certa.

A ManageEngine conta com soluções robustas e diferenciadas, dentre elas, destacamos o Mobile Device Manager Plus, que vai automatizar o modo quiosque e alavancar a gestão de dispositivos móveis. Veja:

Mobile Device Manager Plus 

Um ponto crucial de toda ferramenta é a sua interface.

Ferramentas complexas e difíceis de utilizar acabam gerando frustrações para as equipes de TI, por isso você deve investir em uma solução amigável, ainda sim, potente e robusta, para isso o Mobile Device Manager Plus é a decisão certa.

Nossa solução apresenta dashboards que mostram uma visão geral de todo ecossistema dos dispositivos. Além de controlar, configurar e solucionar problemas de dispositivos de maneira remota, você também pode configurar perfis para adotar políticas para Wi-fi, VPN e outros parâmetros.

Em relação ao modo quiosque, você consegue automatizar as políticas e configurações em massa (e de forma remota, se preferir), personalizar telas inciais, ativar o recebimento de alertas críticos e obter relatórios detalhados sobre a execução das tarefas e performance dos dispositivos.

Nossa ferramenta conta com funcionalidades que contribuem para políticas de DLP (Data Loss Prevention) como a configuração de bloqueio de tela de dispositivos para screenshoots, intensificando a segurança para evitar o vazamento de informações.

Ela abrange os sistemas operacionais Windows 10 e 11, IOS, android e Chrome OS. Clique aqui para saber mais.

Faça a gestão de seus dispositivos móveis de forma segura e simplificada!