Todas as organizações possuem dados valiosos e informações sensíveis que precisam ser protegidas da melhor forma possível para não chegar nas mãos erradas, pois existem muitas entidades que esperam apenas uma brecha na segurança para entrarem no seu sistema e tirarem vantagem do que encontrarem no caminho.
Sendo assim, pensando na segurança e preservação dos seus dados, nós vamos te explicar o que são os softwares maliciosos, suas variedades, os prejuízos que causam e dicas de proteção. Boa leitura!
O que são softwares maliciosos?
Para falar de softwares maliciosos, no mundo da TI, nós usamos o termo malware, que abrange diversos tipos de programas usados para danificar algum computador ou até mesmo uma rede de computadores.
Muitas vezes os malwares são confundidos com vírus, mas ele vai muito além disso, e é exatamente sobre isso que vamos nos aprofundar agora. Conheça os diferentes tipos de malware:
Vírus
Os vírus de computador dependem de um arquivo hospedeiro no sistema para se inserir e se propagar. E isso só pode ser efetuado através de uma ação inicial da pessoa que baixou e abriu o arquivo infectado. Após isso, ele pode ocasionar diversos tipos de danos ao ambiente, por exemplo, bloquear a máquina fazendo com que a pessoa perca total o seu controle, destruir os arquivos existentes, como fotos, vídeos e programas instalados, e claro, roubar seus dados para usos indevidos.
Devemos lembrar que todo vírus é um malware, mas nem todo malware é um vírus!
Ransomware
Assim como a palavra ransomware já nos dá a pista sobre o que se trata, este termo significa o sequestro de arquivos e sistema, onde o criminoso realiza exigindo um pagamento de resgate para devolver o acesso ao usuário proprietário. Existem dois tipos de ataque ransomware:
-
O primeiro é o ransomware crypto, onde o criminoso criptografa determinados arquivos de um computador, e em troca pede o pagamento, geralmente sendo através de Bitcoin.
-
O segundo é o ransomware locker, em que o computador em si é bloqueado, e por mais que o proprietário insira a conta de usuário e senha corretas, aparece uma mensagem indicando o bloqueio do sistema, seguido também de um pedido de pagamento.
Spyware
Este tipo de malware se caracteriza por um programa espião que invade o computador e fica ali monitorando cada passo do proprietário, ele consegue ver tudo, horário em que o usuário fica ativo, arquivos baixados, programas acessados, quantidade de cliques, o que é digitado no teclado, histórico, dados, configurações, entre outros. Tudo isso para colher essas informações e guardar para si ou enviar para terceiros.
Neste tipo de malware, pode haver o lado bom e o lado ruim. Vamos imaginar que alguma entidade governamental ou a polícia precise obter dados de alguma organização de criminosos, obtendo uma autorização judicial para utilizar o spyware, isso é possível. Mas, da mesma maneira, uma organização de criminosos pode se infiltrar em um sistema do governo ou da polícia com um programa espião para cometer atos danosos.
Adware
O adware surge juntamente com programas baixados da internet, onde ele é instalado em conjunto, fazendo com que apareça diversos pop-ups de anúncios na sua tela esperando o proprietário do dispositivo clicar e assim infectar o seu sistema. Ele pode causar lentidão no dispositivo e capturar informações sensíveis, como localização do usuário e endereço IP.
Em alguns casos as publicidades dispersadas pelos adwares são licenciadas e geram receita para o atacante, sem que seja instalado um terceiro agente na máquina causando algum tipo de danos.
Worm
Este ataque leva o nome de worm pela razão de realmente se comportar como um verme. Quando um computador é infectado por esse malware, ele se propaga automaticamente através da rede ou internet, quando encontra alguma vulnerabilidade no sistema, ele se aproveita, invade e cria cópias de si mesmo para causar lentidão nos dispositivos.
Não necessariamente precisa de alguma ação à ser executada pelo usuário, ele pode infectar diversos computadores se auto-reproduzindo através das brechas de segurança.
Fileless malware
Diferente dos malwares tradicionais que precisam de uma execução, o fileless malware, ou em português, malware sem arquivo, age de forma oculta dificultando a sua identificação.
Ele pode se disfarçar dentro de um processo, ferramenta ou documento legítimo do próprio sistema operacional, executando scripts diretamente da memória do computador sem danificar diretamente o sistema. Geralmente ele se propaga através de phishing, onde o usuário é enganado e levado a abrir links ou baixar arquivos.
Organizações e indivíduos podem ser altamente prejudicados, pois o fileless malware pode ser usado para roubar dados confidenciais, senhas, informações pessoais ou até mesmo controlar o sistema infectado.
Como os softwares maliciosos podem prejudicar a sua organização?
Acentuando as informações descritas em cada tipo de malware, o que elas mais tem em comum é a possibilidade de capturar as informações de suas vitímas. Sendo assim, se algum dispositivo da organização for infectado, esse malware pode se mover lateralmente, infectando outros sistemas da rede, escalando até chegar em alguém com acessos privilegiados, onde o estrago é muito maior.
O ataque APT pode ser um exemplo de infecção malware de alto prejuízo, ele é uma forma sofisticada de ataque cibernético que envolve um nível avançado de planejamento, sendo causado geralmente por um grupo organizado de hackers.
Uma característica desse tipo de ataque é a sua persistência, ou seja, longa duração. Quando o atacante entra na rede alvo, ele não faz nenhuma ação de imediato, ficando ali por meses ou até anos, para absorver o máximo de informações possíveis e expandir seus acessos.
Com a extorsão dos dados confidenciais, a vítima pode sofrer prejuízos sérios, como danos à reputação da empresa, roubo de segredos comerciais, fraudes financeiras e consequências legais por desconformidade.
Dicas para se proteger de softwares maliciosos
Aderindo uma abordagem proativa de segurança da informação, é possível se proteger dos malwares e das suas consequências. É de grande importância a sua organização optar por ferramentas de gerenciamento e monitoramento de TI, para que assim, caso haja alguma brecha na segurança ou alguma vulnerabilidade, ela seja corrigida antes mesmo da infecção do software malicioso.
É imprescindível o treinamento dos colaboradores, para que eles conheçam esses malwares e não caiam em ataques de engenharia social, que é a forma mais fácil de ter o dispositivo infectado.
Outra dica é a sua equipe de TI criar uma allow list e uma block list contendo os softwares que a organização considera confiável e quais não são. Para que os colaboradores tenham em seus dispositivos apenas os programas certos para área de trabalho, evitando todos os possíveis riscos ao sistema.
Como as soluções da ManageEngine podem prevenir a sua organização de softwares maliciosos
A ManageEngine possui uma gama de soluções de gerenciamento de TI que ajudam a prevenir e também mitigam ataques em processo, facilitando a proteção dos dispositivos de organizações de todos os tamanhos.
Endpoint Central
Nossa ferramenta de gerenciamento e monitoramento de endpoints possui um recurso que possibilita a automatização de patches e atualizações para que ajude a equipe de TI a economizar tempo e esforço. Ele ajuda a identificar os sistemas que precisam de atenção para que as medidas necessárias sejam tomadas, mantendo assim a rede protegida contra ataques cibernéticos.
O Endpoint Central também possui Machine Learning, obtendo uma detecção de comportamento que garante a rápida identificação de qualquer movimento suspeito no ambiente.
Log360
Com recursos DLP e CASB, o Log360 é capaz de detectar, priorizar, investigar e responder a ameaças de segurança. Ele faz auditoria de log gerando relatórios, assim você pode acompanhar os eventos de rede que considera importantes em formato de gráficos e tabelas. Contendo um dashboard altamente intuitivo e personalizável.
Para os profissionais de segurança, ele permite a equipe ter uma visibilidade completa de SOC, fornecendo a otimização das principais métricas como MTTD e MTTR.
DataSecurity
O DataSecurity Plus é um componente de visibilidade de dados e atua na prevenção de vazamento de dados do ambiente, ele ajuda a combater ameaças internas e atende aos requisitos de conformidade.
Ele possui recursos que monitoram a integridade de arquivos em tempo real, onde você tem o controle das alterações de permissão, criação de arquivos, movimentação e modificação de eventos, e muito mais.
Quer saber mais sobre nossas soluções que ajudam as organizações a se proteger de todos os tipos de malware? Acesse agora o nosso site clicando aqui, você pode solicitar uma demonstração personalizada de cada solução e também fazer um teste grátis de 30 dias!