Monitorar uma rede quanto ao seu tempo de atividade e desempenho máximo é crucial. Ao acompanhar o desempenho da rede, as organizações podem compreender melhor os seus requisitos, obter visibilidade aprofundada, identificar acidentes rapidamente e implementar medidas de remediação. No entanto, isso é mais fácil dizer do que fazer.

A complexidade só aumenta quando a rede é de um MSP. Monitorar uma rede multicliente generalizada é uma tarefa tediosa, pois os MSPs precisam garantir a disponibilidade, o desempenho ideal e a segurança não apenas de sua rede, mas também das redes de seus clientes.

Para fazer isso, os MSPs devem implantar uma solução de monitoramento de rede que busque métricas em tempo real dos dispositivos inseridos nela usando métodos de monitoramento sem agente ou baseados em agente e emita alertas quando eles estão além dos níveis ideais. Com base nos dados recuperados, os administradores de rede podem iniciar ações corretivas para evitar possíveis contratempos.

O monitoramento baseado em agente e sem agente diferem em um aspecto fundamental: o método de coleta de dados. O monitoramento baseado em agente implanta um software lightweight conhecido como agente em um dispositivo de rede. Ele coleta as estatísticas de desempenho do dispositivo e envia solicitações https para a solução central de monitoramento, que então recebe os dados do agente e correlaciona e analisa as métricas recuperadas. Isso oferece vantagens distintas:

  • Como o agente implantado pode ser configurado para enviar apenas métricas seletivas, isso ajuda os administradores do MSP a personalizar as informações enviadas em nível de dispositivo.

  • O monitoramento baseado em agente mitiga preocupações de segurança, pois o fluxo de informações é unidirecional, ou seja, apenas o agente pode se comunicar com a solução de monitoramento, e não o contrário.

  • Como os dados são coletados e armazenados localmente, a pressão sobre a solução de monitoramento central é reduzida drasticamente. Além disso, mesmo que a ligação com a solução de monitorização central caia, os dados continuarão disponíveis quando a solução for restabelecida.

O monitoramento sem agente, por outro lado, depende de protocolos de comunicação seguros para transmissão de dados. A solução de monitoramento central monitora os dispositivos em intervalos regulares e transmite dados por meio de protocolos de comunicação como SNMP, WMI, CLI, etc.

Ao contrário do monitoramento baseado em agente, o método sem agente não requer a instalação de nenhum software no dispositivo final, tornando-o mais fácil de implantar e escalar.

Para saber mais sobre as diferenças entre monitoramento baseado em agente e sem agente, confira esta página.

No restante deste artigo, discutiremos:

  • Desafios no monitoramento de redes multiclientes

  • Como o monitoramento baseado em agente ajuda você a monitorar redes remotas

  • Como o OpManager MSP oferece cobertura para monitoramento sem agente e baseado em agente

Desafios no monitoramento de redes multiclientes   

Vamos explorar alguns dos desafios associados ao monitoramento de vários clientes.

  • Privilégios de acesso: para monitorar redes multiclientes com um agente, os MSPs precisam de acesso às credenciais do dispositivo. No entanto, a partilha de um acesso tão extenso pode suscitar preocupações de segurança.

  • Maior latência e restrições de tráfego: como a abordagem de monitoramento baseada em servidor usa protocolos de comunicação para transmissão de dados, a eficiência da solução de movimento central pode ser prejudicada, levando a uma latência mais alta. Além disso, a transmissão de dados gera enormes quantidades de tráfego de rede e pode causar congestionamentos e atrasos.

  • Pontos cegos: Quando a conexão entre um dispositivo remoto e a solução de monitoramento central cai, não é possível recuperar dados. Isso dá origem a pontos cegos de desempenho.

  • Monitoramento remoto: Na maioria das vezes, as redes multiclientes estão espalhadas por diferentes áreas geográficas. Coletar e analisar métricas de dispositivos remotos a partir de um console central é mais fácil de falar do que fazer. Além disso, quando os dados são transferidos de dispositivos remotos, eles estão sujeitos a interceptações e adulterações. Isso introduz preocupações de segurança.

Como o monitoramento baseado em agente ajuda você a monitorar redes remotas   

Com o monitoramento baseado em agente, os MSPs podem:

  1. Monitorar suas redes multiclientes sem credenciais, pois os dados são coletados e transferidos por meio de agentes. Isso elimina a necessidade de amplo acesso de segurança.

  1. Melhorar o desempenho da rede, uma vez que a necessidade de pesquisa e recuperação de dados foi eliminada.

  1. Acompanhar o desempenho do dispositivo, mesmo quando a conexão com a solução de monitoramento central cair.

  1. Reforçar a segurança da sua rede, pois a comunicação entre o agente e a solução de monitorização é realizada via https e não pode ser adulterada.

Embora o monitoramento baseado em agente seja comparativamente vantajoso, há questões de implantação e escalabilidade a serem consideradas. É por isso que os administradores de rede geralmente optam por um método híbrido que envolve métodos de monitoramento de dispositivos sem agente e baseados em agente, de acordo com a criticidade e os requisitos de negócios dos dispositivos. Portanto, a solução de monitoramento usada deve suportar métodos de monitoramento baseados em ambas as opções para obter o melhor dos dois mundos.

Como o OpManager MSP oferece cobertura para monitoramento sem agente e baseado em agente   

Com a introdução de um recurso de monitoramento baseado em agente no OpManager MSP (versão 127240 e superior), os administradores do MSP agora podem implantar nosso agente OpManager lightweight em sua rede e usá-lo para monitorar suas redes multiclientes. E para facilitar a escalabilidade, os administradores de rede também podem monitorar seus dispositivos sem agentes.

Com uma combinação de ambas as abordagens, os administradores de MSP podem monitorar melhor o desempenho de sua rede e garantir o tempo de atividade da rede, o que os ajuda a fornecer uma alta QoS e cumprir os SLAs e os objetivos organizacionais.

Usando as métricas coletadas usando métodos baseados e sem agente, o OpManager MSP ajuda os administradores de rede a configurar limites para dispositivos e disparar alarmes em caso de violação de limite.

Alguns dos recursos prontos para uso do OpManager MSP incluem:

  • Configuração automatizada de threshold: usando os limites adaptativos do OpManager MSP, os administradores de rede podem automatizar seu processo de configuração de threshold. Isso os ajuda a se concentrar em outros aspectos cruciais do monitoramento de rede.

  • Previsão de tendências de desempenho: o modelo de dados avançado do OpManager MSP ajuda os administradores a prever qualquer métrica de desempenho para os próximos 14 dias. Isso ajuda no planejamento de capacidade e na alocação de recursos. Saiba mais.

  • Correção de falhas:  a automação do fluxo de trabalho do OpManager MSP ajuda os administradores de rede a automatizar medidas preliminares de correção em caso de acidente. Após configurar as etapas necessárias a serem executadas e definir o gatilho, o fluxo de trabalho será executado automaticamente.

  • Monitoramento híbrido: o OpManager MSP oferece suporte ao monitoramento de dispositivos locais e virtuais. Isso ajuda os administradores a terem visibilidade em toda a rede. Além disso, eles também podem monitorar dispositivos de diferentes fornecedores, diferentes categorias e diferentes redes. Os administradores de rede também podem monitorar um único cliente com múltiplas sondagens usando o OpManager MSP.
  • Complementos e integrações poderosas: Os administradores de rede podem ir além do escopo do monitoramento de rede e usar o gerenciador de configuração de rede (NCM) do OpManager MSP e os complementos OpUtils para realizar o gerenciamento de configuração e gerenciamento de endereços IP. Ao integrar-se com outras ferramentas de ITSM, os administradores de MSP podem transmitir alertas ao técnico em questão e reduzir o tempo médio de reparo (MTTR).
  • Visualização abrangente: os recursos de diagramação e visualização de rede do OpManager MSP ajudam os administradores de rede a visualizar e obter insights acionáveis. Os usuários também podem criar visualizações NOC personalizadas, incluindo métricas de diferentes clientes, ajudando-os a se manterem atualizados em qualquer rede a qualquer momento.

Para experimentar todos esses recursos e muito mais, baixe agora uma avaliação gratuita do OpManager MSP .

Saiba mais sobre o OpManager MSP.

Artigo original: https://blogs.manageengine.com/corporate/general/2023/10/27/monitor-your-multi-client-network-with-opmanager-msps-agent-based-monitoring.html