A evolução do gerenciamento tradicional baseado no cliente para o gerenciamento moderno e a introdução de dispositivos móveis no local de trabalho resultaram na possibilidade dos administradores de TI equiparem sua força de trabalho distribuída com dispositivos que lhes permitem trabalhar em qualquer lugar. No entanto, em determinadas situações – por exemplo, quando os funcionários recebem tarefas por turnos, atribuir um dispositivo dedicado a cada usuário pode:
-
Aumentar a carga de gerenciamento do inventário de TI.
-
Resultar na alocação desnecessária de recursos em toda a organização.
- Ocupar uma parte significativa do orçamento da organização.
Pode ser incrivelmente demorado, e até mesmo impossível, configurar manualmente os dispositivos de trabalho para que funcionem como dispositivos compartilhados e, ao mesmo tempo, garantir que estejam seguros e em conformidade com as políticas da organização.
Para combater essas desvantagens, o Mobile Device Manager Plus permite que os administradores de TI combatam essas desvantagens provisionando dispositivos compartilhados a partir de um console central.
O que são dispositivos compartilhados?
Dispositivos compartilhados são dispositivos móveis comuns que são configurados para permitir que diferentes funcionários usem o mesmo dispositivo em momentos diferentes.
Esses dispositivos podem ser acessados por um conjunto de usuários, sendo que cada usuário tem seu próprio espaço de trabalho pessoal no dispositivo que foi provisionado com as aplicações, as permissões e as restrições necessárias. Dessa forma, cada usuário tem acesso aos recursos de que precisa durante seu turno, enquanto o administrador de TI tem um inventário de dispositivos menor para gerenciar e proteger.
Que benefícios você pode esperar dos dispositivos compartilhados Android?
O ManageEngine Mobile Device Manager Plus permite que os administradores de TI automatizem remotamente a configuração de dispositivos compartilhados Android.
Integre o acesso ao dispositivo
O Mobile Device Manager Plus pode ser integrado a serviços de diretório, como o Azure AD, o AD local e o Zoho Directory, para permitir que os usuários obtenham acesso ao dispositivo com suas credenciais de diretório inseridas em uma aplicação autenticadora dedicada no dispositivo.
Garanta uma segurança robusta
Implemente medidas de segurança granular no dispositivo, como o bloqueio de downloads de aplicações mal-intencionados e de terceiros, configurações de Wi-Fi, VPN e proxy, criptografia forçada e prevenção de redefinição.
Os dispositivos podem até ser bloqueados para uma única aplicação ou um conjunto de aplicações para evitar o uso indevido, e sua localização pode ser rastreada para garantir que permaneçam na área pretendida.
Caso o administrador de TI precise de acesso completo a um dispositivo bloqueado, ele poderá fazê-lo por meio do modo de administração, que exige uma senha adicional.
Aprimore a experiência do usuário
Configure janelas de horário de trabalho durante as quais os usuários são automaticamente desconectados do dispositivo e configure o modo convidado para permitir que os usuários convidados acessem o dispositivo sem autenticação por um período definido.
Os dispositivos também podem ser visualizados e controlados remotamente a partir do console do Mobile Device Manager Plus para resolver quaisquer problemas técnicos, eliminando assim o tempo gasto na resolução manual desses problemas.
Crie um novo espaço de trabalho para os usuários
Durante o logout, os arquivos locais, as mensagens SMS, o histórico de chamadas, os contatos do dispositivo e os dados da aplicação podem ser configurados para serem automaticamente apagados do dispositivo.
Isso serve como uma medida para proteger os dados do dispositivo e evitar o acesso não autorizado ao espaço de trabalho do usuário anterior, bem como para criar um novo espaço de trabalho para o próximo usuário.
Configure dispositivos compartilhados com facilidade
Quer aproveitar os benefícios da implantação de dispositivos Android compartilhados em sua organização? Experimente o Mobile Device Manager Plus gratuitamente por 30 dias clicando aqui! Aprimore a forma como os dispositivos de trabalho são usados em sua organização!
Traduzido por: Flávia Augusto