De acordo com o Relatório Global de Tendências de Nuvem Híbrida Global de 2022 da Cisco, 82% dos líderes de TI dizem que adotaram a nuvem híbrida.
A adoção da nuvem tem sido um tópico popular de conversa entre muitas empresas. Alguns queriam dar um grande salto do on-premises para a nuvem; alguns não. Embora tenha inúmeros benefícios, é aconselhável manter os recursos críticos limitados ao on-premises.
Por que?, você pode perguntar.
É imperativo executar recursos críticos no on-premises pois você pode manter o controle total de sua infraestrutura local. Essa abordagem permite que você obtenha alta disponibilidade e acessibilidade 24 horas por dia. Mas a nuvem também vem com suas próprias vantagens. Ele pode oferecer flexibilidade e segurança, além de ser econômico.
Para obter o melhor dos dois mundos, a solução é a nuvem híbrida.
Mas você não pode deixar ao acaso que sua infraestrutura de nuvem híbrida seja orquestrada perfeitamente entre recursos locais e de nuvem. Cabe a você gerenciar sua nuvem híbrida de forma eficaz para colher todos os benefícios.
Aqui estão algumas dicas para você começar a gerenciar com eficiência sua nuvem híbrida.
1. Entenda as necessidades
Se você não sabe quais recursos uma aplicação requer, é difícil alocar os componentes de infraestrutura corretos para garantir que ele possa ser executado com eficiência. Conheça os requisitos de suas aplicações, como o número de usuários, os dados necessários, a rede em que são executados e muito mais, para entender suas necessidades.
Nem toda aplicação precisa rodar na nuvem e vice-versa. Avalie a criticidade de cada uma e aproveite os recursos on-premises e na nuvem de acordo.
2. Mantenha-o seguro
De acordo com o G2 , “mais de 50% das empresas estão abertas a mover dados confidenciais para a nuvem”.
Sem dúvida, é hora de aumentar a segurança na nuvem. Mas não é humanamente possível monitorar e rastrear todas as atividades do sistema. No entanto, soluções de software projetadas para segurança podem ajudar. O IAM oferece uma camada de proteção contra acesso não autorizado e ataques cibernéticos inesperados, mantendo seguro o armazenamento local e na nuvem.
A segurança é incomparável, por isso é essencial aprimorar sua postura de segurança com soluções de gerenciamento de TI poderosas que não comprometam o desempenho.
3. Uma abordagem de visão única
A compreensão de dados não é o forte de todos, mas não se preocupe.
Ter vários painéis para entender a disponibilidade e o desempenho de sua nuvem híbrida não é uma escolha sábia. Use uma ferramenta que pode unificar os dados de ambientes locais e na nuvem para eliminar a ambiguidade. Somente quando você tiver dados abrangentes reunidos em um único painel, poderá aprender rapidamente o que está funcionando e o que não está. Uma solução fácil para isso é usar uma ferramenta de análise de dados para convergir dados de TI em um único painel de vários aplicativos e obter uma operação perfeita de sua nuvem híbrida.
Gradualmente, obtenha compreensão da infraestrutura e priorize a implementação de segurança e análise após estabelecer um entendimento completo de seu ambiente.
Gerenciar sua nuvem híbrida pode ser intimidante no começo, mas com essas medidas simples, você pode conciliar facilmente entre o on-premises e a nuvem, dando ao seu TI a vantagem da nuvem.
Artigo original: Top tips: How to effectively manage your hybrid cloud