Espera-se que os administradores de TI mantenham a rede da organização confiável e resiliente enquanto a complexidade das redes atuais aumenta. No entanto, o gerenciamento de redes corporativas está ficando mais difícil a cada dia.

Gerenciar a adoção de infraestruturas híbridas, manutenção da segurança de ambientes multinuvem, entre outros, não é uma tarefa simples.

Isso exige uma solução que dê às organizações controle e visibilidade de toda a infraestrutura, ao mesmo tempo em que oferece a vantagem de escalar junto com seu crescimento.

O que são analisadores de protocolo? 

Problemas comuns em um ambiente de rede dinâmico podem passar despercebidos por um longo período de tempo devido à falta de visibilidade, e isso pode impactar muito uma rede em termos de desempenho e segurança. Os analisadores de protocolo são ferramentas que analisam o tráfego de rede para ajudar os administradores a identificar quaisquer problemas persistentes em uma rede e facilitar o processo de solução.

Essas ferramentas podem identificar o tipo de tráfego e analisar seu contexto para entender qual é o tráfego específico do negócio e qual é uma ameaça, protegendo a rede de ataques.

Os analisadores de protocolo funcionam capturando pacotes de dados à medida que viajam por uma rede e fornecem insights de tráfego na forma de gráficos. Eles visualizam toda a infraestrutura, identificam a causa raiz do problema e enviam um alerta quando há algum comportamento anormal no tráfego.

Como funcionam os analisadores de protocolo? 

Existem dois tipos amplamente usados de analisadores de protocolo: análise ad hoc e captura de pacotes. A análise ad hoc é quando os pacotes são capturados e os parâmetros de tráfego são filtrados analisando qualquer segmento específico.

Por outro lado, a captura de pacotes funciona coletando todo o tráfego 24 horas por dia, 7 dias por semana, para identificar gargalos com desempenho ou segurança de rede. Embora a captura de pacotes seja um método eficaz, ela pode custar mais espaço de armazenamento, pois captura os cabeçalhos e as cargas úteis dos pacotes.

Por que optar por um analisador de protocolo baseado em NetFlow? 

Quando um pacote inteiro é capturado, o armazenamento de dados brutos também pode aumentar. Portanto, as empresas precisam investir mais orçamento para aumentar sua capacidade de armazenamento e também alocar mais largura de banda para analisar os dados.

Enquanto os dispositivos de captura de pacotes estão conectados à rede, a análise do NetFlow usa um servidor centralizado que mostra todas as informações necessárias, como de onde vem a maioria dos dados, quais dispositivos específicos estão conectados à rede e o número de vezes que a comunicação é estabelecida , junto com informações de porta e protocolo.

ManageEngine NetFlow Analyzer: um analisador de protocolo baseado em NetFlow 

O NetFlow Analyzer é um analisador de protocolo de rede baseado em NetFlow que fornece visibilidade em sua infraestrutura de rede para monitorar o uso de largura de banda, por protocolos e aplicativos. Com o NetFlow Analyzer, você pode:

  • Ver como sua rede está utilizando a largura de banda existente.

  • Identificar se os aplicativos de missão crítica estão sendo executados com eficiência.

  • Pesquisar para descobrir quais dispositivos ou interfaces estão causando gargalos.

  • Ser notificado sobre níveis de tráfego incomuns.

  • Gerar relatórios sobre o uso do tráfego.  

Conclusão 

À medida que os avanços tecnológicos disparam, sabemos como o gerenciamento de rede pode ser desafiador. A ferramenta do analisador de protocolo usada pelos administradores deve ser fácil de implementar em sua arquitetura existente e fornecer métricas críticas para entender bem o comportamento do tráfego.

Uma ferramenta como o NetFlow Analyzer é desenvolvida mantendo essas preocupações em primeiro plano.

Clique aqui e experimente nosso software gratuitamente por 30 dias!

Tradução: Ana Clara Corneau Soares

Artigo original: Protocol analyzer: What is it, and why does your organization need one?