Já parou para pensar no caminho que seus dados percorrem quando você acessa um site?
Assim como uma encomenda enviada pela transportadora passa por vários centros de distribuição para chegar até o destino final, os pacotes de dados também precisam passar por diferentes roteadores na internet.
Com base nisso, hoje explicaremos o que é o TraceRoute, como ele auxilia neste trajeto e como realizá-lo. Continue lendo!
O que é TraceRoute?
É uma ferramenta que mostra o caminho que os pacotes de dados fazem na rede, desde o seu computador até o servidor de destino. Ele registra cada uma das “paradas” que esses dados fazem, permitindo ter uma visualização clara sobre a rota, identificando assim algum possível problema na conexão.
O TraceRoute é bastante usado para:
-
Diagnosticar problemas de conexão na internet;
-
Descobrir se existe lentidão ou bloqueios em algum ponto da rota;
-
Identificar onde os dados estão demorando para passar;
-
Conferir se o caminho seguido é eficiente.
Mas, caso você esteja se perguntando como realizar esse processo, vamos explicar a seguir.
Como realizar o TraceRoute?
Pode até parecer complexo, mas na verdade o TraceRoute apenas envia pequenos pacotes de teste para o destino e faz a medição do tempo que eles levam para passar por cada roteador no caminho. Cada uma das paradas são chamadas de “salto” ou “hops” e representam um ponto na rede que os dados estão atravessando.
Se algum dos pontos demorar muito pra responder ou não responder, pode indicar congestionamento ou bloqueios na rota.
Para o Sistema Operacional (SO) Windows, a maneira mais fácil de rodar um TraceRoute é abrindo o “Prompt de Comando” através da barra de pesquisa e digitar:
tracert nomedosite.com
E clicar em enter.
Para o SO Mac ou Linux, o caminho é abrindo “Terminal” e digitando:
traceroute nomedosite.com
E clicar em enter também.
Para interpretar o resultado basta observar a lista que aparece, ela mostra os roteadores que os pacotes atravessaram, junto com o tempo de resposta de cada um. Se houver asteriscos (*) ou uma mensagem de “tempo limite excedido“, pode significar que o roteador não está respondendo ou que os pacotes estão bloqueados.
3 vantagens de um TraceRoute
Além de ajudar a entender o caminho que os dados percorrem na rede, ele também oferece outras vantagens para quem deseja manter a conexão estável, confira abaixo:
Quando a conexão com a internet apresenta algum tipo de lentidão ou cai com frequência, o TraceRoute permite identificar onde está o problema, mostrando se há congestionamento, bloqueios ou falhas em roteadores específicos, facilitando a solução do erro sem precisar de tentativas às cegas.
A segunda vantagem é que ao analisar a rota que os pacotes de dados percorrem, ele ajuda a identificar os caminhos que são mais eficientes para a transmissão das informações. Se tornando útil para os provedores de internet e administradores de sistemas que querem melhorar a velocidade e reduzir a latência da conexão.
E, por fim, caso algum site esteja inacessível, o TraceRoute pode ajudar indicando se o problema está na sua rede, no provedor de internet ou em algum servidor intermediário. Revelando também, se os dados estão sendo desviados por rotas inesperadas, detectando assim, possíveis falhas de segurança.
Como o OpManager da ManageEngine ajuda a realizar o TraceRoute?
Com o OpManager, é possível realizar todo o processo citado neste artigo de forma automatizada, permitindo a análise de rotas em tempo real e a detecção imediata de falhas de desempenho.
O TraceRoute é uma ferramenta excelente para diagnosticar os problemas de rede pontuais, mas com a nossa solução você consegue ter essa abordagem de forma mais robusta e contínua. Você não tem apenas visibilidade detalhada das rotas de tráfego, mas também insights sobre a saúde geral da rede.
O OpManager permite monitorar múltiplos dispositivos de forma mais centralizada e otimizar o desempenho da rede, garantindo que os dados da sua empresa percorram o caminho mais eficiente possível.
Saiba mais sobre a solução clicando aqui!
Além disso, outra solução no nosso catalogo que pode ajudar é o Site24x7 que conta com o recurso de fazer o TraceRoute no monitoramento de aplicações e sua edição é inteiramente na nuvem.