Os provedores de serviços gerenciados (MSPs) desempenham um papel importante no aumento da continuidade de negócios e no aumento da produtividade dos negócios aos quais atendem.
As empresas hoje em dia dependem de MSPs para assumir a responsabilidade de gerenciar suas redes, portanto, não precisam gastar a maior parte de seu tempo em tarefas de gerenciamento de rede, como manter o controle de dispositivos de rede, solucionar gargalos de rede, etc. Além disso, algumas empresas investem em MSPs para poupá-los de multas e despesas devido à não conformidade com os padrões do setor em seu ambiente de rede.
Os MSPs precisam entender as redes de seus clientes em detalhes, para que possam continuar atualizando a qualidade dos serviços prestados a seus clientes e cumprir os SLAs. Os MSPs também precisam conhecer as últimas tendências tecnológicas e de mercado para acompanhar a concorrência e superá-los. Por mais que pareça assustador e cansativo, as táticas certas para gerenciar a rede multicliente de forma eficaz podem tornar essa tarefa possível.
Como lidar com redes multiclientes e entregar o melhor serviço para seus clientes
Ter consciência sobre todos os dispositivos, seu desempenho, KPIs críticos e possíveis problemas de rede em uma rede multicliente é o eixo de uma estratégia de gerenciamento de rede para MSP’s bem-sucedida.
Para dominar o gerenciamento de redes multiclientes e garantir seu desempenho ideal, é importante conhecer os seguintes pontos.
Obtenha visualização unificada:
Supervisionar todas as redes do cliente 24 horas por dia, 7 dias por semana, é fundamental para entender os detalhes finos sobre cada um dos dispositivos de rede do cliente e gerenciá-los com proficiência. Mas algumas ferramentas exigem a troca de guias com frequência para fazer isso, aumentando o risco de não detectar um alerta crítico ou uma possível falha do dispositivo. É por isso que você deve usar uma ferramenta que forneça visibilidade unificada em sua rede multicliente e permita personalizar seus painéis com base em suas preferências.
Filtre as principais métricas e dispositivos:
Listar KPIs críticos e dispositivos de rede em redes cliente pode ajudar a manter as redes multicliente ativas e funcionando o tempo todo. Essa lista facilita os trabalhos dos MSPs, permitindo que eles se concentrem em um círculo menor de KPIs e dispositivos, permitindo apontar facilmente os riscos de brotamento e possíveis falhas de dispositivo nesse círculo. Isso pode reduzir os riscos de rede de explodir em grande nível.
Automatize operações mundanas:
Operações de manutenção diárias ou mensais, como reiniciar um dispositivo e operações de solução de problemas L1 e L2, podem tomar muito tempo de um MSP. No entanto, uma pessoa nem sempre é obrigada a supervisionar essas operações e, em vez disso, pode ser automatizada. Encontre o equilíbrio certo entre envolvimento humano e automação para ajudar sua rede multicliente a funcionar com mais facilidade.
Restrinja o acesso a dados irrelevantes:
Dar a toda a sua equipe MSP acesso a todos os detalhes de rede de seus clientes representa um risco de segurança significativo para sua rede multicliente, pois pode aumentar o risco de violações de dados. Isso pode ser facilmente evitado restringindo o acesso aos dados, a menos que um membro da equipe precise deles para realizar suas tarefas de trabalho. Isso cria um perímetro seguro ao redor das redes e as protege melhor contra violações de segurança.
Proteja suas redes multiclientes:
Ficar de olho nas alterações de configuração para detectar alterações de configuração não autorizadas e configuração incorreta é de vital importância para aumentar a segurança da rede do seu cliente. Para proteger ainda mais as redes, garantindo a conformidade com as políticas mais recentes do setor, verificar as redes periodicamente para identificar vulnerabilidades de firmware e aplicar patches nelas com antecedência também será de grande ajuda.
Gere relatórios para detectar problemas:
Aumentar o tempo de atividade da rede do cliente pode parecer um desafio, mas com os relatórios certos, pode ser fácil. Os relatórios são dados organizados que podem ajudá-lo a corrigir problemas em sua rede multicliente com sua capacidade de mostrar aos espectadores o que está errado e antecipar percalços em um piscar de olhos. Prever e remediar antes que um problema, gargalos de rede, uso excessivo de armazenamento surja e piore.
Como o OpManager MSP pode ajudar os MSPs?
O ManageEngine OpManager MSP é uma ferramenta granular de monitoramento e gerenciamento de integridade de rede multicliente que ajuda os MSPs a evitar gargalos de rede e falhas de dispositivo. Essa ferramenta ajuda a automatizar tarefas monótonas, resolver problemas de rede de forma proativa e reduzir o tempo médio de reparo (MTTR). Os provedores de serviços também podem aproveitar os recursos de relatório do OpManager MSP e prever falhas de rede e tomar medidas para evitar o problema completamente.
Isso é apenas um pouco do que o OpManager MSP pode fazer. Para saber mais, baixe agora uma versão de avaliação gratuita de 30 dias ou solicite uma demonstração personalizada de nossos especialistas.
Artigo traduzido do nosso site global.
Traduzido por Evellyn Amorin da Silva