Se olharmos para a última década, as organizações estão cada vez mais defendendo o movimento de satisfação dos funcionários. A satisfação do cliente, claro, é um dos fatores por excelência para o sucesso de qualquer empreendimento. No entanto, nos últimos tempos, as empresas perceberam que a satisfação dos funcionários é um facilitador da satisfação do cliente e do sucesso dos negócios.

 Com o surgimento de modelos de trabalho híbridos, as ferramentas UEM (Gerenciamento de endpoints unificado) estão mais centradas na capacitação dos funcionários. Como uma ponte entre os líderes de TI de uma empresa e seus funcionários, as soluções UEM permitem experiências positivas dos funcionários com:

1. Integração perfeita 

Um dos primeiros obstáculos para os funcionários seria esperar muito tempo para que seus dispositivos fossem provisionados por seus administradores de TI. Uma pesquisa da Gallup indica que 88% dos funcionários concordam fortemente que sua organização precisa de mais melhorias no processo de integração. Uma solução típica de UEM pode basear configurações e perfis adequados à função do funcionário em uma organização. Aproveitando o Windows Autopilot, as soluções UEM também permitem o envio direto de dispositivos Windows diretamente do fornecedor OEM para o local do funcionário, facilitando o trabalho remoto.

 2. Portal de autoatendimento unificado 


De acordo com este artigo da Harvard Business Review , 81% de todos os clientes tentam resolver o problema sozinhos antes de entrar em contato com a equipe de suporte. À medida que os colaboradores se tornam cada vez mais os clientes internos de uma organização, é necessário dotá-los das ferramentas necessárias. Usando as ferramentas do UEM, os administradores de TI podem implantar aplicativos e softwares solicitados com frequência no portal de serviço do funcionário, onde podem instalá-los conforme necessário.

 3. Separe dados pessoais e corporativos 

Com as empresas usando cada vez mais dispositivos BYOD, a obrigação não deve ser apenas do funcionário para garantir a integridade dos dados. As soluções de gerenciamento de endpoint ajudam a alcançar a tríade CIA (confidencialidade, integridade e disponibilidade de dados) ao armazenar em containers  perfis pessoais e corporativos e ajudá-los a evitar vazamento não intencional de dados por meio de pranchetas, capturas de tela, backups em nuvem, aplicativos não gerenciados, USBs e muito mais. Esses recursos de vazamento de dados também vêm com remediação de falsos positivos, ajudando os funcionários a evitar o desperdício de tempo precioso cuidando de falsas preocupações de segurança.

4. Muitos aplicativos, um login 

Os funcionários usam vários aplicativos para produtividade e podem exigir muitos logins para acesso. É um pesadelo para eles lembrar as senhas desses aplicativos. Pior ainda, se eles esquecerem a senha de um deles, eles podem ter que abrir tickets e esperar infinitamente para acessá-los. As soluções de gerenciamento modernas permitem o logon único para resolver esse problema. Melhor ainda, usando o Simple Certificate Enrollment Protocol, os funcionários podem ter uma experiência de autenticação automatizada e contínua, sem ter que lutar por senhas.

 5. Solução de problemas, em qualquer lugar, a qualquer hora 

Em um modelo de trabalho sem lugar fixo, os endpoints podem ficar descontrolados em qualquer local. É prudente ter uma abordagem independente de localização para solucionar problemas de endpoints. As ferramentas de solução de problemas de endpoints remotos podem ser úteis nessas situações, economizando horas produtivas inestimáveis. A maioria deles é compatível com HIPAA para garantir que a privacidade do funcionário receba a maior importância. Com a explosão de dispositivos e trabalhadores da linha de frente, lidar com dispositivos autônomos defeituosos torna-se crítico. As soluções modernas de mobilidade de endpoint têm parcerias OEM com dispositivos de linha de frente, incluindo dispositivos robustos e IoT, e podem fornecer recursos instantâneos de solução de problemas.

6. Transição de dispositivos tradicionais para modernos sem abrir mão da persona do usuário 

Tanto as PMEs quanto as empresas estão migrando cada vez mais de dispositivos tradicionais e legados para dispositivos modernos, que geralmente são vistos como utilizando um sistema operacional do Windows 10 ou posterior. Para tornar a transição perfeita, os administradores de TI podem capturar os dados armazenados nos computadores anteriores dos funcionários e implantá-los nos computadores recém-adquiridos usando ferramentas de imagem de disco. Além disso, essas soluções podem efetivamente reduzir o tempo necessário para personalizar os perfis de usuário nesses novos computadores. Dessa forma, os funcionários poderiam começar a ser produtivos desde o primeiro dia da migração.

 7. O melhor dos dois mundos com ferramentas UEM: segurança e produtividade 

De acordo com o Custo de ameaças internas de 2022: relatório global , as ameaças internas aumentaram 44% nos últimos dois anos. Mais importante, o relatório também diz que o tempo para conter um incidente de ameaça interna aumentou de 77 dias para 85 dias. Essas estatísticas certamente tornam os líderes de TI mais céticos sobre dar mais autonomia à sua força de trabalho. Aqui é onde as soluções de proteção de endpoint vêm para o resgate. Com o princípio do menor privilégio, os administradores de TI podem permitir que os funcionários elevem seus privilégios para aplicações específicas enquanto controlam a proliferação de contas de administrador local. Ao habilitar o acesso just-in-time, os usuários podem acessar as aplicações bloqueados em sua organização para necessidades de curto prazo.

8. O navegador é o novo endpoint 

Com os navegadores se tornando o gateway para acessar a internet, há um consenso crescente entre  os especialistas  de que ele evoluiu para um endpoint. Os funcionários usam navegadores para tarefas relacionadas ao trabalho e motivos pessoais. Como vimos anteriormente, sobrecarregar a força de trabalho com segurança de dados prejudica a produtividade.

Uma ferramenta segura de gerenciamento do navegador ajuda a restringir o acesso a sites e remover plug-ins desnecessários e extensões prejudiciais. Além disso, ele direciona o tráfego do site para navegadores confiáveis e garante que os downloads sejam de sites seguros. Para evitar o vazamento de dados corporativos, os funcionários também podem acessar sites para uso pessoal por meio de navegadores virtuais que isolam arquivos locais, armazenamento, extensões, cookies e muito mais.

 A convergência de ITOps e SecOps está tornando o UEM um kit de ferramentas abrangente para gerenciamento e segurança de endpoints, além de se transformar rapidamente em um recurso de gerenciamento de experiência do usuário final (EUEM). Alguns participantes do UEM foram reconhecidos no Forrester Wave 2022 para EUEM, confirmando que o gerenciamento da experiência do funcionário está se tornando um subconjunto do gerenciamento de endpoints.

 Na psicologia, um estado de fluxo , coloquialmente conhecido como estar na zona, é o estado mental em que uma pessoa realiza uma atividade com foco intenso, envolvimento total e prazer. Os funcionários podem entrar nesse estado se suas organizações puderem fornecer ferramentas eficazes e eficientes e ajudá-los a acessá-las com facilidade.

Garantir que os esforços de TI da sua organização estejam centrados na capacitação dos funcionários é vital. Como as ferramentas UEM são facilitadoras da experiência do funcionário, elas são um requisito essencial para o bom funcionamento de uma empresa. A chave para o sucesso é uma solução UEM abrangente que gerencie e proteja com eficiência o crescente número e variedade de endpoints, em qualquer lugar.

 Texto traduzido do nosso blog global.