Com o cenário de ameaças em constante evolução, os ataques cibernéticos tornaram-se mais sofisticados; atores mal-intencionados estão realizando ataques cibernéticos mais avançados com sérias consequências para usuários e organizações. Um ataque de injeção de SQL é uma técnica popular de hacking na Web que visa aplicações da Web orientados a dados.
Vamos discutir o que é um ataque de injeção de SQL, como o ataque funciona, seu impacto e possíveis medidas preventivas.
Ataque de injeção de SQL
A injeção de SQL é um método de ataque comum e predominante que visa os bancos de dados das vítimas por meio de aplicações da web. Ele permite que os ciberataques acessem, modifiquem ou excluam dados e, assim, manipulem os bancos de dados da organização. Para qualquer organização, os dados são um dos ativos mais importantes e valiosos, e um ataque ao banco de dados pode causar estragos e comprometer todo o negócio.
Os dados aqui podem incluir registros de clientes, informações privilegiadas ou pessoais, dados críticos para os negócios, dados confidenciais ou registros financeiros de uma organização.
Como funciona um ataque de injeção de SQL?
Um ataque de injeção de SQL é realizado através das seguintes etapas:
-
Um invasor pesquisa o banco de dados que deve ser direcionado.
-
O invasor identifica vulnerabilidades na página da Web ou na aplicação que podem ser exploradas para realizar o ataque. Um exemplo de vulnerabilidade SQL é a validação insuficiente de entrada do usuário; o invasor pode criar e enviar seu próprio conteúdo de entrada explorando essa vulnerabilidade.
- Eles ainda criam entradas SQL maliciosas e as injetam nas consultas SQL padrão.
- Isso permite que os invasores realizem ações não intencionais e maliciosas na aplicação da Web e explorem o banco de dados. Os invasores agora podem extrair informações confidenciais, contornar controles de segurança, modificar registros ou excluir todo o banco de dados.
Efeitos de um ataque de injeção SQL
Após um ataque de injeção de SQL, um invasor pode:
-
Extrair informações confidenciais ou registros de clientes, como detalhes do cartão de pagamento.
-
Modificar os dados existentes no banco de dados.
-
Comprometer o banco de dados relacional e exclua dados ou tabelas dele.
- Roubar credenciais de usuários privilegiados como administradores de banco de dados.
- Servidores de banco de dados de back-end comprometidos.
Medidas preventivas contra os ataques de injeção de SQL
Para proteger sua organização contra ataques de injeção de SQL:
- Treine as equipes de segurança sobre como o ataque funciona e se propaga no banco de dados.
- Autentique a entrada do usuário.
- Implante um firewall de aplicações da Web para apps da Web orientados a dados.
- Implemente o princípio do privilégio mínimo.
- Certifique-se de que todos os bancos de dados relacionais sejam atualizados e corrigidos.
- Monitore o banco de dados relacional e as instruções SQL em tempo real.
- Receba alertas sobre eventos que indicam um ataque de injeção de SQL.
A injeção de SQL é um dos vetores de ataque mais populares usados por agentes mal-intencionados; no entanto, mantendo uma boa higiene do banco de dados e tomando as precauções necessárias, você pode minimizar o risco de se tornar vítima desse tipo de ataque.
Uma solução SIEM como o ManageEngine Log360 ajuda as organizações a manter um ambiente seguro através mitigação de ameaça avançada e análise de comportamento de entidade de usuário baseado em machine learning (UEBA) . Agende uma demonstração personalizada e fale com nossos especialistas em produtos para saber mais sobre isso.
Esse post foi traduzido da nossa página em inglês SIEM Expert Talks, e sua autoria original é de Kritika Sharma.