A evolução e o crescimento contínuos dos dispositivos de endpoint nas empresas tornam o gerenciamento de segurança de rede uma preocupação primordial para os departamentos de TI. Como administrador de sistema, você se esforça para garantir a segurança de todos os dispositivos em sua rede. Você está em constante busca por vulnerabilidades e problemas que possam perturbar o escudo que protege seus dispositivos corporativos.
Com tendências e tecnologias que mudam dinamicamente, é fácil perder detalhes que podem comprometer a blindagem de sua rede. Proteja sua rede corporativa fechando as brechas abaixo.
Quais são as brechas?
Usar muitas ferramentas de gerenciamento
O malabarismo com várias soluções de software de gerenciamento de endpoint pode fornecer volumes de dados, mas também pode introduzir vulnerabilidades em sua rede. O equívoco comum é que ter mais ferramentas de segurança e gerenciamento garante uma rede mais segura. No entanto, um plano de gerenciamento de endpoints desconectado pode causar problemas de integração com outras ferramentas de gerenciamento em sua rede.
Ter uma ferramenta unificada de endpoint (UEM) pode reduzir a carga de balanceamento de vários produtos. Além disso, uma solução UEM fornece uma visão única e clara da segurança para toda a rede, e todos os dispositivos são gerenciados a partir de um local central para fornecer proteção consistente contra qualquer ameaça cibernética.
Negligenciar a criptografia
Criptografia é um termo comumente usado sempre que a segurança corporativa é discutida. Tomar medidas para garantir a proteção de dados e evitar vazamentos de dados ajuda a garantir que a infraestrutura de rede permaneça segura. Uma ferramenta UEM estabelece criptografia para os dados na rede, criptografando informações confidenciais no banco de dados e criptografando a comunicação entre os dispositivos. Essas são medidas básicas que precisam ser aplicadas para fortalecer a segurança da rede.
A criptografia de dados deve ser aplicada ao acessar o console da ferramenta UEM, permitindo o acesso ao banco de dados apenas por meio de credenciais específicas da instância e protegendo informações confidenciais usando chaves específicas da instância.
Adotar estratégias de backup insuficientes
Ameaças de segurança de rede e ataques de malware incluem vírus, worms, trojans, ransomware, spyware, adware, denial-of-service e muito mais que visam os dispositivos das empresas para controlar os dados. A perda de dados também pode ocorrer devido a uma falha do sistema ou danos físicos ao dispositivo; pode até acontecer quando o dispositivo é perdido ou roubado.
O backup de dados é uma medida séria e deve ser implementado em todas as empresas para proteger os dispositivos e as informações armazenadas que eles contêm. Para evitar a perda de dados, uma estratégia de backup adequada que monitore o espaço de armazenamento deve ser aplicada. Os backups devem estar presentes em máquinas dedicadas e um plano de recuperação de desastres para os dispositivos deve ser implementado para garantir um tempo de inatividade mínimo em caso de emergências.
Atrasar atualizações de patches
Os patches geralmente contêm atualizações de segurança para detectar vulnerabilidades detectadas recentemente. Atrasar uma atualização de patch significa atrasar uma camada de segurança para seus dispositivos. As ferramentas do UEM fornecem recursos para automatizar a implantação de patches, agendar a implantação de patches e fornecer detalhes para patches ausentes. Esses recursos ajudam você a se manter atualizado com as tendências atuais do setor e a lidar com as vulnerabilidades da rede.
Descarte de dispositivos de rede de forma inadequada
O gerenciamento e a segurança de endpoints corporativos não se limitam aos dispositivos que estão em uso na rede. Dispositivos que saem da rede, aqueles com problemas de hardware ou dispositivos BYOD usados por funcionários que não estão mais na empresa podem conter informações confidenciais que podem vazar involuntariamente. É por isso que é importante manter um registro de todos os dispositivos e garantir que eles sejam apagados de todas as informações relacionadas à empresa e preparados para descarte seguro quando chegar a hora.
Com segurança de rede robusta e procedimentos implementados para monitorar brechas de segurança, as organizações podem experimentar um crescimento na produtividade e nos benefícios comerciais. Os dispositivos de rede podem ser completamente protegidos e gerenciados por uma ferramenta UEM como o Desktop Central, que não apenas protege seus endpoints, mas também observa constantemente qualquer ameaça que possa causar danos. Essas ameaças são completamente anuladas com a habilitação dos recursos de segurança do Desktop Central.
Leia mais sobre gerenciamento de endpoints em nossos outros posts, e saiba mais sobre como o Desktop Central beneficia as empresas. Baixe uma edição de avaliação gratuita, totalmente funcional e de 30 dias.