De acordo com a ABC News, houve um aumento de 600% nas invasões de segurança durante a pandemia do COVID-19, que deve dobrar antes de 2025. Em muitas circunstâncias, administradores e técnicos, intencionalmente ou não, desempenham um papel no processo de descarrilar o estratégia da organização para o sucesso. Para evitar esses contratempos, os MSPs precisam de um plano de recuperação para se recuperar de quaisquer acidentes ou ataques cibernéticos.

Para criar um plano de recuperação eficaz, a segurança das redes de seus clientes deve ser reforçada em termos de fornecer acesso aos usuários e cumprir as políticas do setor, pois não fazer isso pode tornar a rede do seu cliente sujeita a possíveis riscos de segurança. Por exemplo, dar a um operador acesso a todos os dados cruciais de todos os clientes, incluindo dados que eles não precisam, ou usar software não compatível pode parecer inofensivo, mas pode ser incrivelmente prejudicial à postura de segurança da sua organização.

Além disso, alterações de configuração defeituosas podem resultar na quebra de dispositivos ou interrupções não planejadas, colocando sua empresa MSP em uma situação difícil. É por isso que uma estratégia de gestão de rede multicliente exige que a configuração holística e a conformidade sejam infalíveis e contínuas.

Configuração de rede multicliente e gerenciamento de conformidade: coisas que você deve saber

A configuração de rede multicliente e o gerenciamento de conformidade são vitais e igualmente frágeis, por isso é importante estar atento a alguns pontos antes de começar:

  • Os MSPs devem acompanhar as alterações de configuração 24 horas por dia, pois esse é um dos elementos cruciais no gerenciamento de falhas. Esta etapa pode ajudá-lo a prever o que uma alteração de configuração pode fazer nas redes de seus clientes.

  • A ferramenta usada para gerenciamento de configuração deve estar bem equipada para ajudá-lo a se recuperar do tempo de inatividade da rede com a ajuda de backups de configuração ordenados e mantidos.

  • Os dados mostram que pode levar até 51 dias para se recuperar de um ataque de rede se ele for realizado por um insider malicioso, e é por isso que você precisa ter cuidado ao fornecer acesso. Os usuários devem ter acesso apenas a recursos essenciais usando o controle de acesso baseado em função.

  • Como um MSP, você deve verificar periodicamente se suas redes multiclientes estão em conformidade com os padrões mínimos do setor. Isso pode ajudá-lo a gerenciar facilmente a conformidade e fortalecer sua rede contra ataques de segurança.
Simplifique sua configuração com o novo complemento NCM do OpManager MSP

Lidar com a configuração e o gerenciamento de conformidade de seus clientes requer um entendimento preciso de redes, uma estratégia eficaz, o nível certo de equilíbrio entre trabalho manual e automação, a capacidade de prever falhas de rede multicliente e, o mais importante, uma ferramenta confiável para controlar tudo isso.

O novo e completo complemento Network Configuration Manager (NCM) do OpManager MSP facilita a configuração e o gerenciamento de conformidade. A imagem abaixo ilustra como o complemento OpManager MSP NCM ajuda os MSPs.

  • Obtenha gerenciamento centralizado e em tempo real da configuração e conformidade da rede multicliente.

  • Reverta as alterações de configuração defeituosa em nenhum momento.

  • Elimine alterações de configuração não autorizadas.

  • Automatize e programe operações repetitivas e rudimentares.

  • Realize análises granulares com relatórios holísticos.

  • Acompanhe facilmente as políticas de conformidade mais recentes.

Procurando mais informações sobre o que está por vir? Leia mais sobre esse recurso para obter um conhecimento aprofundado sobre como ele funciona e como pode contribuir para o crescimento do seu negócio. Você também pode experimentar uma avaliação gratuita de 30 dias para uma experiência prática.

Nota : Esse conteúdo foi traduzido do nosso site em inglês e está replicado nos sites dos nossos parceiros também.