De sistemas automatizados de check-in em aeroportos a plataformas avançadas de mobile banking, as iniciativas de autoajuda estão se espalhando rapidamente. Além disso, a auto-ajuda tornou-se crucial no local de trabalho, onde o acesso às tecnologias melhora muito a produtividade dos funcionários. O portal de autoatendimento do Desktop Central oferece uma abordagem fácil para a implantação de software e agora também está disponível para computadores Mac.
Para demonstrar esse recurso, vamos dar uma olhada em um cenário.
Jessica, que recentemente mudou sua função de analista de qualidade para desenvolvedora, está esperando que o administrador do sistema instale o Notepad++ em sua máquina. Enquanto isso, John, um web designer, está esperando a reinstalação do Photoshop, pois sua versão existente está corrompida. Finalmente, Jenny, uma contadora, exige a versão mais recente de Tally para prosseguir com suas tarefas.
Três funcionários agora precisam de ajuda do administrador do sistema antes de poderem retomar o trabalho, deixando o administrador do sistema com duas opções: executar manualmente cada uma dessas tarefas – a opção demorada – ou permitir que esses funcionários lidem com essas tarefas por meio de um portal de autoatendimento.
O portal do Desktop Central permite que aplicações de software aprovados por TI sejam publicados para todos os usuários, grupos específicos ou departamentos. As aplicações de software são listados no portal de autoatendimento na bandeja do agente do Desktop Central. A partir dessa lista, os usuários podem instalar ou desinstalar software conforme necessário, simplificando a distribuição de software e economizando tempo e esforço dos administradores.
E tem mais!
Os usuários do Desktop Central integrado ao ServiceDesk Plus podem enviar uma solicitação ao suporte técnico para instalar qualquer software comercial publicado por meio do portal de autoatendimento do Desktop Central. Essa solicitação gerará um ticket no Service Desk Plus, que um técnico pode aprovar ou negar. Após a aprovação do técnico, o software relevante é instalado automaticamente na conta ou computador do usuário.
Além da satisfação do funcionário, o autoatendimento do usuário alivia o fardo de acomodar as solicitações básicas dos usuários finais, permitindo que a equipe de TI se concentre em projetos mais urgentes. Para completar, a produtividade do usuário final também aumenta, pois os usuários podem solicitar serviços de forma rápida e independente.
Acabe com o Shadow IT
Shadow IT é muitas vezes o resultado do desejo de um funcionário impaciente de pular as etapas necessárias para obter tecnologia por meio de canais corporativos e obter acesso imediato ao software. Isso tornou-se predominante nas empresas, à medida que os funcionários se voltaram cada vez mais para aplicações em nuvem focados nos negócios para aumentar a produtividade.
De acordo com o Gartner, quase um terço dos ataques cibernéticos bem-sucedidos serão direcionados aos recursos de Shadow IT das empresas até o ano de 2020. Também pode ser uma preocupação de conformidade quando, por exemplo, os funcionários armazenam dados corporativos em suas contas pessoais do DropBox. Além dos riscos de segurança, também pode desperdiçar dinheiro se diferentes departamentos estiverem comprando soluções duplicadas sem saber.
O portal de autoatendimento do Desktop Central ajuda você a controlar a TI oculta, tornando as aplicações prontamente acessíveis aos funcionários, tudo com o clique de um botão.
Ajude seus funcionários a se ajudarem; self-service é o caminho a percorrer!