Você já ouviu falar do BIOS? Sabe exatamente como ele funciona? O BIOS é o primeiro programa executado dentro de um computador assim que ele é ligado, e a sua atualização não é somente uma boa prática, e sim uma necessidade para manter a segurança dentro das empresas que lidam com muitos dispositivos.
No artigo a seguir, vamos explorar o que é o BIOS, como ele funciona e por que priorizar sua atualização é tão importante, especialmente para empresas que buscam maximizar o potencial de seus dispositivos. Confira!
O que é BIOS?
A BIOS (Basic Input/Output System), é um software de baixo nível armazenado em um chip de memória ROM (Read-Only Memory) ou Flash presente na placa-mãe do computador.
Ela é responsável por inicializar o hardware e permitir que o sistema operacional seja carregado na memória RAM durante o processo de boot.
Nos sistemas mais modernos, existe a UEFI (Unified Extensible Firmware Interface), que é uma evolução da BIOS e atua como firmware responsável por inicializar o hardware e iniciar o sistema operacional. Ela supera as limitações da BIOS, oferecendo mais recursos, segurança e eficiência.
Apesar das diferenças, a ideia é a mesma: é o ponto de partida para que o computador funcione.
Como funciona a atualização de BIOS?
Assim como os outros softwares, a BIOS também precisa de atualizações para corrigir bugs e melhorar o desempenho. Sendo assim, os fabricantes lançam as novas versões regularmente, e mantê-lo atualizado pode evitar muitos problemas.
Apesar de parecer algo complicado, o processo de atualização de BIOS hoje é bem mais acessível, e para atualizá-la é necessário identificar qual é a versão atual e preparar o sistema para que essa atualização aconteça.
Durante esses passos iniciais, devem acontecer correções de segurança, compatibilidade de hardware e outras melhorias, e antes de qualquer ação é sempre necessário consultar o site do fabricante pra verificar a compatibilidade das versões pra essa atualização.
Outra alternativa existente é criar um pendrive com os arquivos necessários para realizar o “flashing“.
O que é e como funciona o flashing?
O processo de “flashing” ds BIOS é, na prática, como instalar uma atualização no coração do seu computador.
Basicamente, ele substitui a versão antiga do firmware do chip da placa-mãe por uma mais recente, que geralmente corrige falhas, melhora o desempenho ou adiciona compatibilidade com novos componentes.
Isso pode ser feito de forma simples nos sistemas mais modernos, utilizando ferramentas no próprio ambiente UEFI ou um pendrive configurado para iniciar a atualização.
Mas atenção: qualquer erro, como uma queda de energia no meio do processo, pode danificar o sistema de forma grave. Por isso, é importante ter muita atenção e seguir as orientações corretamente.
Benefícios da atualização de BIOS
Atualizar a BIOS traz diversos benefícios para o seu computador, e um deles é a compatibilidade com componentes lançados após a fabricação da máquina (como, por exemplo, processadores e placas de vídeo) e segurança para as máquinas.
Além disso, a atualização contribui para melhorias no desempenho de hardware, como memória RAM e armazenamento, e corrige falhas que afetam a interação entre hardware e software e, principalmente, reforça a segurança, pois elimina algumas vulnerabilidades que poderiam resultar em ataques.
Essa prática garante que o sistema esteja sempre alinhado com as necessidades tecnológicas e protegido contra ameaças, e você sabia que existem ferramentas que auxiliam nesse processo?
Conheça o Patch Manager Plus da ManageEngine!
O Patch Manager Plus da ManageEngine é uma ferramenta que não realiza somente as atualizações de sistemas operacionais, mas também oferece suporte para a atualização de firmware, incluindo a atualização de BIOS.
Atualizar a BIOS manualmente em várias máquinas pode ser um trabalho demorado e propenso a erros. Com o Patch Manager Plus, o processo é simplificado, permitindo:
Automatização
A ferramenta automatiza o processo (muitas vezes demorado) de identificar os dispositivos que precisam de atualizações, e as aplica, minimizando assim o tempo de inatividade.
Agendamento de atualizações
A solução também permite que as atualizações de BIOS sejam agendadas em horários que não comprometam a produtividade dos funcionários, o que diminui muito os impactos na operação.
Interface centralizada
A interface da solução é amigável, ajudando na visualização do status de cada dispositivo, para identificar versões desatualizadas e gerenciar as atualizações mais recentes.
Relatórios detalhados
A ferramenta oferece relatórios completos, permitindo que as equipes de TI acompanhem o progresso e garante que nenhuma máquina seja deixada para trás, um ponto importante também para realizar auditorias.
Redução de riscos
Com atualizações regulares de BIOS, as brechas para cibercrimes diminuem, proporcionando maior segurança para a infraestrutura de TI.
Ao utilizar o Patch Manager Plus no gerenciamento de atualizações de BIOS, as empresas não apenas economizam tempo, mas também garantem que suas máquinas estejam atualizadas e protegidas contra ameaças cibernéticas.
Conclusão
A atualização de BIOS garante que o “coração” das máquinas se mantenha eficiente, seguro e compatível com novas versões, fechando assim diversas vulnerabilidades. Com a ajuda de ferramentas como o Patch Manager Plus da ManageEngine, esse processo fica ainda mais simples e eficiente para empresas com muitos dispositivos!
Inclua essa prática na sua operação e mantenha a sua organização mais segura dentro da era digital!
Saiba mais sobre as nossas soluções aqui.