A experiência do usuário é um dos fatores fundamentais para uma empresa se destacar no mercado atualmente. Para isso, vários itens afetam, desde o atendimento, produtos de qualidade, e claro, a boa experiência em seu site.
Para o cliente, que quer respostas rápidas e agilidade, o tempo de carregamento de uma página é importante. Você mesmo já deve ter passado por essa situação. Se um site demorou um pouco mais do que esperado para abrir, procurou por uma alternativa.
Se sua empresa quer se sair à frente de concorrentes, é necessário ir em busca de alternativas, ferramentas e investimentos para tornar as experiências cada vez melhores.
Hoje, iremos falar sobre a Content Delivery Network e como ela pode te auxiliar nesta missão!
O que é a Content Delivery Network (CDN)?
Também chamada de rede de entrega de conteúdo são servidores distribuídos geograficamente para ficarem mais perto dos usuários finais e assim entregar conteúdos de forma mais rápida. Eles fazem parte de uma mesma rede, estando conectados ao servidor central, que terá o conteúdo original, e são chamados de edges, por estarem na “borda”.
Para tornar este cenário mais claro, vamos para um exemplo prático. Imagine que é sábado a noite e você quer pedir uma comida em um restaurante. Porém, há apenas uma unidade dele na cidade, e é distante da sua casa. Considerando a lotação e a distância, a comida iria demorar muito mais do que se você morasse perto.
Agora, se o restaurante possuísse franquias, você conseguiria fazer o pedido para a unidade mais perto de sua casa, diminuindo a distância, e também não haveria o acúmulo de pedidos em uma única unidade.
A CDN funciona do mesmo jeito. Temos o servidor de origem, que é o restaurante matriz, e os servidores distribuídos, neste cenário, são as franquias. Viu como ficou mais fácil de entender?
Assim, se um usuário estiver em Recife, mas o servidor de origem for de São Paulo, quando a requisição de um conteúdo for feita, será buscado por um servidor que esteja mais próximo geograficamente a ele, para que o tempo de carregamento da página seja menor.
Como funciona a Content Delivery Network (CDN)
Agora que entendemos o que é a rede de distribuição de conteúdo, vamos ver como ela funciona de forma mais prática.
A CDN armazena temporariamente cópias de arquivos em data centers, como um armazenamento em cache, replicando os conteúdos para os usuários, que são geralmente páginas HTML, arquivos em JavaScript, folhas de estilo, imagens e vídeos.
Porém, para que o conteúdo esteja disponível na CDN, é necessário ele faça a primeira busca no servidor de origem, só assim o conteúdo será armazenado na rede de distribuição em formado cache que pode ser liberado ou atualizado quando necessário, ficando disponível para o usuário, que a partir dele terá o acesso quando fizer a solicitação.
Benefícios de usar a CDN em sua empresa
Quando falamos de meio digital, primeiramente temos que pensar no usuário. Quando falamos sobre o ambiente digital, o foco deve estar no usuário. Por mais excelente que seja um produto, se a experiência do cliente no site não for agradável, é pouco provável que ele se converta em venda. Por isso, investir em uma rede de entrega de conteúdo é fundamental para garantir uma experiência positiva e, consequentemente, aumentar as conversões.
Vamos entender seus benefícios.
Aumento de desempenho e disponibilidade
Com os servidores edge e proxy perto dos usuários finais, os conteúdos são entregues de forma muito mais rápida, tornando o carregamento da página mais ágil. Ou seja, o tempo de espera de solicitação de uma página até sua resposta será muito menor.
Maior taxa de conversão
Se suas aplicações demoram para carregar, há alta probabilidade dos usuários as abandonaram e partirem para concorrentes. Com o aumento da disponibilidade e a melhoria na experiência do usuário, consequentemente, aqueles que estão acessando o site ficarão mais satisfeitos e permanecerão mais tempo nele.
Diminui o congestionamento de tráfego
Algumas vezes, o motivo para a demora do carregamento de uma página é porque diversos usuários estão acessando a mesma informação, em um único servidor, ao mesmo tempo, causando congestionamento de tráfego, como se fosse uma rodovia com trânsito.
Ao usar a CDN, temos diversos servidores espalhados e os usuários irão acessar os mais próximos, o que faz o fluxo se dispersar. Em nossa analogia da rodovia, é como usar rotas alternativas.
Redução de custo de largura de banda
Os custos de largura de banda são cobrados a partir de dados transferidos do servidor de origem. Com as replicações das CDNs, essa quantidade de dados diminui, reduzindo os custos de hospedagem para os proprietários de sites.
Latência reduzida
A latência é o tempo que uma solicitação leva para ser transferida de um ponto para outro, ou seja, o tempo que leva da solicitação do usuário até a resposta. Como a rede de entrega de conteúdo estarão mais perto dos solicitantes, este tempo será reduzido.
Mais segurança
Ela aumenta a segurança porque há mitigação de ataques DDoS, já que o fluxo é distribuído e outras proteções que podem ser implementadas na rede para ciberataques.
Como monitorar a Content Delivery Network (CDN) com o Site24x7 da ManageEngine
O Site24x7 da ManageEngine é uma solução de monitoramento completa que te ajuda a monitorar a experiência do usuário em websites, além de monitorar aplicações, servidores, nuvem e rede.
O monitoramento de sites apresenta recursos como o tempo de atividade do site e a velocidade da página para sempre garantir a alta disponibilidade, além do monitoramento do usuário real e sintético para dados de desempenho.
Além disso, a solução apresenta o Relatório CDN, que te ajudará a
-
Avaliar sua eficiência medindo o número de vezes que o recurso é entregue pelo CDN próximo.
-
Acompanhar a rapidez com que seus recursos estão sendo renderizados.
-
Analisar seu desempenho para usuários em diferentes regiões, otimizando a entrega de conteúdo globalmente.
-
Usar dados como o número de solicitações de recursos perdidas para identificar a configuração incorreta do CDN ou um servidor CDN distante.
-
Otimizar suas estratégias de entrega de conteúdo para melhorar o desempenho do seu site.
Veja mais sobre os recursos da solução aqui e faça um teste gratuito aqui!