Com o mundo migrando para os meios digitais, para os negócios não há outra alternativa a não ser estar disponível 24×7 neste meio. Com o aumento do e-commerce, não ter um site bem estabelecido é quase como se o seu empreendimento não existisse.
Imagine você nesta situação: quantas vezes já não precisou de um produto e considerou muito mais fácil fazer uma busca pela internet procurando por indicações e comprar diretamente por um site?
Portanto, ter a certeza que seu website está sempre disponível para os usuários e, mais do que isso, proporcionando uma experiência fácil e boa, é o diferencial que irá o manter fidelizado ou não. Para isso, fazer o seu monitoramento é imprescindível.
O que é o monitoramento de site?
Também conhecido como monitoramento de desempenho do site, essa é a prática de acompanhar constantemente seu website e serviços da web para ter alta disponibilidade e experiência ideal para o usuário, diminuindo ao máximo o tempo de downtime.
As organizações estão cada vez mais dependentes de sites para oferecer serviços e chegar aos usuários. Com o avanço da tecnologia, as páginas web se desenvolveram, sendo possível implantar cada vez mais funcionalidades, como compras e chatbots para dúvidas por meio de IA.
Porém, ao mesmo tempo que houve desenvolvimento para tornar a experiência do usuário melhor, também trouxe mais complexidade para as empresas, que agora precisam ter muito mais atenção, pois muito mais funcionalidades podem parar de funcionar.
É aqui que o monitoramento do site se torna tão importante. Ele vai proporcionar uma visibilidade abrangente para que erros sejam captados com antecedência e sejam corrigidos antes que atinjam a experiência do usuário.
Além disso, os ciberataques com empresas como alvos são constantes. Acompanhar a disponibilidade do site aumenta a cibersegurança, identificando possíveis ataques com rapidez.
4 métricas para fazer o monitoramento do site
Manter o website com alta disponibilidade é importante para melhorar a experiência do cliente. Sites com carregamento lento constante ou páginas fora do ar dificilmente irão reter o usuário, o que o fará ir para concorrentes.
Se o seu website está apresentando problemas, há algumas métricas que podem ser usadas como insights para a descoberta da causa-raiz destes problemas.
Tempo de atividade
O tempo de atividade é o tempo total que seu website ficou disponível para o usuário, ou seja, não sofreu downtimes. Se um site está muito tempo em inatividade, é preciso investigar a causa e algumas vezes, para resolver, é necessário deixar o site em manutenção. Assim, informar aos usuários que o site está com instabilidade e que há outras formas de comunicação é a melhor forma de ser claro.
Mesmo assim, tempos de inatividade são um inconveniente, e é sempre melhor se prevenir que isso não aconteça.
Velocidade de carregamento da página
Essa métrica é o tempo para todos os elementos da página carregarem em tela. Se uma página demorar demais para carregar, além de fazer o usuário a deixar, também pode afetar o posicionamento nos resultados de pesquisa.
Identificar quais componentes e elementos estão demorando para carregar em uma página é importante para realizar ajustes e correções que vão melhorar o desempenho e a experiência dos usuários.
Taxa de erros
Essa métrica é a porcentagem de respostas erradas do sistema ou interações do usuário resultantes de erros ou falhas do sistema, como página não encontrada (erros 404).
Estes erros podem acontecer devidos a bugs, problemas na codificação da aplicação ou falhas em outros serviços conectados a aplicação que podem impactar na experiência do usuário.
Tempo de resposta
O tempo de resposta se refere ao tempo que o servidor irá responder a solicitação do usuário. Monitorar este métrica pode trazer insights como a disponibilidade por localização, que dependendo da distância do servidor, terá um tempo de resposta mais longo.
Como funciona o monitoramento de site?
Para fazer o monitoramento do site em tempo real, é possível utilizar ferramentas que mostram métricas e o comportamento das funcionalidades da página web em tempo real, assim como está sendo a experiência do usuário, monitorando em intervalos regulares.
Ao usar uma solução para fazer este monitoramento, estes são alguns recursos importantes para se ter:
Monitoramento de usuário real (RUM)
Ele é uma forma de entender informações reais dos usuários por meio de uma aplicação ou scripts em páginas na web. Essas informações são os fatores que interferem na experiência que o consumidor está tendo, como tempo de carregamento do site, latência, erros operacionais, compatibilidade do servidor, entre outros.
O RUM é importante porque ele irá analisar os dados com base no que está acontecendo no momento com o usuário, com análise em tempo real.
Monitoramento de desempenho de aplicações (APM)
Saiba como anda o desempenho de aplicações e identifique onde estão os problemas, aprimorando a experiência do usuário e assim aplicar melhorias.
Mudanças no website
Mudanças podem ocorrer devido a novos materiais ou até mesmo para correções. Porém, se houve alguma que não foi solicitada, pode ser sinal de invasões, o que pode impactar o seu site e usuários.
Essas ações incluem a inserção de conteúdo potencialmente perigoso, imagens, código mal-intencionado ou até mesmo a exclusão do site.
Reputação de marca
A reputação da sua marca pode estar sendo prejudicada caso o Google esteja entendendo que ela está com itens maliciosos, o que abaixa o seu ranqueamento e é penalizado pelos mecanismos de busca. Métricas de reputação te ajudam a entender alguma URL de sua empresa está se enquadrando em alguma lista de má reputação.
Monitoramento sintético (SM)
O monitoramento sintético usa dados simulados, imitando o comportamento dos consumidores. Como ele funciona como uma simulação, ajuda a encontrar falhas nos sites antes que afete os usuários reais, encontrando até mesmo causas-raiz com antecedência.
Alertas em tempo real
Receber alertas e notificações em caso de baixo desempenho ou detecção de anomalias em suas páginas da web ajudam a otimizar na correção e retomar a normalidade para afetar os usuários o menos possível, diminuindo o tempo de inatividade.
Verificações de segurança
Alguns problemas de desempenho podem ser causados devido a atividades maliciosas, por isso, é necessário ter soluções que façam a detecção proativa de ataques cibernéticos. A verificação de certificados SSL/TLS para o trânsito seguro de informações também é importante e traz segurança para os usuários.
Benefícios do monitoramento de site para as empresas
Agora que estabelecemos como fazer o monitoramento em tempo real, vamos entender quais são os benefícios que as empresas têm além de garantir a melhor experiência do usuário.
Cumprimento do SLA
Se os clientes não estão conseguindo acessar suas páginas devido a problemas de desempenho, isso pode se tornar um problema para o SLA. Ele é o acordo que determina os deveres e direitos do contratante e contratado, entre eles o tempo de resolução de um incidente. Se o cliente está sendo prejudicado porque o serviço está com baixo desempenho, consequentemente o SLA será afetado.
Redução do tempo de inatividade
O monitoramento em tempo real e constante lhe fornece dados precisos e a todo momento, o que gera insights muito mais assertivos. Dessa forma, também é possível detectar falhas logo em seu começo, antes que gere um problema que afete gravemente os usuários e, consequentemente, a correção é mais rápida, garantindo menos tempo de inatividade.
Cibersegurança aprimorada
Problemas de desempenho podem vir de ataques cibernéticos. Fazer o monitoramento ajuda a detectar possíveis atividades maliciosas e garantir que dados sensíveis estão sendo protegidos contra vazamentos.
Melhora taxa de conversão
Se o desempenho das páginas melhora, como o seu carregamento, e a atividade é constante, os usuários se sentirão satisfeitos e a chace de continuarem navegando pelo site aumenta, aumentando as taxas de conversão do site.
Como o Site24x7 da ManageEngine é seu aliado no monitoramento de site
Se agora você está se perguntando qual a melhor ferramenta para fazer o monitoramento de sites de forma efetiva, já possui a resposta: o Site24x7 da ManageEngine!
Esta é uma solução completa para monitoramento, que inclui monitoramento de websites, servidores, nuvem, rede, aplicações, monitoramento de usuário real e sintético e muito mais!
Dentro do monitoramento de sites, é possível monitorar o desempenho de serviços como DNS, FTP e SMTP, verificar a integridade da API, detectar URLs inseguros, comunicar incidentes quando ocorrerem interrupções, verificar o tempo de atividade da página e seu carregamento e ter visibilidade completa com alertas e relatórios!
Conheça mais fazendo um teste gratuito de 30 dias!
Este é um texto original e escrito por Maria Tartaglia.