Microsoft, AT&T, FBI e IRS – o que essas quatro entidades têm em comum? Muito provavelmente, você ou alguém que você conhece recebeu uma ligação de alguém se passando por essas entidades. É importante lembrar que essas empresas nunca ligariam para você sem enviar algum tipo de notificação documentada sobre qualquer ação urgente que você precise tomar. Surpreendentemente, um em cada quatro americanos ainda foi vítima de ligações fraudulentas em 2023.
É de partir o coração ouvir histórias de idosos que perderam as economias de suas vidas para esses fraudadores. Infelizmente, esses golpes funcionam melhor com os fracos e crédulos e, com os recentes avanços em IA e ML, as coisas não estão melhorando.
Ficar atento aos golpes telefônicos e ter visão de futuro é fundamental para evitar ser enganado. Há vários sinais de alerta que você precisa observar e que podem lhe dar indicadores claros de um golpe. Aqui estão os cinco sinais mais evidentes de que você está prestes a ser enganado por telefone.
1. Não solicitado e do nada
Em primeiro lugar, é muito improvável que você receba uma chamada da Microsoft, especialmente se não for um cliente. A maioria das empresas de tecnologia oferece suas soluções ou serviços com base em pagamento, o que significa que você nunca estará em débito com elas.
Além disso, é incomum receber uma ligação aleatória do IRS. Em qualquer caso de disputa ou reclamação fiscal, o IRS sempre enviaria uma notificação por e-mail ou carta. Somente se isso não for feito dentro do prazo estipulado, um agente será enviado à sua porta ou ligará para você.
Portanto, proceda com cautela sempre que for confrontado por um desses fraudadores por telefone e corte qualquer tipo de discussão financeira não solicitada pela raiz.
2. Solicitação de informações pessoais
Se você é cliente de algum produto, é muito provável que a empresa já tenha suas informações pessoais. E se alguém dessa empresa ligar para você para pedir alguma coisa, o ônus de provar sua autenticidade é dele, lendo seus dados para você, e não o contrário. Portanto, se você receber uma ligação solicitando a verificação de seu nome completo, endereço de e-mail ou qualquer outra informação pessoal, essa é a sua deixa para dizer a essa pessoa que vá se autoflagelar e desligue.
3. Intimidação e táticas de intimidação
Os golpistas sabem como usar efetivamente táticas de alta pressão para convencer suas vítimas a agir imediatamente. Eles persuadem por meio de coerção, usando ameaças de ação legal, prisão e pena de prisão para fazer com que você efetue pagamentos. Às vezes, você também pode ouvir ameaças de violência e intimidação, como o envio de agentes à sua porta para prendê-lo ou intimidá-lo se o pagamento solicitado não for feito.
Nenhuma organização de renome jamais recorreria a essas táticas para solicitar o pagamento de seus clientes. Uma grave falta de profissionalismo na comunicação é um sinal de que você será enganado se ceder às exigências deles.
4. Métodos de pagamento incomuns
Já ouviu falar que a AT&T aceita pagamentos atrasados por meio de cartões-presente da Amazon? Nós também não, porque isso nunca aconteceria. A maioria dos autores de chamadas fraudulentas solicita um modo de pagamento específico ou preferencial, e isso deve disparar seu alarme. Qualquer solicitação de formas alternativas de pagamento, como cartões-presente, transferências eletrônicas ou cartões de débito pré-pagos, é um indicador de uma chamada fraudulenta, e é nesse ponto que você deve encerrar a conversa.
5. Gramática ruim e sotaque carregado
Sejamos realistas: os principais países conhecidos por golpes telefônicos são a Nigéria e a Índia e, se há algo pelo qual eles não são conhecidos, é a articulação em inglês. A primeira coisa que você deve observar é um sotaque desconhecido que alega ser de uma agência dos Estados Unidos. Os golpistas desses países recebem treinamento de sotaque até um determinado nível, mas a maioria não conseguirá executá-lo com eficiência, o que resulta em palavras distorcidas, misturadas em sentenças confusas e frases ininteligíveis.
Da mesma forma, os golpistas são treinados apenas para recitar discursos de vendas, roteiros e ameaças a fim de obter os resultados exigidos, e qualquer coisa fora disso, como conversa fiada ou gracejos, está fora do programa. Você pode perguntar ao cara como ele está se saindo, ao que ele responderá: “Só estou fazendo meu trabalho, senhora”. As exceções são poucas e distantes entre si, mas, de qualquer forma, não é aconselhável puxar papo com essas pessoas, especialmente se houver más intenções no meio.
Os golpistas por telefone chegarão ao ponto mais baixo para extrair seu dinheiro e não mostrarão nenhum sinal de remorso ao fazer isso. Os governos dos países onde esses indesejáveis operam devem tomar medidas rápidas e imediatas para eliminar essas atividades ilegais por meio de repressões regulares, conscientização e combate à corrupção em geral. Mas até que essas medidas sejam tomadas, o que pode acontecer mais tarde do que antes, será muito benéfico para você manter esses pontos em mente e evitar tomar decisões erradas por telefone das quais poderá se arrepender mais tarde.
Artigo original: https://blogs.manageengine.com/corporate/general/2024/07/11/top-tips-5-ways-to-identify-fraud-calls-and-prevent-financial-loss.html