Imagine isto: sua organização está planejando uma conferência. A equipe de administração de TI precisa garantir que a segurança da rede esteja intacta durante toda a conferência, pois uma rede segura e bem conectada define o sucesso do evento.

Mas, de acordo com um estudo recente da Statista, o custo médio global da violação de dados entre maio de 2020 e 2023 foi de 4,45 milhões de dólares. Este é um preço elevado para dados comprometidos e destaca o papel crítico de medidas robustas de segurança de dados nas organizações.

Quer saber o que o custo de uma violação de segurança tem a ver com a garantia da segurança da rede para uma conferência? Neste artigo, discutiremos como manter sua rede segura durante um evento como uma conferência e como o OpUtils da ManageEngine pode ajudá-lo a conseguir isso.

Desafios enfrentados em uma rede dinâmica durante eventos 

Um cenário de conferência não é semelhante a um ambiente de rede típico em um escritório. Durante um evento, haverá um aumento no número de dispositivos desconhecidos conectados à rede. Esses dispositivos serão de diferentes tipos e possuem diversos sistemas operacionais. A partir desta lista de dispositivos desconhecidos, é difícil diferenciar dispositivos potencialmente não autorizados dos autorizados.

Mas as consequências de não proteger uma rede podem resultar em violações de dados, expondo informações confidenciais da organização. E não apenas isso – também pode resultar na interrupção dos serviços e prejudicar a reputação da organização.

Então, como você pode identificar e controlar um dispositivo não autorizado em uma lista de dispositivos desconhecidos? Imagine rastrear cabos manualmente, ter dificuldade para identificar dispositivos conectados e se preocupar com acessos não autorizados, tudo ao mesmo tempo. Um mapeador de portas de switch com recursos de detecção de dispositivos não autorizados é tudo que você precisa para evitar esses problemas.

Principais recursos a serem considerados em software de detecção de dispositivos não autorizados 

Aqui estão alguns dos principais recursos que você deve considerar ao investir em software de detecção de dispositivos não autorizados.

Descoberta automatizada: o software de detecção de dispositivos não autorizados deve descobrir automaticamente todos os dispositivos conectados à rede.

Perfil de autenticidade: O software escolhido deve permitir comparar rapidamente os dispositivos conectados com listas pré-aprovadas e classificar os dispositivos descobertos na rede como confiáveis ​​ou não autorizados. Deverá ter opção também para convidados, já que os participantes de qualquer evento serão usuários temporários acessando a rede.

Isolamento de dispositivos suspeitos: A ferramenta deve ter uma opção para bloquear remotamente portas de switch que conectam dispositivos não autorizados à rede. Dessa forma, você pode impedir rapidamente o acesso de dispositivos não autorizados à rede.

Alertas e notificações: a solução deve gerar alertas para cenários como falsificação de ARP ou expiração de validade de convidado. Isso mantém você informado sobre incidentes de rede e permite que você tome ações corretivas imediatamente.

Integração AD: A escolha de uma ferramenta com integração AD oferece benefícios adicionais, melhorando a detecção de dispositivos não autorizados ao verificar conexões de rede com dados de usuários autenticados, o que facilita a rápida identificação de dispositivos não autorizados.

Além dessas funcionalidades, a ferramenta deve incluir recursos de monitoramento de portas de switch para não apenas reforçar o aspecto de segurança, mas também permitir um escrutínio abrangente da rede durante eventos.

Recursos que o mapeador de portas do switch que você escolher deve ter

Monitoramento proativo: A ferramenta deve ser capaz de monitorar continuamente a atividade da porta do switch da rede, permitindo entender as conexões e desconexões que acontecem na rede em tempo real.

Identificação de portas: o rastreamento manual de cabos é tedioso e, às vezes, totalmente impossível nas organizações, e definitivamente não é viável em cenários de conferência. A ferramenta escolhida deve oferecer insights abrangentes sobre portas conectadas, reconhecendo automaticamente os dispositivos conectados a cada porta do switch para agilizar o gerenciamento de rede e os processos de solução de problemas.

Histórico da porta: A ferramenta deve manter um histórico de uso da porta, permitindo analisar tendências de utilização da porta, identificar falhas e otimizar melhor a rede.

Por que você deve usar OpUtils para gerenciamento de rede? 

OpUtils é uma solução de gerenciamento de endereços IP (IPAM) e mapeador de portas de switch que permite que você assuma o controle de seu espaço de endereços IP. Seu módulo integrado de detecção de dispositivos não autorizados ajuda a identificar dispositivos não autorizados na rede e os bloqueia imediatamente. No entanto, não é só isso que o OpUtils trata! Vamos nos aprofundar em como o OpUtils facilita o gerenciamento de redes IP com facilidade.

IPAM 

OpUtils ajuda efetivamente a monitorar o espaço de endereços IP e agilizar a alocação e rastreamento do mesmo. Com recursos de monitoramento de sub-rede, você pode monitorar de perto a utilização de IP, otimizando assim a alocação de recursos. OpUtils simplifica o monitoramento do servidor DHCP, permitindo configurar escopos DHCP e monitorar informações de concessão de DHCP, garantindo a atribuição eficiente de endereços IP em toda a rede.

Mapeamento de porta de switch 

Os recursos de gerenciamento de portas de switch do OpUtils permitem que você entenda o mapeamento de portas em tempo real, ajudando você a obter visibilidade da conectividade de rede. A métrica de utilização da porta no módulo mapeador de portas do switch permite otimizar os recursos da rede e identificar possíveis gargalos.

Detecção de dispositivos não autorizados 

Os recursos de detecção de dispositivos não autorizados do OpUtils ajudam a identificar dispositivos não autorizados, como computadores, impressoras ou dispositivos IoT. O perfil de autenticação no OpUtils ajuda a examinar o comportamento do dispositivo analisando o histórico de conectividade da porta do switch, permitindo classificá-los imediatamente como dispositivos autorizados, convidados ou não autorizados. Os dispositivos convidados vêm com um período de validade. Além disso, o OpUtils permite o bloqueio instantâneo de portas, permitindo que você responda rapidamente a identificações de dispositivos não autorizados, ignore o acesso não autorizado e resolva proativamente os riscos para fortalecer a segurança da rede.

Alertas e relatórios 

OpUtils envia alertas por meio de canais de notificação customizados, mantendo você informado sobre problemas de rede. Ele oferece suporte a e-mail e syslog para notificações de alerta, garantindo que você receba alertas por meio de seus canais de comunicação preferidos. Com recursos de relatórios granulares, você pode gerar facilmente relatórios sobre uso de endereços IP, atividade de portas de switch, detecção de dispositivos não autorizados e outras métricas vitais de rede instantaneamente, ou agendá-los para uso posterior.

Além disso, o OpUtils também possui recursos como um scanner IP avançado, mais de 30 ferramentas de rede abrangentes e recursos versáteis para monitorar a rede e a largura de banda para detalhar as especificidades de qualquer problema.

Agende hoje mesmo uma demonstração ao vivo com nossos especialistas em produtos para entender como o OpUtils pode salvar sua rede durante eventos importantes. Se você quiser experimentar o OpUtils na prática hoje, baixe uma avaliação gratuita de 30 dias agora.

Artigo original: https://blogs.manageengine.com/network/oputils/2024/05/31/how-to-secure-your-network-from-unauthorized-devices-with-rogue-device-detection.html