No mundo digital de hoje, as empresas devem inovar para sobreviver. É vital que as empresas aproveitem as práticas tecnológicas modernas, como AIOps, migração para a nuvem ou observabilidade, para terem sucesso neste mercado em rápida mudança.
Nós da ManageEngine entrevistamos recentemente mais de 450 gerentes de TI, engenheiros, CIOs, CTOs e outros executivos de grandes empresas para entender como eles planejam abordar essas tendências de TI em 2023.
Abaixo estão alguns dos principais resultados:
45% das organizações se concentrarão na implementação de observabilidade e AIOps até 2023.
71% das grandes empresas concentram-se em fornecer uma experiência digital superior aos seus clientes.
63% das grandes empresas ainda não estão familiarizadas com o conceito de observabilidade.
50% das pequenas e médias empresas (SMBs) lutam para adotar uma estratégia clara para implementar AIOps.
83% das grandes empresas darão prioridade à sua mudança para a nuvem em 2023.
Modernização da infraestrutura
A modernização de servidores e aplicativos desatualizados pode proporcionar vários benefícios, incluindo melhor visibilidade e escalabilidade, resolução mais rápida de problemas e redução do tempo de inatividade.
61% das organizações reconhecem que a modernização da infraestrutura legada será a sua principal prioridade para o ano. A maioria das PMEs (64%) também se concentrará principalmente na modernização dos seus servidores e aplicações.
O mistério da observabilidade
A capacidade de criar uma boa experiência para o usuário final e ao mesmo tempo gerenciar a eficiência operacional levou mais organizações a recorrerem à observabilidade.
Este ano, com a crescente complexidade das infraestruturas tecnológicas e a necessidade crescente de dar prioridade à experiência do cliente, 45% das organizações irão concentrar-se na implementação de observabilidade e AIOps para alcançar operações eficientes.
Otimizando ITOM com AIOps
De acordo com a nossa pesquisa, 45% das organizações investirão em capacidades de IA e ML em 2023, e 54% afirmaram que planeiam implementar AIOps até ao final do ano.
Apesar disso, a realidade é que a maioria das organizações ainda não entende o que é AIOps e como funciona. AIOps envolve a integração de IA, ML e big data, que pode ser difícil de compreender e implementar sem um certo nível de conhecimento técnico.
Outros desafios que as organizações enfrentam com AIOps incluem: a necessidade de uma estratégia de implementação robusta, aumentos nos custos de implementação e a indisponibilidade dos dados necessários para AIOps.
A jornada para a nuvem
De todas as organizações pesquisadas, 43% não possuem uma estratégia clara para a migração para a nuvem.
A migração para a nuvem apresenta desafios, e as organizações devem se preparar para enfrentá-los e superá-los para garantir um resultado bem-sucedido. 59% das organizações entrevistadas acreditam que os principais desafios da migração para a nuvem são questões de segurança, privacidade de dados e conformidade.
Concluindo, a adoção da observabilidade e do AIOps continuará a crescer e fará com que as organizações acelerem as suas operações de TI. No entanto, sem uma compreensão adequada destes conceitos, as organizações muitas vezes ficam aquém dos seus planos de implementação. Ao compreender suas necessidades corporativas específicas e adotar a abordagem correta, a observabilidade e o AIOps podem ser ativos valiosos para fornecer visibilidade, melhorar a eficiência e, em última análise, proporcionar uma melhor experiência ao cliente.
A migração para a nuvem também continuará a ganhar interesse em 2023. No entanto, as preocupações relativas à segurança, privacidade dos dados, questões geopolíticas e sanções à nuvem podem abrandar essa migração.
Para mais informações, não hesite em baixar o resumo com todas as pesquisas realizadas por nossa equipe ITOM visitando este site.
Artigo original: El Estado de ITOM en 2023