O sistema em nuvem, também conhecido como cloud, revolucionou o mercado digital desde que surgiu. Antes era necessário que tudo fosse feito de forma local, o que demandava altos custos e trazia poucas possibilidades, como o trabalho remoto.
Desde que a nuvem começou a ser usada, empresas estão se adaptando às suas vantagens e novas possibilidades para seu uso aparecem cada vez mais. Entre elas, está o uso da rede híbrida, uma tendência que está se mostrando cada vez mais vantajosa para as organizações.
Continue lendo este artigo para saber como as redes híbridas funcionam e seus benefícios!
O que é uma rede de computadores?
A invenção do computador e da internet trouxeram possibilidades para o mundo corporativo nunca antes imaginada. Se esses fatores já foram uma revolução em si, a rede de computadores deu um passo a mais, quebrando barreiras geográficas.
Mas o que é uma rede de computadores e como ela funciona?
A rede de computadores funciona como uma grande malha que interliga diversos sistemas computacionais para compartilhamento de dados e informações.
Imagine uma rede de gol. Elas não possuem pequenos nós? É exatamente assim que funciona a rede de computadores, sendo que esses nós são modems, hubs, swiches, computadores, impressoras, celulares e o que mais puder estar conectado. O que conecta todos e faz a transmissão são chamados de links, podendo ser físicos, como cabos de redes, ou as redes sem fio.
Basicamente, todos estes pontos interligados conseguem se comunicar entre si, trocando informações desde que estejam conectados, não importando a distância e nem a direção.
É claro para que tudo isso funcione de forma efetiva, existem protocolos, que são regras para que o fluxo de informações ocorra sem interrupções ou choques.
Quais são os tipos de redes?
Há diferentes tipos de redes que foram surgindo de acordo com as necessidades que as empresas – e pessoas – foram apresentando. A mais conhecida é a LAN (Local Area Networks) que são as redes locais e estão localizadas dentro de um espaço geográfico específico. A partir dela, outras surgiram, como a MAN (rede metropolitana) e WAN (rede de longa distância), aumentando cada vez mais o seu alcance.
Os principais tipos de redes são: VPN, LAN, WAN e WLAN.
Algo que revolucionou o uso das redes foi o wireless (sem fio). Antes, elas eram limitadas ao uso de cabos, como o Ethernet. Com essa limitação retirada, o compartilhamento de dados se tornou muito mais abrangente.
Além disso, as redes podem ser públicas, privadas ou híbridas.
Rede pública x Rede privada
A rede em nuvem é uma estrutura em que todo o sistema da rede está hospedado em uma plataforma de nuvem (cloud), trazendo benefícios como escalabilidade, segurança e por demandar menos custos comparado a manter uma infra local.
Por essas e outras vantagens, além da globalização e extinção de barreiras geográficas, as organizações estão investindo em infraestrutura de nuvem. Porém, as redes privadas ainda existem e em alguns casos, ainda são a melhor opção.
Rede pública x Rede privada
A rede em nuvem é uma estrutura em que todo o sistema da rede está hospedado em uma plataforma de nuvem (cloud), trazendo benefícios como escalabilidade, segurança e por demandar menos custos comparado a manter uma infra local.
Por essas e outras vantagens, além da globalização e extinção de barreiras geográficas, as organizações estão investindo em infraestrutura de nuvem. Porém, as redes privadas ainda existem e em alguns casos, ainda são a melhor opção.
Rede privada
Uma rede privada é indicada em diversas situações em que a organização ou os usuários têm a necessidade de segurança, controle, desempenho e confiabilidade em suas comunicações internas. Alguns cenários comuns em que é recomendado o uso de uma rede privada incluem ambientes regulamentados, controle de acesso, aplicações criticas, entre outras.
Redes híbridas: o que são?
Uma rede híbrida é uma infraestrutura de comunicação que combina elementos de redes privadas e redes públicas (como a Internet). Ela é projetada para permitir que uma organização utilize os benefícios e recursos de ambos os tipos de redes, oferecendo uma solução mais flexível e adaptável.
Em uma rede híbrida, diferentes partes da infraestrutura de rede podem ser interconectadas de maneira personalizada, dependendo das necessidades específicas da organização. Isso significa que alguns serviços e recursos podem ser mantidos internamente em uma rede privada para garantir segurança e controle, enquanto outros serviços podem ser fornecidos através da Internet pública para aproveitar a conveniência e o baixo custo de acesso.
Alguns cenários comuns em que as redes híbridas são utilizadas incluem:
-
Backup e armazenamento: Uma empresa pode utilizar uma rede privada para armazenar dados sensíveis localmente e, ao mesmo tempo, utilizar serviços de backup na nuvem, que fazem uso da Internet pública, para garantir redundância e disponibilidade.
-
Aplicativos de nuvem: Uma organização pode hospedar seus aplicativos internos em servidores privados e, ao mesmo tempo, aproveitar os serviços de nuvem pública para executar tarefas escaláveis ou armazenar arquivos menos sensíveis.
-
Mobilidade: Redes híbridas podem facilitar a conexão de funcionários em trânsito ou em locais remotos, usando conexões seguras de VPN (Rede Virtual Privada) pela Internet pública, enquanto as operações internas continuam na rede privada.
-
Recursos externos: Empresas podem fornecer acesso seguro a fornecedores, parceiros ou clientes a determinados recursos internos através de conexões controladas e criptografadas, mesmo que estejam fora da rede privada da empresa.
-
Redundância: Em caso de falhas em uma rede, a outra pode ser usada como backup para garantir continuidade dos serviços.
Apesar de ser um investimento mais alto do que escolher somente uma das opções, a flexibilidade que a rede híbrida traz é o grande atrativo para as companhias, além de saber que os dados mais sigilosos estão protegidos, garantindo estar de acordo com a conformidade e LGPD.
Como o OpManager pode ajudar no gerenciamento de redes híbridas
Por a rede híbrida ser dois sistemas em um e lidar com grande demanda, o seu gerenciamento pode se tornar complicado, o que pode gerar falhar e atrapalhar o desempenho da organização.
O OpManager da ManageEngine é uma solução para o gerenciamento unificado de operações de TI, trazendo visibilidade abrangente para a organização. Além de gerenciar o desempenho e armazenamento da rede, faz a segurança da infraestrutura de TI, suas aplicações e servidores, tanto físico quanto virtual. Comece a gerenciar a rede híbrida de sua organização agora mesmo com um teste gratuito de 30 dias!