Nos últimos meses, Rajesh Ganesan e sua equipe ManageEngine viajaram pelo mundo, reiniciando o programa de conferência de usuários que a pandemia interrompeu abruptamente no início de 2020.
Desde a volta da UserConf, a perspectiva de Ganesan se concentra no futuro do trabalho digital, que é essencial para a ManageEngine. Simplificando, estamos entrando na era da empresa digital.
Veja o que isso significa para os profissionais de TI e suas empresas!
Ascensão da empresa digital
Dois fatores estão impulsionando a ascensão da empresa digital. O primeiro fator é o trabalho que fazemos para satisfazer nossos desejos, necessidades e expectativas em evolução.
O segundo fator é a completa democratização do acesso à tecnologia. Combinados, esses dois fatores estão remodelando a forma como trabalhamos, incluindo a forma como inovamos, colaboramos, organizamos e operamos.
Inovar:
Até recentemente, a inovação na maioria das empresas vinha de cima para baixo. Os executivos apresentaram novas ideias com base em sua visão geral de seus negócios. Agora, a democratização do conhecimento e do acesso à tecnologia significa que qualquer pessoa na organização pode gerar ideias viáveis.
Colaborar:
As pessoas que desejam trabalhar juntas não estão mais confinadas a um único local, dentro de uma sala de reuniões ou sala de conferências. Agora, não importa onde colegas de trabalho e colaboradores estão situados geograficamente. A tecnologia tornou possível trabalhar com qualquer pessoa, em qualquer lugar, em tempo real.
Organizar:
Historicamente, as equipes eram estruturadas de forma a refletir o organograma da empresa. A hierarquia da equipe parecia muito com a hierarquia da empresa. A digitalização está mudando a forma como as equipes se formam e funcionam, tornando-as fluidas e auto-organizadas. Agora, os funcionários desempenham vários papéis e contribuem regularmente para projetos que estão fora de seus cargos formais e oficiais.
Operar:
A ascensão das tecnologias digitais está gerando expectativas digitais: as pessoas esperam alternativas digitais aos produtos e serviços tradicionais, desde saúde até bancos, educação e muito mais. Não queremos ir a um escritório, lidar com documentos impressos ou fazer outras tarefas manuais quando há uma opção digital. E essa preferência digital está mudando a forma como trabalhamos.
Tendências empresariais digitais
As mudanças acima em nosso trabalho refletem tendências gerais que só cresceram e se aceleraram desde 2020. No futuro, por exemplo, os funcionários esperam que seus empregadores forneçam opções de trabalho remoto, pelo menos durante parte da semana de trabalho. E os empregadores esperam disponibilizar opções de trabalho remoto.
Uma segunda tendência é que as empresas que adotam a transformação digital se encontram em posição de conduzir uma transformação de capacidades rápida e profunda. Ao enfrentar circunstâncias que desencadeiam uma agitação generalizada, essas empresas têm os meios para se reinventar rapidamente – incluindo suas capacidades, seus modelos de negócios, suas formas de fornecer serviços a seus clientes – às vezes em questão de dias.
Uma terceira tendência é a crescente expectativa dos funcionários de realizar trabalhos mais complexos e criativos, já que processos manuais anteriores são automatizados por projetos de transformação digital. As pessoas não querem mais fazer trabalhos rotineiros e repetitivos, elas querem trabalhar em projetos complexos e criativos que os desafiem de novas maneiras.
Uma quarta tendência representa uma transição de ferramentas para experiências. No passado, passávamos muito tempo aprendendo as ferramentas de hardware e software de que precisávamos para realizar nossos trabalhos. Hoje, as ferramentas se tornaram inteligentes – pense no ChatGPT e na IA generativa – e estão dando lugar às experiências. Essa mudança também está mudando as expectativas de funcionários e clientes, pois eles esperam uma melhoria constante em suas experiências.
Gerenciando a empresa digital
À medida que mais empresas fazem a transição para se tornarem empresas digitais, mais profissionais de TI se veem repensando como gerenciar as tecnologias de informação subjacentes. Na era da empresa digital, temos que ir além de ferramentas individuais e processos individuais.
Temos que mudar para uma mentalidade holística que acomode todos os aspectos da digitalização, permitindo a entrega do funcionário e a experiência do cliente. Na empresa digital, isso significa acomodar os três Ws (Workforce, workspace, workload. Força de trabalho, espaço de trabalho e carga de trabalho.):
Trabalhadores:
A força de trabalho representa todas as pessoas que contribuem para uma empresa digital, incluindo funcionários permanentes em tempo integral; funcionários de meio período e contratados; parceiros; e outros.
Ambiente de trabalho:
O local de trabalho é qualquer local em que o trabalho é executado por qualquer membro da força de trabalho. O local de trabalho não se limita a um determinado edifício ou geografia. É onde quer que as pessoas façam seu trabalho.
Cargas de trabalho:
Uma carga de trabalho representa mais do que as demandas de processamento geradas por servidores e dispositivos de rede. Na empresa digital, uma carga de trabalho representa qualquer componente em sua infraestrutura de tecnologia que pode impactar a experiência dos usuários.
Na era da empresa digital, as equipes de TI poderão fornecer aos funcionários e clientes uma experiência consistente em todos os meios digitais. Você não terá que treinar as pessoas nas ferramentas de que precisam para realizar seus trabalhos. Em vez disso, você poderá se adaptar às práticas e demandas dos usuários para oferecer a experiência que eles esperam.
Você será capaz de fornecer mobilidade sem comprometer a segurança. Os funcionários poderão trabalhar da maneira que quiserem, onde quiserem. E você poderá tecer uma camada de segurança para garantir que o modelo de trabalho não crie falhas de segurança.
Você será capaz de aumentar a produtividade removendo barreiras ao trabalho. Em vez de os usuários relatarem problemas de TI para você, sua infraestrutura terá inteligência integrada que antecipa os problemas que os usuários podem ter, bem como aqueles que eles realmente têm. Você pode corrigir um problema antes que os usuários o experimentem.
Por fim, você poderá responder às ameaças na velocidade dos negócios. Embora a otimização da experiência do funcionário e do cliente seja o foco principal de uma empresa digital, você também poderá detectar e responder a ameaças e problemas o mais rápido possível.
Conclusão
Para cumprir a promessa da empresa digital, as equipes de TI podem esperar gerenciar suas infraestruturas com uma plataforma corporativa digital que adota uma abordagem holística para lidar com as demandas criadas pelos três Ws.
A plataforma de gerenciamento empresarial digital oferecerá suporte à força de trabalho com autoatendimento do usuário em locais, dispositivos e canais. Ele fornecerá fluxos de trabalho e orquestração em toda a empresa para TI e processos de negócios. E será alimentado por uma plataforma de fluxo de trabalho de toque único.
A plataforma oferecerá suporte ao local de trabalho com uma experiência de usuário adaptável com inteligência de ponta para reconhecer onde o usuário está, qual dispositivo está sendo usado e quais privilégios devem ser mantidos ou revogados. Ele também fornecerá autodiagnóstico, autocorreção e autocorreção de endpoints.
E a plataforma lidará com cargas de trabalho monitorando, medindo e melhorando a experiência do funcionário de forma holística. Ele aproveitará dados de telemetria de identidades de usuários, dispositivos e aplicativos, bem como componentes de rede e infraestrutura. Por sua vez, esses dados alimentarão uma plataforma completa de monitoramento e correlação.
Bem-vindo à era da empresa digital. É hora de oferecer uma experiência excepcional a todos os usuários, funcionários e clientes, independentemente de seu status, localização ou tecnologia que eles usam para ter sua experiência. É hora de gerenciar sua empresa como uma empresa digital.