A IBM, popularmente conhecida como Big Blue, é uma das marcas mais reconhecidas do mundo. E com razão, considerando seu papel em muitas de nossas inovações tecnológicas no século passado.
A IBM está entre os 5 principais fornecedores de servidores e dispositivos de armazenamento — comandando uma importante participação de mercado para ambos os produtos, apesar de sua recente mudança de foco para inovações de computação, como a computação quântica. A IBM também fabrica outros dispositivos de hardware, como roteadores, switches, impressoras, balanceadores de carga e firewalls. Seja no passado ou no presente, a IBM sempre foi uma presença proeminente no mercado.
Desafios associados ao monitoramento da IBM
Sem monitoramento e visibilidade adequados, os dispositivos IBM podem estar sujeitos a problemas que podem afetar sua rede e causar tempo de inatividade. Uma ferramenta de monitoramento de rede pode ajudá-lo a detectar problemas e resolvê-los de forma proativa. Mas, mesmo assim, existem alguns desafios para contornar:
-
A descoberta e integração de dispositivos é uma tarefa demorada.
-
As ferramentas de monitoramento de rede não oferecem suporte a muitos tipos de dispositivos.
-
Há uma proliferação de alertas duplicados e falsos positivos.
-
O tempo médio de reparo (MTTR) é muito alto.
-
Há uma falta de visibilidade no desempenho da integridade do hardware.
E se houvesse uma única solução para todos esses problemas? Parece bom demais para ser verdade? Bem, continue lendo, pois o restante deste artigo detalha como o ManageEngine OpManager pode ajudá-lo a lidar com esses desafios, especialmente para seus dispositivos IBM.
5 diferenciais do OpManager em relação a outras soluções de monitoramento
Automatize a descoberta e integração de dispositivos:
A integração de dispositivos pode ser um osso duro de roer, especialmente devido aos diferentes tipos de dispositivos que você deseja monitorar. Seus dispositivos IBM sozinhos incluiriam servidores, RAIDs, switches, roteadores, firewalls e assim por diante. O OpManager simplifica isso com seu mecanismo de regras de descoberta, onde você pode automatizar a integração em massa. As regras podem ser definidas para ações como adicionar um monitor, adicionar dispositivos a grupos ou adicionar canais de notificação.
Aproveite os modelos de dispositivo para reduzir o tempo de implantação:
Os modelos de dispositivo contêm informações como o tipo de dispositivo, categoria, fornecedor e um ID exclusivo atribuído pelo fornecedor. Você pode configurar monitores e configurações de monitoramento para modelos. Vejamos um exemplo: se você configurar um modelo para um servidor Web IBM com um monitor para verificar o uso da CPU a cada 10 minutos, todos os servidores IBM descobertos serão atribuídos a este modelo.
Os modelos permitem que o OpManager classifique todos os dispositivos descobertos de maneira organizada em seu inventário. O OpManager suporta mais de 10.000 tipos de dispositivos, com cerca de 50 modelos de dispositivos IBM prontos para serem usados imediatamente. Você também pode criar modelos personalizados para aplicações de nicho.
Otimize limites, reduza inundações de alertas e falsos positivos:
O OpManager possui vários recursos que fazem a diferença quando se trata de como uma interrupção pode afetar seus serviços. As ferramentas de monitoramento de rede podem inundar seu sistema com alertas se seus limites não forem otimizados para alterar a atividade de rede.
O OpManager possui um recurso de limites adaptativos que estuda o desempenho da rede e define automaticamente os limites para atender às mudanças em suas atividades.
Resolução de falhas e recursos de identificação para reduzir o MTTR:
Para redes corporativas, mesmo limites otimizados produzem toneladas de alertas. Para encontrar a causa raiz real, você precisa correlacionar os dados. O recurso de análise de causa raiz cuida disso; exibindo as métricas do dispositivo lado a lado para comparar e correlacionar. Depois de encontrar a falha, é hora de resolvê-los. Os fluxos de trabalho automatizados do OpManager permitem automatizar a resolução de falhas do servidor e restaurar serviços rapidamente.
Mantenha o controle sobre o desempenho do hardware do dispositivo:
As operações de hardware do servidor acompanham muito de perto seu desempenho. Um ventilador danificado pode levar a um resfriamento ineficiente, o que afeta o desempenho da CPU e retarda as funções do servidor. A consequente perda de receita e reputação dessa desaceleração pode ser evitada com um monitor de hardware. Os monitores de hardware do OpManager podem acompanhar a temperatura do sistema, velocidade do clock do processador, status de energia, etc. Você pode gerar relatórios para obter uma visão geral de seu desempenho ao longo do tempo e usar gráficos para visualizar esses dados.
Monitoramento de servidor IBM com OpManager
O OpManager está equipado com monitores especializados para diversos tipos de servidores e softwares IBM. Por exemplo, digamos que você tenha um servidor de correio IBM AIX em execução no Windows. Você pode definir monitores gerais como utilização de CPU, uso de memória e espaço em disco. Mas você também pode definir monitores WMI específicos para logs, arquivos, pastas e serviços do Windows. Você teria monitores de servidor de correio como tempo médio de entrega. E você teria monitores específicos da IBM. Da mesma forma, o OpManager possui monitores específicos para outros tipos de servidores, sistemas operacionais e fornecedores.
Monitoramento de dispositivos de armazenamento IBM com OpManager
O OpManager pode monitorar RAIDs, bibliotecas de fitas, comutadores FC e outras soluções de armazenamento IBM. Os dispositivos de armazenamento precisam de monitoramento constante, pois geralmente armazenam dados valiosos. O OpManager possui monitores de armazenamento específicos para diferentes dispositivos de armazenamento IBM. Você pode monitorar diferentes discos de armazenamento físico e números de unidade lógica (LUNs). Os monitores de hardware de armazenamento estão disponíveis para acompanhar o chassi de armazenamento, bateria, ventilador de resfriamento e fonte de energia. Os relatórios de previsão de armazenamento analisam o uso de armazenamento e usam tendências para prever níveis de uso futuros. Isso pode ser benéfico no planejamento de capacidade.
Monitorando switches, roteadores e outros dispositivos de rede IBM
O OpManager possui monitores extensos para rastrear dispositivos de rede como roteadores, switches, dispositivos sem fio, impressoras e firewalls. Você pode monitorar sua disponibilidade e desempenho e usar limites de vários níveis para ser notificado sobre discrepâncias. Com a ferramenta de gerenciamento de IP, você pode monitorar a utilização do endereço, mapear as portas do switch e detectar os dispositivos rogue conectados à rede. Outro recurso avançado é o monitor IPSLA, que garante que você não viole os acordos de nível de serviço para VoIP, streaming de vídeo e redes WAN.
Pronto para monitorar?
Uma ferramenta de monitoramento de rede com amplo suporte do fornecedor e ferramentas avançadas de monitoramento pode fazer toda a diferença no caso de uma interrupção. Leia mais sobre monitoramento IBM em nossa página. Sejam dispositivos IBM ou qualquer outro tipo de fornecedor ou tipo, o OpManager garante tempo de atividade consistente e desempenho máximo. Baixe o OpManager ou experimente nosso teste gratuito de 30 dias para descobrir por si mesmo.
Traduzido do nosso site global.