Mãos de uma pessoa segurando um celular e aplicativos saindo da tela

O monitoramento de usuário real (RUM) é usado para coletar e analisar dados sobre as interações do usuário com um site ou aplicativo em tempo real. Isso permite que as organizações obtenham informações valiosas sobre o desempenho e a experiência do usuário de seus produtos digitais. Apesar de sua importância, o RUM é frequentemente negligenciado e muitas organizações falham em aproveitar seus benefícios. Ao empregar uma ferramenta RUM, como o Applications Manager (APM), você pode ficar atento ao capturar as interações do usuário em tempo real.

O rastreamento de métricas críticas para obter informações sobre o desempenho do site front-end levará a uma melhor compreensão das atividades do usuário e ajudará no aprimoramento do site. Ao aperfeiçoar o desempenho do site e abordar os pontos problemáticos do usuário, as organizações podem melhorar a satisfação e o envolvimento do consumidor, o que pode levar ao aumento das conversões e da receita.

O RUM pode ajudar uma variedade de partes interessadas, incluindo desenvolvedores de sites ou aplicações, equipes de operações de TI, profissionais de marketing digital e executivos de negócios.

  • Para os desenvolvedores, o RUM fornece informações sobre o desempenho do código no mundo real, ajudando-os a identificar e corrigir problemas que podem estar afetando a experiência do usuário.

  • As equipes de operações de TI podem usar o RUM para monitorar a integridade de seus sites e aplicações e identificar e resolver rapidamente quaisquer problemas de desempenho que possam surgir.

  • Os profissionais de marketing digital podem usar o RUM para obter insights sobre o comportamento e as preferências do usuário, que podem ser usados para otimizar campanhas e melhorar as taxas de conversão.

  • Os executivos de negócios podem usar o RUM para monitorar os principais indicadores de desempenho (KPIs), como tempos de carregamento de página, taxas de rejeição e taxas de conversão, e tomar decisões baseadas em dados para melhorar a experiência do usuário e gerar resultados de negócios.
    SaaS e provedores de serviços de aplicações (ASPs) podem usar os insights para monitorar e melhorar a qualidade do serviço entregue a seus clientes.

Neste artigo, vamos nos aprofundar em como o RUM funciona, razões para escolher o ManageEngine Applications Manager e casos de uso reais!

Como funciona o monitoramento de usuários reais   

Para facilitar a coleta de dados e relatórios, o agente de monitoramento remoto do RUM é implementado no servidor onde a aplicação da web está hospedada. Em seguida, um pequeno trecho de JavaScript (JS) gerado pelo Applications Manager é colocado no cabeçalho ou rodapé do código HTML que você deseja rastrear.

Ao carregar, o JS snippet atua como o núcleo que coleta os dados de desempenho, transmitindo-os constantemente ao agente RUM, que atua como um elo entre esse código JS e o Web client do Applications Manager, representando visualmente os dados capturados.

Mapa mundial com pontos marcos e símbolos mostrando o fluxo de monitoramento

Por que Applications Manager?   

O software de monitoramento de usuário real do Applications Manager oferece insights holísticos sobre como seus usuários percebem e interagem com seus sites. Isso ajuda você a descobrir oportunidades para melhorar o desempenho do site e fornecer experiências digitais perfeitas.

Com nossa ferramenta RUM, você pode:

  • Analisar proativamente como o desempenho do front-end dos sites varia em diferentes regiões geográficas, ISPs, navegadores e dispositivos para garantir experiências digitais sem complicações.

  • Conhecer os níveis de satisfação do usuário usando as pontuações do Apdex.

  • Isolar as transações da web que contribuem para experiências de usuário insatisfatórias nas aplicações.

  • Obter insights abrangentes sobre recursos de domínio e sessões de usuários.

  • Identificar erros de JavaScript instantaneamente para evitar que os usuários relatem erros de serviço.

  • Analisar e comparar o impacto de quaisquer novas mudanças feitas no site e como isso afetou a experiência do usuário.

Além disso, a ferramenta RUM do Applications Manager tem opções de preços flexíveis com base em exibições de página. Uma visualização de página, ou impressão, ocorre sempre que um visitante visualiza uma página em seu site. O preço relacionado à exibição de página permite que você pague com base no número real de impressões, o que fornece um reflexo mais preciso do seu uso do serviço RUM. O APM também oferece uma vantagem competitiva porque os dados são armazenados no local, dando a você mais controle sobre a segurança, o acesso e os custos de seus dados!

Quando o RUM pode ser útil?   

Vejamos alguns cenários nos quais o RUM facilita uma experiência digital descomplicada para os usuários finais e auxilia na solução de problemas mais rápida para os administradores.

Cenário 1   

Você administra uma universidade e tem um site dedicado para hospedar exames para seus alunos. No dia do exame, os alunos X, Y e Z não conseguem fazer login. O site continua carregando, mas algo está impedindo esses alunos consigam acessar.

Nesse caso, se você instalou o Applications Manager e configurou o RUM para seu site, pode analisar todas as transações da Web (disponíveis na guia Sessões do Usuário) que ocorreram na sessão de cada aluno. Isso pode ajudá-lo a identificar problemas intermitentes que ocorrem apenas em condições específicas e resolvê-los sem dificuldade!

Planilha mostrando dados do monitoramento de usuário real.

Cenário 2   

Você é uma agência de marketing global. Seu maior cliente lançou um novo perfume voltado para as mulheres indianas e deseja promovê-lo exclusivamente na Índia.

Você lançou várias campanhas online e as promoveu em seu site indiano. Com a ferramenta RUM do Applications Manager, você pode perceber, verificar e analisar se os usuários da Índia estão tendo uma experiência digital perfeita ao acessar o site. Você também pode conhecer as pontuações de satisfação do usuário e estudar o desempenho do site em diferentes tipos de dispositivos, navegadores e ISPs. Para evitar tempos limite causados por picos de tráfego, você pode monitorar constantemente seu site para ver quando e onde o tempo de carregamento da página aumenta. Isso pode ajudá-lo a identificar e corrigir esses problemas antes que eles causem grandes danos ao rendimento ou à imagem da marca.

Mapa múndi com a Índia em verde.

Cenário 3   

Você é o administrador do site de um importante serviço bancário em sua cidade. Você precisará lançar novas atualizações em seu site todos os meses para melhorar a estabilidade, corrigir bugs existentes e introduzir novos recursos para atender às crescentes necessidades de seus clientes.

Nesse caso, a ferramenta de monitoramento de usuários reais do APM pode ajudá-lo a analisar e preparar um estudo comparativo sobre o desempenho do seu site após a atualização, incluindo se as mudanças propagadas em seu site surtiram o efeito pretendido ou causaram algum erro.

Como medida preventiva, você pode até usar a ferramenta internamente em seu ambiente de produção para testar as mudanças  antes de distribuí-las aos usuários! Isso pode ajudá-lo a tomar decisões críticas e engenhosas sobre suas próximas atualizações.

Tabela e gráfico de linhas com informações do monitoramento.

Aproveite o poder do RUM no Applications Manager e desvende o caminho para experiências de primeira classe do cliente. Se você é novo no Applications Manager, aprenda e explore por conta própria com uma avaliação gratuita de 30 dias ou faça um tour guiado agendando uma demonstração personalizada.

Artigo traduzido do nosso site global.