Cerca de seis anos atrás, em uma manhã de quarta-feira, profissionais de software em todo o mundo foram surpreendidos por um tweet do GitLab afirmando que eles haviam excluído acidentalmente seus dados de produção, fazendo com que seu site ficasse off-line. Infelizmente, naquele momento, o renomado repositório de código aberto não tinha ideia de que levaria mais 36 horas para restaurar os sistemas, para depois descobrir que 5.000 projetos e 700 novas contas de usuário foram afetados enquanto corrigiam a interrupção.

A importância de um plano de backup e restauração bem definido 

O atraso de dias foi devido à falta de um plano adequado de backup e restauração, que os especialistas atribuem à falha das equipes de TI do GitLab em testar seu processo de backup e restauração regularmente.

Este é apenas um dos inúmeros desastres de rede que têm feito manchetes desde o advento da TI.

Desastres de rede podem atingir organizações que vão desde grandes até pequenas empresas. O que a maioria desses desastres tem em comum é a falta de um plano de backup e restauração bem definido. Além disso, quando falamos de desastres de rede, não podemos esquecer do backup de configuração de rede, que é o protocolo de backup de rede mais fundamental.

Em caso de tempo de inatividade ou paralisação, os backups de configuração de rede são o que as equipes de TI confiam para reviver a rede, e é por isso que esses backups são tão importantes. Portanto, o Dia Mundial do Backup funciona como um lembrete anual para entender como o backup de configuração de rede contribui para a resiliência de TI e as melhores práticas do setor para alcançá-lo.

Criando um plano de backup abrangente para diversas configurações de rede 

Em qualquer rede, pode haver milhares de dispositivos com diferentes níveis de criticidade e dependência. Cada um é executado em definições de configuração exclusivas, que também passam por modificações constantes para atualizações de desempenho e segurança da rede. Dessa forma, precisamos de uma abordagem de backup sofisticada que atenda a várias necessidades, como backups automatizados, agendados e manuais.

Os backups automatizados são acionados por alterações, o que funciona melhor para dispositivos críticos, capturando todas as alterações de configuração. Os backups agendados ajudam a manter um repositório consistente, que você pode usar durante emergências. E os backups manuais ajudam os administradores a fazer backup das alterações que consideram necessárias.

Armazenando informações confidenciais com confiança  

Uma pesquisa recente aponta que “2 em cada 3 empresas de médio porte foram afetadas por ataques de ransomware” entre 2020 e 2022. Isso ressalta o aspecto de segurança no armazenamento de nossos dados. Então é essencial escolher uma solução de armazenamento de backup que ofereça criptografia de armazenamento de dados. Esta é uma maneira eficaz de evitar que hackers ataquem sua rede. O armazenamento criptografado pode ser usado para armazenar arquivos importantes, como dados de configuração, credenciais de usuário e informações relacionadas à segurança.

No entanto, habilitar a criptografia de dados é apenas metade da batalha. Suas medidas de segurança de armazenamento são infalíveis somente quando você as monitora em tempo real. Uma boa ferramenta de monitoramento de armazenamento alerta quando algo dá errado com o armazenamento de backup, desde falha no disco rígido até tentativas de violação.

Otimizando a recuperação com restauração meticulosa 

Seu processo de restauração deve ser tão meticuloso quanto o processo de backup e armazenamento para seu plano de recuperação de desastres. Um pré-requisito chave é manter uma configuração de referência (baseline) de rede.

No caso de um incidente de rede, seja ele de configuração incorreta, perda de configuração, falha de hardware ou ataques de ransomware, a versão de referência é útil para reacender os mecanismos de sua rede – os dispositivos – sobre os quais você pode trabalhar na otimização de configurações mais tarde.

Prevenção através da prática: a chave para uma recuperação eficaz de desastres 

A única maneira de saber como os elementos estão funcionando e como podem ser melhorados, é através da realização de testes. Juntamente com o treinamento adequado para o processo de recuperação, os resultados de testes conseguem verificar como cada etapa do processo está performando.

A importância do gerenciamento de configuração eficaz em backups de rede 

Finalmente, dada a escala e a complexidade com que as redes modernas lidam, é impossível alcançar a proeza de backup-armazenamento-restauração sem uma poderosa solução de backup de rede. E dada a natureza do tópico que exploramos — backup para recuperação de desastres — é essencial buscar soluções que não apenas façam backup e restaurem, mas reduzam as possibilidades de desastres de rede em primeiro lugar. Em outras palavras, precisamos de ferramentas que nos ajudem a gerenciar configurações como um todo e monitorar o armazenamento em tempo real para criar uma rede à prova de desastres.

O ManageEngine Network Configuration Management oferece cobertura, desde o gerenciamento de configuração, alteração e conformidade até os recursos de backup de rede. Além disso, o OpManager da ManageEngine oferece monitoramento holístico de rede, servidor e armazenamento com tecnologia de IA.

Traduzido do nosso Site Global 

Evellyn da Silva Amorim