Cinco leituras valiosas é uma coluna regular sobre cinco itens notáveis que descobrimos enquanto pesquisávamos tendências e tópicos atemporais.

Esta semana estamos explorando o ChatGPT, como ele pode nos ajudar e como isso pode impactar nossos ambientes de trabalho.

JARVIS e Tony Stark.

Baymax e Hiro.

C-3PO e Luke Skywalker.

A próxima dupla IA-humana pode ser o ChatGPT e você.

Usuário mexendo no celular, com letras iluminadas e fundo azulado.

Imagine ter seu próprio assistente digital, pronto para ajudá-lo em tudo o que você precisar. Bem, é exatamente isso que o ChatGPT pode oferecer. O chatbot com tecnologia de IA pode ajudá-lo em uma ampla gama de tarefas, desde responder a curiosidades até fornecer orientação sobre problemas complexos.

Precisa de ajuda com uma tarefa de casa? Quer saber mais sobre um tema específico? Ou apenas precisa de alguém para conversar? O ChatGPT está aqui para você.

ChatGPT:   Surpreendentemente humana

OpenAi lançou vários modelos de tamanho e complexidade crescentes, cada um dos quais demonstrou gerar respostas razoavelmente convincentes.

 De fato, em um estudo recente , os pesquisadores descobriram que os participantes foram capazes de distinguir entre as respostas geradas pelo ChatGPT e aquelas geradas por um ser humano em pouco mais de 50% das vezes.

 O ChatGPT é uma ferramenta eficaz para o processamento de linguagem natural, e sua capacidade de produzir respostas que se assemelham às dos humanos o tornou uma opção popular para uma variedade de aplicações.

 Ao contrário de abordagens mais baseadas em regras para NLP, que dependem de regras predefinidas para analisar e gerar respostas ao texto de entrada, o ChatGPT é treinado em grandes conjuntos de dados de texto e aprende a identificar padrões e relacionamentos entre palavras e frases por conta própria. Isso permite gerar respostas de som natural que são mais eficazes na interação com as pessoas.

 Aqui estão cinco leituras interessantes sobre o ChatGPT e como ele tem o potencial de transformar o futuro.

 1 –  ChatGPT? Entrevistamos a própria inteligência artificial para saber o que ela entende de si mesma  

Imagine poder entrevistar uma inteligência artificial! Foi isso que a equipe do jornal A FOLHA Torres fez ao entrevistar a tendência tecnológica do momento! Para entender mais sobre a IA e como ela se portaria em uma situação dessas, eles tiveram essa ideia para explorar mais um lado do ChatGPT e o resultado ficou muito interessante.

 2 –  Como o ChatGPT escreveu roteiro de filme que arrecadou mais de US$ 250 mi?    

Esta tecnologia tem surpreendido por sua versatilidade, podendo ser aplicada em diversas áreas e não somente a tecnológica, como financeiro, marketing e até mesmo em áreas criativas, como escrever roteiros, crônicas e histórias para diversas plataformas. O potencial para o uso do ChatGPT é gigante e ainda está se descobrindo como pode ser aplicado, apesar de já mostrar sucesso em previsões de tendências e investimento.

 3 – Chat GPT: tomadas de decisões nos negócios exigem cuidados   

O ChatGPT está trazendo uma revolução que ninguém esperava. E apesar de mostrar que está se tornando uma tendência de altos investimentos e retorno para os próximos anos, é necessário ter algumas cautelas quando falamos em usar essa inteligência artificial. Uma das coisas que precisamos manter em mente é que a IA, apesar de ser extremamente útil, em hipótese alguma, substitui os seres humanos.

 4 – Como o Chat GPT está acessível e pode ajudar os pequenos negócios   

Ao contrário do que muitos podem pensar, o ChatGPT não chegou para somente grandes empresas da tecnologia. O Chat é, na verdade, muito acessível para qualquer pessoa, podendo ser explorado de diversas formas, inclusive para pequenas e médias empresas. A Sebrae lista aqui algumas formas que a inteligência artificial pode auxiliar empreendedores e como ela pode ser aplicada em seu negócio.

5 –  Should We Be Concerned About OpenAI’s ChatGPT?

O avanço da tecnologia e a criação do ChatGPT traz muitas facilidades para nós, isso é um fato. Porém, ele é uma máquina e assim como serve para o bem, muitos fazem uso indevido dele. O relatório do Check Point Research mostra que hackers estão usando o ChatGPT para criar cepas malware, esquemas fraudolentos e mercados da dark web, desenvolvendo ferramentas para golpes.

 Embora o ChatGPT seja apenas um passo no avanço das interfaces de conversação, ele já teve um efeito profundo na forma como as pessoas se comunicam com os computadores. Poderemos um dia encontrar chatbots e assistentes virtuais que mal se distinguem dos humanos, abrindo novos caminhos para comunicação, entretenimento e até educação. A PNL tem um futuro promissor e o ChatGPT está abrindo caminho.

Texto traduzido e adaptado do site global, autoria de Monisha Jennie.